1 / 16

O que nós podemos fazer?

O que nós podemos fazer?. DEPENDÊNCIA QUÍMICA . PREVENÇÃO. AO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. PREVENÇÃO. “Prevenir é melhor do que remediar” . Quais os serviços que temos em nossa cidade que propõe o programa de prevenção. Prevenção na família. Pastoral da sobriedade .

jesse
Download Presentation

O que nós podemos fazer?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O que nós podemos fazer?

  2. DEPENDÊNCIAQUÍMICA PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS PREVENÇÃO

  3. “Prevenir é melhor do que remediar”

  4. Quais os serviços que temos em nossa cidade que propõe o programa de prevenção. Prevenção na família Pastoral da sobriedade “Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo.”

  5. A família Ela é um fator de proteção um dos principais ambientes para ações preventivas, um importante elo entre o indivíduo e a sociedade.

  6. Prevenção na comunidade - Os programas comunitários - organizações sociais, - religiosas e governamentais com os objetivos de melhorar as normas, ações e legislação sobre drogas e de aumentar a participação social sobre tal problema.

  7. os meios de comunicação Observamos que existem propagandas “pró” consumo de álcool com estratégias sofisticadas e com alto investimento financeiro.

  8. QUANDO O VÍCIO BATE À PORTA tratamento O problema da dependência alcoólica é uma realidade no mudo e vem aumentando no Brasil. Como se instala a dependência? “Existe no nosso organismo uma região chamada “sistema de recompensa”, é uma região cerebral responsável pelas sensações prazerosas, se uma ação me deu prazer, a tendência é que repitamos aquele ato. O neurotransmissor responsável por estas sensações de prazer é chamado de ‘dopamina’, e o álcool aumenta o estímulo deste neurotransmissor mais do que o natural”, cada vez que o indivíduo bebe, a liberação da dopamina vai ficando mais intensa e o organismo tende a querer repetir, em doses maiores, as sensações prazerosas causadas pelo uso frequente do álcool. Daí surge a dependência química.

  9. O tratamento É preciso a clareza de que a dependência química é uma doença e, como tal, deve ter  acompanhamento profissional.  No entanto, um fator importantíssimo na recuperação do indivíduo é o apoio familiar. “A família precisa ter paciência e ser presença na vida deste jovem para que ele entenda que a dependência do álcool é uma doença”, 

  10. O QUE ESTÁ POR TRÁS DO CONSUMO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS? o álcool tem a fama de ser aquela droga que deixa a pessoa mais “solta” e “livre”,  “No aparelho social a gente vê isso: o jovem buscando a bebida como fuga das ‘questões problemas’ que ele encontra ao seu redor”

  11. Fé na prevenção. o uso, abuso e dependência de álcool Temos uma política e uma legislação brasileira sobre drogas conhecer os procedimentos de prevenção Encaminhamentos para pessoas com dependência de álcool e/ou outras drogas o papel das lideranças religiosas e de movimentos afins em situações de uso e dependência de álcool e outras drogas

  12. Responsabilidade compartilhada

  13. O desafio: Uma construção coletiva???

  14. Psicologia e Família Palestrante: Maria de Lourdes Batista Psicóloga e Psicopedagoga, Especialista em Dependência Química pela UFSJ.

More Related