1 / 14

ÁRVORES DE LISBOA

ÁRVORES DE LISBOA. Em Lisboa existem mais de 600.000 árvores : com diferentes tamanhos, cores e formatos, pertencentes a várias espécies diferentes, cada uma com as suas características e o seu valor. Acácia-bastarda Robinia pseudoacacia.

walden
Download Presentation

ÁRVORES DE LISBOA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ÁRVORES DE LISBOA Em Lisboa existem mais de 600.000 árvores : com diferentes tamanhos, cores e formatos, pertencentes a várias espécies diferentes, cada uma com as suas características e o seu valor.

  2. Acácia-bastardaRobiniapseudoacacia A sua copa é larga, arredondada e com abertas. Apresenta um tronco liso com casca castanho-escura nas árvores jovens, tornando-se mais cinzenta e fendida nas árvores adultas. As folhas são compostas, imparipinuladas, com 15 a 20 cm de comprimento, com 7 a 21 folíolos elípticos e margem inteira. Inflorescência com flores brancas, perfumadas e comestíveis. As vagens são estreitas e compridas de cor verde-acastanhadas.

  3. Acácia-do-JapãoSophorajaponica A copa é arredondada e sem forma regular. O tronco é fino, com ramos retorcidos, casca rugosa e fendida, castanho-acinzentada ou escura. As folhas são compostas, imparipinuladas, com 15 a 25 cm, verde-escuras, ovais de margens inteiras. Inflorescência piramidal com pequenas flores brancas, com cálice branco. As vagens são verde-escuras compridas e comprimidas entre sementes.

  4. AzinheiraQuercus rotundifolia A copa é arredondada ou oval, não muito alta. O tronco é de casca cinzento-parda, com fendas pequenas e pouco profundas. As folhas são simples, arredondadas, verde-escuras e glabras na página superior e esbranquiçadas e pubescentes na página inferior, com as margens recortadas. As flores são verde-acinzentadas, muito pequenas e em cachos. Os frutos são bolotas castanho-claras, ovais, que consistem numa grande semente com uma cúpula em forma de carapuço.

  5. Carvalho-AlvarinhoQuercus robur A copa é alta e larga, com forma irregular. O tronco alto e largo apresenta casca clara e lisa nas árvores jovens, tornando-se, com o envelhecimento, mais gretada e castanho-escura. As folhas são simples, verdes na página superior e pálidas na inferior, sendo lobadas, formando lobos assimétricos. As flores masculinas são espigas e as femininas avermelhadas muito pequenas.

  6. Choupo-brancoPopulus alba A copa é ampla e um pouco irregular. O tronco apresenta casca lisa branca ou verde-acinzentada, nas árvores com mais idade apresenta máculas escuras e fendas. As folhas são ovadas nos ramos baixos e lobadas nos mais altos, verde-escuras na página superior e brancas na inferior, sendo ligeiramente dentadas. Esta árvore é dióica: as flores masculinas formam amentilhos, avermelhadas, maiores e menos densas que as femininas as quais são amarelo-esverdeadas. Os frutos são cápsulas pequenas e avermelhadas, com grãos algodonados.

  7. Choupo-negroPopulusnigra A copa é estreita e irregular ou em forma de coluna, dependendo da variedade. O tronco é curto e direito, com casca castanho-acinzentada que escurece e ganha sulcos profundos com a idade. As folhas são simples, verde-claras brilhantes mais ou menos triangulares e com margens finamente dentadas. As flores femininas são pequenas e verde-amareladas, enquanto as masculinas são castanho-avermelhadas. Os frutos são verdes, muito pequenos e em forma de botão. Quando estão maduros abrem-se e soltam sementes cobertas de algodão.

  8. Cipreste-comumCupressussempervirens A copa alta e muito estreita, apresenta ramos erguidos. O tronco é fino e direito, casca castanho-avermelhada com fendas pouco profundas. As folhas parecem escamas muito pequenas enfiadas umas nas outras com margens inteiras e verde-escuras. As flores são muito pequenas parecendo pinhas em miniatura, amarelo-esverdeadas. Os frutos são secos e duros, esféricos com faces achatadas. Inicialmente verdes e, com o amadurecimento, tornam-se cinzento-amarelados.

  9. EucaliptoEucalyptusglobulus Apresenta copa alta, larga e espaçosa, sem forma regular. O tronco é alto, liso, casca acastanhada, que cai nas suas partes mais altas. As folhas nas árvores adultas são simples, verde-escuras, longas e estreitas em forma de foice e com margens inteiras. As flores são pequenas, amarelas, geralmente isoladas em pedúnculos muito curtos. Os frutos secos são angulosos com seis lados.

  10. FreixoFraxinusangustifolia A copa é estreita e alta, sem forma regular e com ramos erguidos. O tronco alto e direito, casca acinzentada e com gretas pouco profundas. As folhas são compostas, imparipinuladas, verde-escuras. Apresenta folíolos pequenos e estreitos, em forma de lança e com margens finamente serradas. As flores são cachos pequenos, amarelo-esverdeados, com pétalas estreitas e longas. Os frutos são pequenas sâmaras, amarelo-pardas, em forma de lança com uma asa retorcida.

  11. OlaiaCercissiliquastrum A copa é redonda e aberta, em forma de guarda-sol, com ramos erguidos. O tronco é fino, baixo, casca castanho-escura e lisa. As folhas são grandes, simples de cor verde-claras, em forma de coração. As flores pequenas, de cor-de-rosa, encontram-se nos ramos e também no tronco. Os frutos são vagens espalmadas, avermelhadas, contendo sementes pretas.

  12. OliveiraOleaeuropaea A copa é larga e arredondada, ligeiramente achatada. O tronco é curto e largo, erecto nas árvores jovens, tornando-se cada vez mais retorcido e cheio de cavidades com a idade, casca cinzento-parda. As folhas são pequenas, simples, em forma de lança. As flores são muito pequenas, brancas e cheirosas, agrupadas em cachos pendentes cónicos. Os frutos são azeitonas, pequenas, primeiro verdes e negras depois de amadurecerem, são ovais e corpo carnudo.

  13. Pinheiro-mansoPinuspinea A copa apresenta-se larga e achatada, em forma de “guarda-sol “. O tronco é alto e direito, casca castanho-acinzentada que se destaca em placas deixando marcas vermelho-alaranjadas. As folhas são transformadas em agulhas, verde-escuras, rijas, finas e alinhadas aos pares. As flores são pequenas, parecendo pinhas em miniatura, muito alinhadas e encaixadas nos extremos mais jovens dos ramos. Os frutos são pinhas, secas e ovais. São verdes em novas e castanhas durante a maturação, revestidas por escamas rijas que protegem as sementes-pinhões.

  14. PlátanoPlatanus x hybrida A copa é alta, esférica, irregular e ampla. O tronco é largo com casca lisa, geralmente castanho-clara, cheia de manchas esbranquiçadas e arredondadas. As folhas são simples, largas e verde-amareladas, com entradas profundas e saliências pontiagudas. As suas flores são pequenas, verdes agrupadas numa inflorescência esférica com pedúnculo comprido. Os frutos parecem ouriços esféricos, que acabam por se desintegrar no Inverno.

More Related