70 likes | 163 Views
AVALIAÇÃO MÓDULO VII. GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL. ASSINALE:. O DESCONHECIMENTO OU MESMO A FALTA DE SINALIZAÇÃO DE SAÍDA QUANDO DO AVISO E ALARME DE INCÊNDIO SÃO AS CAUSAS PRINCIPAIS DE:. MEDO PÂNICO SUSTO TEMOR.
E N D
AVALIAÇÃO MÓDULO VII. GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL
ASSINALE: O DESCONHECIMENTO OU MESMO A FALTA DE SINALIZAÇÃO DE SAÍDA QUANDO DO AVISO E ALARME DE INCÊNDIO SÃO AS CAUSAS PRINCIPAIS DE: MEDO PÂNICO SUSTO TEMOR NO CASO DE EMERGÊNCIA QUE EXIJA SAÍDA IMEDIATA DO AMBIENTE DE TRABALHO DEVEMOS ADOTAR: MANTER O GRUPO ORDENADO E ORIENTADO, SAINDO COM RAPIDEZ E MANTENDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS. COM RAPIDEZ, EM QUALQUER SAÍDA QUE SE ENCONTRAR, POR PESSOAS QUE QUEIRAM COLABORAR. ORDENAR A SAÍDAS EM BLOCOS COMPACTOS DE PESSOAS COM ORIENTAÇÃO APENAS PARA A RETIRADA DOS FERIDOS.
AS CATEGORIAS QUE DEVEMOS CONSIDERAR QUANDO DO ABANDONO DO PRÉDIO: PRÉDIOS COM POPULAÇÃO FIXA, HOTEIS, CINEMAS,HOSPITAIS. PRÉDIOS COM VISITANTES, LOJAS, VEN- DEDORES AMBULANTES,ESCOLAS. PRÉDIOS COM POPULAÇÃO FLUTUANTE,CA- SAS DE SAÚDE, . PRÉDIOS COM POPULAÇÃO FIXA E SEMI-FIXA, FLUTUANTE E LOCAIS ESPECIAIS.
AS PRIMEIRAS AÇÕES QUE DEVEMOS TOMAR QUANDO DO ÂVISO DE INCÊNDIO E ABANDONO DO PRÉDIO: ACIONAR O ALARME GERAL NO PRÉDIO AVISANDO O ABANDONO, RETIRANDO AS PESSOAS DO ÚLTIMO ATÉ O PRIMEIRO PAVIMENTO. RETIRAR AS PESSOAS DO PAVIMENTO SINISTRADO,LOGO APÓS DO PAVIMENTO SUPERIOR E INFERIOR CHAMANDO IMEDIATAMENTE O CORPO DE BOMBEIROS. QUANDO DO RECEBIMENTO DO AVISO DE INCÊNDIO, CHAMAR O CORPO DE BOMBEIROS PARA RETIRAR AS PESSOAS DO PRÉDIO, JÁ QUE SÃO OS ÚNICOS QUE DETÊM A TÉCNICA DE ABANDONO. LOCALIZAR UM INTEGRANTE DA BRIGADA DE EMERGÊNCIA, ONDE ESTE DETERMINARÁ QUAIS AS ATITUDES PARA ABANDONO DO PRÉDIO E COMBATE AO PRINCÍPIO DE INCÊNDIO.
ASSINALE CERTO OU ERRADO VOLTAR OU PERMANECER PARA PEGAR OBJETOS PESSOAIS APÓS O AVISO DE ABANDONO. NÃO ABRIR NENHUMA PORTA, SEM TER CERTEZA QUE NÃO HÁ FOGO DO OUTRO LADO. ATIRAR-SE PELAS JANELAS E USAR ELEVADORES. PROTEJER COM PANOS ÚMIDOS AS FRESTAS DAS PORTAS, EVITANDO A ENTRADA DE FUMAÇA. USAR CORTINAS OU COBERTORES PARA ABAFAR O FOGO QUANDO NO VESTUÁRIO DA VÍTIMA. SUBIR SEMPRE AS ESCADAS, ASSIM VOCÊ TERÁ MAIS CHANCE DE SER RESGATADO.
ORGANIZAR FILAS. AS FILAS TERÃO LÍDERES DE VANGUARDA E RETAGUARDA PARA EVITAR O PÂNICO . AS PESSOAS DEVERÃO SAIR DO PRÉDIO SEM DAR IMPORTÂNCIA AS PRIORIDADES DE SEXO, IDADE E DEFICIÊNCIAS FÍSICAS . AO RETIRAR AS PESSOAS DOS PAVIMENTOS, NÃO SERÁ NECESSÁRIO VERIFICAR SE OUTRAS PERMANEÇAM EM SALAS, BANHEIROS ETC. SABER AS ROTAS DE SAÍDAS NORMAIS BEM COMO SAÍDAS ALTERNATIVAS E SAÍDAS DE EMERGÊNCIA. PROMOVER MEIO DE CARREGAR PESSOAS COM DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO . CONTAR AS PESSOAS NOS PONTOS DE REUNIÃO . PROCURE ALERTAR AOS DEMAIS DO OCORRIDO AOS GRITOS PELOS CORREDORES.
PROCURE RETIRAR-SE GRITANDO E CORRENDO O MAIS QUE PODER E CONSCIENTE DO QUE ESTIVER FAZENDO. SE FICAR PRESO EM MEIO À FUMAÇA, PONHA UM LENÇO MOLHADO NO NARIZ, FIQUE JUNTO AO SOLO. MANTENHA-SE SEMPRE VESTIDO E PROCURE FICAR COM A ROUPA MOLHADA, ASSIM VOCÊ TERÁ UMA BOA PROTEÇÃO CONTRA O CALOR. NO CASO DE FICAR SEM PODER SAIR, ESCONDA-SE EM BAIXO OU DENTRO DE QUALQUER MÓVEL, ASSIM VOCÊ PODERÁ ESCAPAR DO CALOR E DO FOGO. SE HOUVER PÂNICO NA SAÍDA PRINCIPAL, FUJA E FIQUE LONGE DOS AGRUPAMENTOS. NÃO ESQUEÇA QUE UM INCÊNDIO INICIA-SE PEQUENO E QUE VOCÊ TEM TEMPO DE ABANDONAR O LOCAL MANTENDO A CALMA E O RACIOCÍNIO LÓGICO. NÃO TOME ATITUDES PRECIPITADAS E NEM ENTRE EM PÂNICO, ASSIM VOCÊ ESTARÁ AGINDO RACIONALMENTE.