1 / 15

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO. PROJETO DE EXTENSÃO Ação, Atuação e Capacitação sobre a Memória Cultural , Artística e Patrimonial.

akiko
Download Presentation

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FACULDADE LUCIANO FEIJÃOCOORDENADORIA DE EXTENSÃO

  2. PROJETO DE EXTENSÃOAção, Atuação e Capacitação sobre a Memória Cultural , Artística e Patrimonial

  3. Grande Área de Conhecimento - Ciências Sociais Aplicadas - Área Temática – Principal: Educação e Secundária: Cultura- Linha de Extensão - Gestão Institucional - Palavras Chaves - Educação Superior. Memória Cultural. Patrimônio.

  4. JUSTIFICATIVA • A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade. • Na medida em que o indivíduo adquire o conhecimento sobre a sua história e cultura, aprende a valorizá-las e preservá-las. • Nesse sentido, é de fundamental importância que em conjunto com o Poder Público, as Instituições de Ensino Superior sejam parceiras na preservação e na disseminação dos movimentos artísticos e culturais da cidade, visando o fortalecimento da cultura e a socialização para as novas gerações.

  5. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA • Como resgatar a memória e o patrimônio cultural da cidade de Sobral na perspectiva histórica e educativa dos alunos da Faculdade Luciano Feijão e Comunidade?

  6. OBJETIVO GERAL • Propor ações de extensão para resgatar o conhecimento sobre a memória e o patrimônio cultural da cidade de Sobral na perspectiva histórica e educativa para os alunos da Faculdade Luciano Feijão e Comunidade.

  7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Conhecer os aspectos legais que regem a memória e o patrimônio artístico e cultural da cidade de Sobral; 2. Mapear o conhecimento dos alunos e da comunidade sobre a memória e o patrimônio artístico e cultural da cidade de Sobral; 3. Conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância da preservação e manutenção da memória e do patrimônio artístico cultural da cidade de Sobral. 4. Conhecer os recursos de marketing que permitem projetar a imagem da cidade através da memória e do patrimônio histórico cultural.

  8. HIPÓTESES Hipótese básica: Divulgar a história do patrimônio artístico e cultural estimula seu povo a preservá-lo. Hipóteses Secundárias: H1:Educação promove a conscientização e manutenção da memória e do patrimônio artístico cultural de um povo. H2: Ações de marketing projetam a imagem da memória e do patrimônio artístico cultural da cidade de Sobral.

  9. METODOLOGIA • Trata-se de uma pesquisa exploratória. • Apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e descritivo. • Os dados serão coletados através de entrevista semi-estruturada. • A análise qualitativa das informações será realizada pelo método de análise de conteúdo.

  10. -Público Alvo – Docentes e discentes da Faculdade Luciano Feijão. - Público Atingido - Os participantes destes grupos artísticos e culturais sob livre escolha - Abrangência - Sobral

  11. EQUIPE DE TRABALHO COORDENADOR – Rita Lopes e Márcia Rodrigues BOLSISTAS DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - Alanda Beatriz Carvalho de Albuquerque

  12. RESULTADOS • Palestra de Lançamento do Projeto de extensão com o tema Patrimônio Histórico: conhecer para preservar, destinado à comunidade interna e externa; • Disseminação do conhecimento sobre as Leis que regem o Patrimônio Histórico; • Distribuição de Guias de Bolso contendo resumos e fotos dos principais patrimônios com propósito de instigar a curiosidade da comunidade acadêmica a uma visita; • Visita aos patrimônios históricos da cidade de Sobral com a comunidade acadêmica; • Criar um documentário da visita realizada com depoimentos que sensibilize outras pessoas a conhecerem e preservarem os patrimônios culturais de Sobral. Realizar projeções de vídeos em Escolas e Universidades;

  13. RESULTADOS • Exposição itinerante de fotos do patrimônio histórico cultural nas universidades e escolas em parceria com fotógrafos da terra; • Workshop: Marketing Cultural - destinado a acadêmicos e profissionais que cuidam dos patrimônios; • Criação de um “Cardápio” de ações de Marketing Cultural , em parceria com a Empresa Junior e comunidade acadêmica para ser disponibilizado para os órgãos públicos e parceiros executarem; • Organizar uma coletânea de artigos sobre o Patrimônio Histórico e cultural de Sobral; • Mapear pessoas que contam/ colecionam a história de Sobral; • Apresentar a história antiga e contemporânea de Sobral através da literatura de cordel; • Criar(Instituir) a semana do patrimônio artístico e cultural da cidade de Sobral (apoio da prefeitura).

  14. BIBLIOGRAFIA BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009. CHAUI. Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1997 COELHO NETO. José Clodoveu de Arruda.Sobral: Patrimônio Histórico-cultural Nacional.Fortaleza:2008 COOPER, D.R. & SCHINDLER, P.S.Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Bookman, 7a. ed, 2000 DENZIN, N. K.;LINCOLN, Y.S.O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. Porto Alegre: Bookman, 2006. GROPPO. Luis Antonio. Juventude: ensaios sobre a sociologia e histórias da juventude moderna. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000 MATTAR, F.N.Pesquisa de marketing. São Paulo: 2005 MINAYO, C de S. Teoria, métodos e criatividade. Petropolis: 2002 MUYLAERT, Roberto. Marketing Cultural & Comunicação Dirigida. Globo. São Paulo,1993. ORTIZ.Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. Publisher, Brasiliense, 1985 PELLICCIOTTA, M. M. B.: Uma aventura política: as movimentações estudantis da década de 70. Dissertação de mestrado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Campinas-SP, 1997.

  15. Obrigada!

More Related