Download
grafia n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
FOTO PowerPoint Presentation

FOTO

98 Views Download Presentation
Download Presentation

FOTO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. GRAFIA FOTO

  2. O Fotógrafo Difícil fotografar o silêncio.Entretanto tentei. Eu conto:Madrugada a minha aldeia estava morta.Não se ouvia um barulho, ninguém passava entre as casas.Eu estava saindo de uma festa.Eram quase quatro da manhã.Ia o Silêncio pela rua carregando um bêbado.Preparei minha máquina.O silêncio era um carregador?Fotografei esse carregador.Tive outras visões naquela madrugada.Preparei minha máquina de novo.Tinha um perfume de jasmim num beiral de um sobrado.Fotografei o perfume.Vi uma lesma pregada mais na existência do que na pedra.Fotografei a existência dela.Vi ainda azul-perdão no olho de um mendigo.Fotografei o perdão.Vi um paisagem velha a desabar sobre uma casa.Fotografei o sobre.Foi difícil fotografar o sobre.Por fim cheguei a Nuvem de calça.Representou pra mim que ela andava na aldeia de braços com Maiakovski – seu criador.Fotografei a Nuvem de calça e o poeta.Ninguém outro poeta no mundo faria uma roupa mais justa para cobrir sua noiva.A foto saiu legal. (Manoel de Barros) TEXTO 1

  3. O que é Fotografia? TEXTO 2) KUBRUSLY, Cláudio. O que é fotografia. São Paulo: Brasiliense, 2006. p. 07-15.

  4. Por definição: φως [fós] γραφις [grafis]

  5. Por definição: φως [fós] “Luz” γραφις [grafis]

  6. Por definição: φως [fós] “Luz” γραφις [grafis] “Escrita”

  7. Por definição: φως [fós] “Luz” γραφις [grafis] “Escrita” A arte de “Escrever com Luz”

  8. O que é Fotografia? TEXTO 2) KUBRUSLY, Cláudio. O que é fotografia. São Paulo: Brasiliense, 2006. p. 07-28. “Fotografia? ... É quando a televisão para de se mexer, fica tudo paradinho e a gente pode olhar as coisas devagar. É o maior barato!”

  9. Possibilidade de parar o tempo, retendo para sempre uma imagem que jamais se repetirá? • Um processo capaz de gravar e reproduzir com perfeição imagens de tudo que nos cerca? • Um documento histórico, prova irrefutável de uma verdade qualquer? • Ou a possibilidade mágica de preservar a fisionomia, o jeito e até mesmo um pouquinho da alma de alguém de quem gostamos? • Ou apenas uma ilusão? • Uma ilusão de ótica que engana nossos olhos e nosso cérebro com uma porção de manchas sobre o papel, deixando uma sensação tão viva de que estamos diante da própria realidade retratada?

  10. O que é Fotografia? TEXTO 2) KUBRUSLY, Cláudio. O que é fotografia. São Paulo: Brasiliense, 2006. p. 07-28. "O sonho de reter, pegar, guardar a imagem refletida por um espelho ou uma poça d'água qualquer. A fotografia realizou esse sonho, inaugurando uma nova era de civilização, onde a imagem tem, sem dúvida, um dos papéis principais".

  11. O CÉU NO ANDAR DE BAIXO In:http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_ceu_no_andar_de_baixo

  12. Sobre a Fotografia TEXTO 3) SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. FIGUEIREDO, Rubens. São Paulo: Companhia das Letras, 2004; p. 11-37.

  13. Sobre a Fotografia TEXTO 3) SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. FIGUEIREDO, Rubens. São Paulo: Companhia das Letras, 2004; p. 11-37. “Tudo começou com um ensaio – sobre alguns dos problemas, estéticos e morais, propostos pela onipresença das imagens fotográficas; mas, quanto mais eu pensava sobre o que são as fotos, mais complexas e sugestivas elas se tornavam”.

  14. O advento que teve início em 1839, levou a vivência de um mundo onde praticamente tudo foi fotografado. • “Colecionar Fotos é Colecionar o Mundo”. • “As fotos são, talvez, os mais misteriosos de todos objetos que compõem e adensam o ambiente que identificamos como moderno. As fotos são, de fato, experiência capturada, e a câmera é o braço ideal da consciência, em sua disposição aquisitiva”.

  15. A Construção de uma crônica visual de si mesma – um conjunto portátil de imagens que dá testemunho de sua coesão. • As fotos dão às pessoas a posse imaginária de um passado irreal, também as ajudam tomar posse de um espaço em que se acham inseguras.

  16. A fotografia tornou-se um dos principais expedientes para experimentar alguma coisa, para dar uma aparência de participação. • Uma foto não é apenas o resultado de um encontro entre um evento e um fotógrafo; tirar fotos é um evento em si mesmo, e dotado dos direitos mais categóricos – interferir, invadir ou ignorar, não importa o que estiver fazendo.

  17. Em época recente, a fotografia tornou-se um passatempo quase tão difundido quanto o sexo e a dança – o que significa que, como toda forma de arte de massa, a fotografia não é praticada pela maioria das pessoas como uma arte. É sobretudo um rito social, uma proteção contra a ansiedade e um instrumento de poder. • TEXTO 3) SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. FIGUEIREDO, Rubens. São Paulo: Companhia das Letras, 2004; p. 11-37.

  18. “Hoje tudo existe...para terminar numa foto”.

  19. Hoje fotografei o silêncio...

  20. GRAFIA FOTO Anna Morais annamorais@pucgoias.edu.br Obrigada pela atenção!