Download
avalia o da aprendizagem em processo n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Avaliação da Aprendizagem em Processo PowerPoint Presentation
Download Presentation
Avaliação da Aprendizagem em Processo

Avaliação da Aprendizagem em Processo

106 Views Download Presentation
Download Presentation

Avaliação da Aprendizagem em Processo

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Avaliação da Aprendizagem em Processo Terceira Edição Segundo Semestre /2012

  2. Comunicado CEGEB/CIMA Diário Oficial Poder Executivo- Seção I, quarta-feira, 1º de agosto de 2012- pag. 38 Comunicado CEGEB/CIMA, de 31-07-2012 Avaliação da Aprendizagem em Processo- Terceira Edição- Segundo Semestre de 2012

  3. Objetivos -apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades escolares; - diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;

  4. Objetivos - subsidiar a escola e os docentes com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; - atender demanda das escolas, coletada por meio do Questionário do PAAP, aplicado online na segunda quinzena de março;

  5. Público Alvo Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, no segundo semestre de 2012,.

  6. Provas As provas, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar dificuldades dos alunos (98,5% das escolas manifestarem-se a favor da utilização dos resultados da avaliação em processo, como subsídio ao planejamento de atividades para estudos de recuperação).

  7. Habilidades Grande parte das habilidades focadas nas provas do segundo semestre remetem às selecionadas para o primeiro semestre, permitindo às escolas avaliar e organizar ações de recuperação.

  8. Constituição das Provas a) Língua Portuguesa – 6° ano do Ensino Fundamental : 15 questões de múltipla escolha e uma produção textual (conto); b)Língua Portuguesa – 7° ano do Ensino Fundamental: 15 questões de múltipla escolha e uma produção textual(notícia); c) Língua Portuguesa – 1ª e 2ª séries do Ensino Médio: 15 questões de múltipla escolha e uma produção textual(artigo de opinião);

  9. Constituição das provas d)Matemática – 6° ano do Ensino Fundamental: 13 questões, sendo 7 de múltipla escolha; e)Matemática – 7° ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio: 14 questões, sendo 8 de múltipla escolha; e, f) Matemática – 2ª série do Ensino Médio: 14 questões, sendo 10 de múltipla escolha.

  10. Aplicação a) o professor da própria disciplina, como aplicador e corretor; b) dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Redação; e, c) preferencialmente aulas duplas.

  11. Produção Textual Considerando que a prova de produção textual para 6° e 7° anos do Ensino Fundamental exige o desenvolvimento de atividades prévias pelo professor com as respectivas classes, a realização da redação poderá, conforme as condições de cada escola, ser programada para a semana seguinte à data mencionada no item 7.