1 / 42

PAPET Programa de Apoio Pedagógico na relação Educação e Tecnologia

PAPET Programa de Apoio Pedagógico na relação Educação e Tecnologia. PAPET. O Programa Perspectivas Teóricas Objetivos Como Funciona Ferramentas Disponíveis Manual Integrantes e Colaboradores. PAPET.

rianne
Download Presentation

PAPET Programa de Apoio Pedagógico na relação Educação e Tecnologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PAPETPrograma de Apoio Pedagógico na relação Educação e Tecnologia

  2. PAPET • O Programa • Perspectivas Teóricas • Objetivos • Como Funciona • Ferramentas Disponíveis • Manual • Integrantes e Colaboradores

  3. PAPET Iniciado no segundo semestre de 1999, é um programa que em sua primeira fase - PAD (Programa de Apoio Pedagógico) -, resultou do conjunto de experimentos da inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em situações de cursos presenciais de formação de professores.

  4. PAPET A segunda fase do programa - PAPET - foi iniciada em 2002 e caracteriza-se como desdobramento da Pesquisa Interdisciplinar “SAPIENS”, desenvolvida de 1999 a 2001 e apoiada pela FAPESP. Saiba mais sobre o PAPET

  5. Perspectivas Teóricas • Educação: é compreendida na sua complexidade, consideradas as teorias críticas contemporâneas. Acesse textos sobre Educação • Tecnologias (TICs): são compreendidas nas suas potencialidades e no papel de mediadora do processo de aprendizagem. Acesse textos sobre Tecnologias

  6. Perspectivas Teóricas • Ambiente Colaborativo de Aprendizagem: é compreendido como espaços compartilhados de convivência que dão suporte à construção, inserção e troca de informações pelos participantes visando à construção social do conhecimento. Acesse textos sobre Ambiente Colaborativo de Aprendizagem

  7. Objetivos do PAPET Centrando a atenção na relação entre educação e tecnologias (TICs), a realização do PAPET visa a : • concretizar a pesquisa “Sapiens” - criação de ambiente colaborativo para a aprendizagem - focada na situação presencial; • desenvolver, experimentar e avaliar tais ambientes em situação real com a participação dos professores e alunos envolvidos;

  8. Objetivos do PAPET • criar ou reforçar, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, a cultura da apropriação das tecnologias enquanto mediação pedagógica; • estimular mudanças na relação de ensino-aprendizagem; • manter um espaço, na FE, onde os estudantes possam desenvolver sua formação na relação educação e tecnologias (TICs);

  9. Objetivos do PAPET • introduzir uma nova maneira de vivenciar as disciplinas, para além dos encontros em salas de aula; • constituir um novo espaço de socialização do conhecimento.

  10. Como funciona: Para atender às diferentes necessidades pedagógicas das disciplinas, dos professores e alunos, foi elaborado um sistema com ambientes de acesso aberto e restrito. O que diferencia estes ambientes é o fato de serem estáticos ou dinâmicos...

  11. Ambiente Estático Ambiente Dinâmico Ambiente Estático X Ambiente Dinâmico

  12. O Servidor É impossível explicar os ambientes aberto e fechado sem falar em como os computadores armazenam e acessam dados. O PAPET reside em um computador denominado servidor, localizado no LITE.

  13. O Servidor Uma das funções do servidor é de armazenar dados Servidor

  14. Ambiente Estático

  15. Ambiente Estático As páginas estáticas são armazenadas prontas dentro do servidor.

  16. Ambiente Estático Quando o endereço é digitado, a página é carregada no computador do usuário. O usuário reproduz um arquivo pronto em seu computador. Usuário Servidor Usuário Usuário

  17. Ambiente Dinâmico

  18. kjashdjaaksjhdksjaaslhdsjaksadsasd kjashdjaaksjhdksjaaslhdsjaksadsasd kjashdjaaksjhdksjaaslhdsjaksadsasd kjashdjaaksjhdksjaaslhdsjaksadsasd Dados pessoais do aluno Textos Comentários kjashdjaaksjhdksjaaslhdsjaksadsasd kjashdjaaksjhdksjaaslhdsjaksadsasd kjashdjaaksjhdksjaaslhdsjaksadsasd Ambiente Dinâmico A página não está pronta no servidor. Os dados que a compõe são constantemente atualizados

  19. Ambiente Dinâmico No momento em que o usuário acessa a página, as informações são selecionadas e páginas são construídas instantaneamente. Usuário Usuário Usuário Servidor

  20. O PAPET Possui:Ambiente Estático X Ambiente Dinâmico • Promove interatividade • Todos podem enviar informações de forma simples • As informações enviadas automaticamente compõem a página • A comunicação entre usuários é facilitada pelo sistema de mensagens. • Possui maior flexibilidade, como por exemplo, alterações de: • Cor • Fonte • Disposição da informação na tela

  21. PAPET • O ambiente que funciona de forma dinâmica é de acesso restrito (precisa de senha).

  22. PAPET • O ambiente que funciona de forma estática é aberto (não precisa de senha).

  23. Ferramentas SíncronasXFerramentas Assíncronas O que diferencia estas duas ferramentas é a simultaneidade ou não na interação entre usuários. A ferramenta é síncrona quando a interação entre usuários se dá de forma simultânea. Por exemplo no telefone. A ferramenta é assíncrona quando a interação entre usuários não se dá de forma simultânea. Por exemplo na comunicação por cartas.

  24. Ferramentas síncronase assíncronas no PAPET O PAPET possui ambos os tipos de ferramentas embora seja predominantemente assíncrono. O chat por exemplo é síncrono. O sistema de mensagens por exemplo é assíncrono

  25. Informações sobre a disciplina Envio e acesso aos textos Envio e acesso aos comentários Envio e acesso aos arquivos Mensagens Busca interna Ferramentas Disponíveis Buscando construir um ambiente colaborativo e pensando a relação do programa com a facilitação do processo de aprendizagem, o PAPET disponibiliza as seguintes ferramentas dentro do sistema de acesso restrito:

  26. Ferramentas Disponíveis O Papet também possui outras ferramentas, que podem ser utilizadas tanto dentro do sistema de acesso aberto quanto no sistema de acesso restrito: • Chat • Repositório • Fórum • Lista de Discussão Dentre todas as ferramentas do PAPET, o Chat é a única ferramenta síncrona.

  27. Informações sobre a Disciplina O ambiente de acesso restrito possui espaços específicos para que o professor possa disponibilizar os seguintes conteúdos: O professor também pode disponibilizar outras informações sobre a disciplina utilizando-se das demais ferramentas do Papet, como envio de textos ou de arquivos.

  28. Janela com opções de envio Envio e Acesso aos Textos Os usuários cadastrados no ambiente de acesso restrito podem publicar e acessar textos dentro das disciplinas nas quais eles estão matriculados. Os textos já enviados ficam disponíveis nas disciplinas. Acessando o código da disciplina, você visualiza os textos já publicados.

  29. Envio e Acesso aos Comentários A opção “Enviar Comentários” aparece logo abaixo do texto. Clicando, abre-se uma nova janela com as opções de envio: Os comentários já enviados aparecem logo após os textos.

  30. O envio de arquivos funciona como a opção “Anexar” dos e-mails. Clicando em “procurar”, abre-se a janela para seleção do arquivo desejado: Envio e Acesso aos Arquivos Permite disponibilizar e acessar conteúdos (textos e imagens) no seu formato original. Você visualiza os arquivos disponíveis acessando o código da sua disciplina.

  31. Aparece no lado direito da tela, no menu “Minha Conta”. Basta clicar para ver ou apagar as mensagens recebidas e enviar mensagens para outros usuários. Mensagens Os usuários podem receber e enviar mensagens privadas dentro do programa. Funciona como um e-mail interno. Apenas os usuários cadastrados no sistema de acesso restrito podem utilizar.

  32. Campo de busca do Repositório Campo de busca das disciplinas Busca Interna Permite localizar textos que já foram publicados nas disciplinas ou sites no Repositório.

  33. Chat Sala de bate-papo disponível à qualquer pessoa que acesse a página do PAPET. Clique aqui para acessar o chat.

  34. Repositório Banco de dados que armazena links para sites relacionados com educação ou que possam interessar aos estudantes de Pedagogia ou Licenciatura. O Repositório pode incluir temáticas ligadas diretamente às disciplinas e ter a participação de professores e estudantes. Qualquer pessoa pode acessar o Repositório; não é necessário ter cadastro. Clique aqui para acessá-lo.

  35. Fórum de Discussão Ferramenta que permite a criação de um espaço de comunicação e debate via Internet. Os fóruns são criados a partir da solicitação do professor e ficam disponíveis permanentemente na Internet.

  36. Lista de Discussão Ferramenta que permite a criação de um espaço de comunicação e debate via e-mail. As listas de discussão são criadas a partir dos e-mails do professor e dos alunos matriculados na disciplina. Ao enviar um e-mail para a lista, todas as pessoas cadastradas recebem a mensagem.

  37. Manual Para oferecer uma visão operacional do PAPET e as suas ferramentas, você pode consultar um manual básico, clicando aqui.

  38. Integrantes e Colaboradores: • A equipe do LITE, responsável pelo PAPET, é constituída pela profa. coordenadora Ivany Pino e alunas (os) de graduação em Pedagogia ou Licenciaturas, na condição de bolsistas (SAE e FORD). • Os professores e alunos da FE/Unicamp têm importante espaço de participação e colaboração como interlocutores no processo de constituição do PAPET.

  39. Andressa de Andrade (Pedagogia) Carla Fabiana Tenani (Pedagogia) Carolina da Silva Costa (Pedagogia) Cristiane Begali Evangelista Daniella Crisitina dos Santos (Pedagogia) Fernanda de Freitas Gonçalves (Ciências Sociais) Liane Oberg Arouca (Ciência da Computação) Luciane Chagas (Pedagogia) Ricardo Vieira (Educação Física) Tainá-Rekã Wanderley de Pádua (Pedagogia) Welma Pereira de Jesus (Matemática) Alice Silveira Acioli (Pedagogia) Integrantes Que já fizeram parte do PAPET:

  40. Alexandre de Alencar (Pedagogia) Alexandre Castro dos Santos (Engenharia Elétrica) Keila Mara Modro Costa (Ciências Sociais) Lívia Cavalcanti Magdalena (Pedagogia) Luana Costa Almeida (Pedagogia) Márcia Tenani (Pedagogia) Mateus Fabrício Pallone Manzini (Educação Física) Mauríllio Addario da Cunha (Análise de Sistema) Integrantes Atuais

  41. Textos Sobre Educação: • Ensinar-Aprender em Situação Escolar - Angel Pino Sobre Tecnologias: • Novas Tecnologias e Educação: Construção de Ambientes de Aprendizagem - Ivany R. Pino • Técnica e Semiótica na Era da Informática - Angel Pino

  42. Textos Sobre Ambiente Colaborativo de Aprendizagem: • Bases preliminares para um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem - Angel Pino, Denise Braga, Hans Liesenberg, Ivany Pino, Mara De Sordi, Maria Helena Pereira Dias • Integrando o Pedagógico e o Tecnológico - Angel Pino, Denise Braga, Hans Liesenberg, Ivany Pino, Mara De Sordi, Maria Helena Pereira Dias • Vivenciando o Colaborativo - Angel Pino, Denise Braga, Hans Liesenberg, Ivany Pino, Mara De Sordi, Maria Helena Pereira Dias

More Related