Download
pcead programa de capacita o em educa o a dist ncia n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância PowerPoint Presentation
Download Presentation
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância

PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância

82 Views Download Presentation
Download Presentation

PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. PCEaDPrograma de Capacitação em Educação a Distância O cenário virtual

  2. Na aula anterior, você estudou sobre mediação. Bem, agora, você conhecerá o cenário virtual.

  3. Cenário Virtual

  4. Cenário Virtual • Quando você ouve falar sobre educação, provavelmente pensa logo em professor, aluno e materiais didáticos. • Outro ponto importante desta modalidade se refere a linguagem utilizada nos materiais, a qual precisa ter um tratamento diferente daquela que tradicionalmente é utilizada.

  5. Cenário Virtual • Embora o termo "interatividade" seja muito empregado hoje, como um diferencial, a verdade é que quando professor e aluno se encontram frente a frente, no mesmo espaço físico, é possível ter um retorno imediato, um feedback instantâneo que permite aos envolvidos neste processo de comunicação corrigir a rota empregada. O professor pode incorporar novos elementos, exemplos, solicitações - esclarecendo dúvidas e tornando mais estimulante o processo de aprendizagem. A distância, podem surgir vários ruídos de comunicação e as adequações nem sempre são imediatas, pois, boa parte do material empregado já está previamente preparado. A forma como esses elementos interagem é que diferencia a educação a distância de outras modalidades.

  6. Cenário Virtual • Veja, nas aulas presenciais, isso ocorre de forma natural, pois o processo de comunicação é imediato. Na EaD é necessário empregar elementos e instrumentos especialmente desenvolvidos para promover esta interação. Além disso, nem todos os participantes (tanto professores quanto alunos) possuem uma experiência bem sedimentada nas estratégias de educação a distância. Afinal, estudar a distância é bem diferente de estudar contando com a presença física de outros colegas, de orientadores e professores, além de um espaço concreto com laboratórios, bibliotecas e outros elementos tão conhecidos e familiares.

  7. Bem, você deve ter percebido que a interação é estimulada com o uso de estratégias específicas que recorrem aos instrumentos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como fórum, e-mail, mensagem, entre outros. Ela é promovida por todos estes elementos.

  8. Mas não é só isso. Você sabia que a interação pode ocorrer de formas diferentes? Veja a seguir.

  9. Formas de Interação

  10. Formas de Interação • A interação pode ocorrer de duas formas: • Síncrona: quando aluno e professor, ou colegas, embora distantes no espaço, mantêm contato em tempo real. É o caso das videoconferências, dos chats (bate-papos em ambientes virtuais). A forma mais conhecida de contato síncrono a distância é o telefone.

  11. Formas de Interação • A interação pode ocorrer de duas formas: • Assíncrona: quando aluno e professor, ou colegas, distantes no espaço, se comunicam em diferentes tempos. Por exemplo: você envia um mail e o colega o lê no dia seguinte, respondendo somente após algumas horas. É o caso, também, do estudo dos diferentes conteúdos: eles estão disponibilizados e cada participante acessa as aulas no horário que lhe for mais conveniente. É importante ressaltar que a maneira mais fácil de interagir é a que melhor se adapta a situação de cada aluno.