a gest o participativa n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
A Gestão participativa PowerPoint Presentation
Download Presentation
A Gestão participativa

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 8
radha

A Gestão participativa - PowerPoint PPT Presentation

157 Views
Download Presentation
A Gestão participativa
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES JOÃO LUIZ ALVES DE ALMEIDA MARIA CLEUDE RODRIGUES DE OLIVEIRA BRAGA MARIA LUZINETE ALVES DE ALMEIDA COSTA O PPP e a Modernização da Gestão Demócratica A Gestão participativa

  2. Apresentação • A gestão  democrática no dia a dia  da Escola Municipal Santa Luzia, dando  destaque ao Projeto Político Pedagógico e dando ênfase aos resultados obtidos no projeto de Intervenção; • Projeto Político pedagógico pautado em estratégias dando voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Visando uma Gestão democrática com compreensão administrativa escolar; • O projeto Político Pedagógico é a identidade da escola é o que melhor reflete a maneira como o gestor desenvolve seu trabalho e como a equipe se relaciona entre si e com a comunidade.

  3. Objetivos • Visar uma Gestão democrática com compreensão administrativa escolar, com atividade de esforços coletivos. • Organizar a equipe e conduzir um trabalho coletivo em que todos se comprometam efetivamente no desenvolvimento de um trabalho significativo. • Entender que o projeto político-pedagógico da escola é inicialmente um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo

  4. Desenvolvimento • Para Lück et al.(1998) a democratização da gestão escolar se faz através de três processos básicos que devem estar integrados a um projeto pedagógico compromissado com a edificação de uma sociedade moderna e justa: a participação da comunidade escolar na escolha dos dirigentes escolares, a instituição do conselho ou colegiado escolar com poderes deliberativos e decisórios e o repasse de recursos financeiros às escolas que assegure a ampliação da autonomia. • LIBÂNIO aprofunda-se no conceito de gestão escolar. Diz que ela tem que ser democrática, e consiste no envolvimento de toda a comunidade escolar, no processo decisório e na viabilização dos meios e procedimentos necessários para a consecução dos objetivos da escola. E para que isso seja possível, é necessário que essa participação seja organizada e eficiente e esteja em sintonia com os objetivos da escola. Para o autor esse conceito de participação fundamenta-se na autonomia e opõe-se aos processos autoritários de tomada de decisão.

  5. Para que isso aconteça é importante ter uma equipe de direção que tenha talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas. • O bom gestor deve ser um administrador, isto é, manter a escola dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções e ser exigente no cumprimento de prazos. Também deve valorizar a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e criar oportunidades de capacitação docente. Deve, contudo, preocupar-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, estar sempre rodeada de pais, alunos e lideranças do bairro, abrir a escola nos finais de semana e permitir trânsito livre em sua sala.

  6. Resultados do Projeto de Intervenção • O projeto de Intervenção se deu no período de agosto de 2009 à maio de 2010. A principio foi realizadas várias reuniões, questionários, conversas informais e visitas domiciliares, para se conhecer melhor a realidade da escola e assim colocar os pontos que se achava necessário mudar ou se aperfeiçoar; • Se chegou a conclusão que pouco deveria ser mudado, uma vez que a gestão já atuava na forma democrática e participativa. A comunidade e toda equipe escolar se interagem e ajuda nas decisões da instituição de ensino. • Através desta pesquisa se teve a certeza que a educação aos poucos está mudando e para melhor.

  7. Resultados Finais • Com base neste estudo conclui-se que a elaboração do trabalho escolar coletivo e democrático é uma atividade complexa e de extrema importância no âmbito educacional. • Nesse sentido, o papel do gestor escolar é organizar sua equipe e conduzir um trabalho coletivo em que todos se comprometam efetivamente no desenvolvimento de um trabalho significativo, que tem início com a elaboração do projeto político pedagógico coerente com a realidade da comunidade escolar e transforma a prática de acordo com as necessidades da mesma.