1 / 13

SOCIOLOGIA JURÍDICA

SOCIOLOGIA JURÍDICA. ESCOLAS JURÍDICAS – ESCOLAS MORALISTAS. CONTEÚDO Escolas Jurídicas ( Escolas moralistas do Direito ) 1.1 Jusnaturalismo grego. 1.2 Escola medieval ou teológica. 1.3 Escola do direito natural racional. 1.3.1 Hugo Grotius (1583-1645);

Download Presentation

SOCIOLOGIA JURÍDICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SOCIOLOGIA JURÍDICA

  2. ESCOLAS JURÍDICAS – ESCOLAS MORALISTAS 1

  3. CONTEÚDO • EscolasJurídicas (Escolasmoralistas do Direito) • 1.1 Jusnaturalismo grego. • 1.2 Escola medieval ou teológica. • 1.3 Escola do direito natural racional. • 1.3.1 Hugo Grotius (1583-1645); • 1.3.2 GoufreidWihelm Leibniz (1646-1716); • 1.3.3 IluminismoJurídico; • 1.3.4 Immanuel Kant (1724-1804);

  4. O QUE SÃO ESCOLAS JURÍDICAS? Grupos de autoresquecompartilham de determinadavisãosobre o Direito. Buscandoreponder a 3 questões: “o que é”, “comofunciona” e “comodeveria ser configurado” o direito” AULA 1

  5. ESCOLAS MORALISTAS DO DIREITO ( Direito Natural ouJusnaturalismo) As Escolasmoralistaspartemdaideia de que o direito é predeterminadopor “leis”, quefazem parte do direito natural. Havendo 2 formas de conceber o direito natural: O direito natural é algo dado, inscritona “natureza das coisas”, e independe do juízoque o homempossatersobre o assunto. O direito natural é um direito ideal, um conjunto de normasjustas e corretasquedevemfazer parte do direitopositivo.

  6. JUSNATURALISMO GREGO Na Gréciaantigaencontramos um grandedesenvolvimento do pensamentofilosófico e político. A atividadelegislativa era consideradanecessáriapara o governodacidade. ( demos – conjunto de cidadãos; kratein - poder). Exemplo de Atenas. Os filósofosgregosporémnao se limitavamaodireitoescrito, sendoquetodostêmpor base a physis. Trata-se de um conjunto de regras de direito natural quenãoestãoescritasmasque o homemacata. Assim, o direito natural é anterior à criaçãodasociedade e das instituiçõespolíticas e superior aodireitoescrito. No direito natural percebe-se 2 momentosimportantes: a)constatação: constata-se que o homemfaz parte de um cosmos, queimpoe a todosregras e limites; b)aplicação: o homemconstituiumaparcelado cosmos.

  7. JUSNATURALISMO GREGO Assim, o direito natural é entendidocomo um conjunto de princípiosouidéiassuperiores, imutáveis, estáveis e permanentes, sendoquesuaautoridadeprovém da natureza e não da vontade dos homens.

  8. ESCOLA MEDIEVAL OU TEOLÓGICA A idéia de direito natural atravessoutoda a história, influenciando o surgimento, dentreoutras, destaescola. Na visão de Hannah Arendt (1906-1975) existem 2 cosmologias: cosmologiaantiga – concebe o homemcomo ser mortal emrelaçãoaocosmos, que é eterno; cosmologiacristã – tem um visão “antropocêntrica”, colocando o homemcomoimortal.

  9. ESCOLA DO DIREITO NATURAL RACIONAL Desenvolveu-se a partir do século XVI atéfinais do século XVIII com o desenvolvimento da economiacapitalista, mudançascientíficas e políticas. Tal escolatinha as seguintescaracterísticas: Pregavaque o usodarazãohumana era o únicomeio de se descobrirosfundamentosdaordemjurídica. Evolução do pensamentoracionalista( transiçãopercebidaentre osautores dos sec. XVI e XVII diferenciando-se dos autores do sec. XVIII.

  10. ESCOLA DO DIREITO NATURAL RACIONAL Dentrodestaescoladestacam-se as ideias de 3 autores, sendoqueos dos primeiroscomprometer-se com as correntesteológica e racionalista e o terceiro com o movimentoiluminista. Hugo Grotius ( 1583-1645) – filósofo e juristaholandês, paraele a verdadeiranatureza do homem é a razão, issosignificaque o natural é idênticoaoracional; Escreveu a famosa e “escandalosa” frase: Mesmosendoblasfêmiadizerque Deus nãoexiste, ouqueestenão se interessapelosassuntoshumanos, osprincípios do direito natural permaneceriamválidos, porquesãofundamentadosnajustarazão, ouseja, naverdadeiranatureza dohomeme dasociedade.

  11. ESCOLA DO DIREITO NATURAL RACIONAL Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) – Tem comoimportanteelemento a liberdadehumana, afirmaque a verdadeiravontade de Deus é que o homem, criado à suaimagem e semelhança, sejaresponsávelporseusatos. Cadahomementão, seriasenhor do seudestino e determinador de seusatos.

  12. ESCOLA DO DIREITO NATURAL RACIONAL Iluminismojurídico- movimento de conotaçãorevolucionáriaqueestána base daRevoluçãoFrancesa. Criticava: À desigualdade de classes(sociedadedividida entre reis, nobres, clero, militares e plebeus) À existência de servidão; À limitação do direito à propriedade e daatividadeeconômica; Aoautoritarismo dos monarcas e exclusão popular dos assuntospolíticos; Ao “absolutismo’’ daigreja e à intolerância. À crueldadedajustiça penal; Às condições de vidadesumanas, vinculadas à organização social do período.

  13. ESCOLA DO DIREITO NATURAL RACIONAL Immanuel Kant ( 1724-1804) – representante radical daescolaracionalista. O direito é um dever ser, sendosuaessencia o justo. As consequênciasdessediscursosão a rejeição de quatroargumentos. Rejeição de qualquerargumento de autoridade; Rejeição de qualquerdecisãotomadapelamaioria se estanãoestiver de acordo com a razãohumana; Rejeiçãodaforça; Rejeição dos interesses e desejospessoaiscomojustificação de umaação.

More Related