1 / 75

FUNDAMENTOS DA LÓGICA EXERCÍCIOS

FUNDAMENTOS DA LÓGICA EXERCÍCIOS. PROF. WALTER SOUSA. Lógica proposicional.

Download Presentation

FUNDAMENTOS DA LÓGICA EXERCÍCIOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FUNDAMENTOS DA LÓGICA EXERCÍCIOS PROF. WALTER SOUSA

  2. Lógica proposicional Uma proposição lógica é uma sentença declarativa, afirmativa ou negativa, formada basicamente por um sujeito e um predicado, bem definidos. Tais sentenças podem ser classificadas como verdadeiras (V) ou falsas (F), mas não ambos os valores. Em projetos de circuitos digitais, os valores lógicos verdadeiro e falso são normalmente substituídos pelos símbolos 1 e 0, respectivamente, chamados de bits (binarydigits). A proposição lógica pode ser simples ou composta

  3. Fundamentos da lógica – Lógica proposicional a) Simples São sentenças únicas, chamadas também de básicas ou atômicas, não contendo qualquer outra em sua formação. Exemplos 7 é par (Falso) O Brasil é um país da América Latina. (Verdadeiro)

  4. Fundamentos da lógica – Lógica proposicional b) Composta As proposições compostas, também chamadas fórmulas, são construídas a partir da combinação de outras proposições simples, por meio de conectivos (operadores lógicos): Conjunção (e), Disjunção (ou), Condicional (se ... então) e bicondicional (se e somente se). Conjunção: P Q (lê-se "P e Q" ). Disjunção: P Q (lê-se "P ou Q") . c) Condicional: P Q (lê-se "se P então Q" ). d) Bicondicional: P Q (lê-se "P se e somente se Q") .

  5. PRINCÍPIOS LÓGICOS Terceiro excluído: Toda proposição só pode ser classificada em V ou F. Não Contradição: Uma proposição não pode ser V e F simultaneamente. Identidade lógica: Uma proposição V não pode ser classificada em F e vice-versa

  6. OBSERVAÇÃO Não são proposições, por não atenderem aos princípios lógicos, as sentenças: a) Interrogativas. b) Exclamativas. c) Imperativas. d) Abertas: Sujeito ou referencial da frase não quantificados. Ex: Ele é advogado; X + 3 é par.

  7. (FCC) Das cinco frases abaixo, quatro delas têm uma mesma característica lógica em comum, enquanto uma delas não tem essa característica. Que belo dia! Um excelente livro de raciocínio lógico. O jogo terminou empatado? Existe vida em outros planetas do universo. Escreva uma poesia. A frase que não possui essa característica comum é a a) I b) II c) III d) IV e) V

  8. 2) (FCC) Considere as seguintes frases: Ele foi o melhor jogador do mundo em 2005. é um número inteiro. João da silva foi o Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo em 2000. É verdade que apenas I é uma sentença aberta. II é uma sentença aberta. I e II são sentenças abertas. I e III são sentenças abertas. II e III são sentenças abertas.

  9. CONCEITO – TABELAS-VERDADE Tabela-verdade é um quadro de valorações lógicas que estabelece todas as possibilidades de valores lógicos associados às proposições componentes. Número de linhas da tabela, para n variáveis: L(n) = 2n Ex: Se n = 3 variáveis (P,Q e R): L(3) = 23 = 8 linhas

  10. Umatabelaparaduasvariáveis L = 2 x 2 = 22= 4 linhas

  11. b) Umatabelapara 3 variáveis. L = 2 x 2 x 2 = 23 = 8 linhas.

  12. P: 8/2 = 4 em 4

  13. Q: 4/2 = 2 em 2

  14. R: 2/2 = 1 em 1

  15. 3) (Cespe/Previc)Considerando que os símbolos , representem as operações lógicas “ou”, “não”, “condicional”, “bicondicional” e “e”, respectivamente, julgue os itens a seguir, acerca da proposição composta em que p, q e r são proposições distintas. (1) O número de linhas da tabela-verdade de P é igual a 16. Resolução O número de linhas de uma tabela-verdade é função da quantidade n de variáveis distintas, L(n) = 2n. Para n = 3 (p, q, r), teremos L(3) = 23 = 8 linhas. Gabarito: item ERRADO.

  16. CONCEITO – Conectivo NEGAÇÃO (não) É o modificador lógico. Muda o valor lógico da proposição. Se uma proposição lógica é a negação de outra, então uma delas é verdadeira e a outra é falsa. Uma dupla negação equivale a uma afirmação. ¬(¬A) equivale a A.

  17. CONCEITO – Conectivo NEGAÇÃO (não) A: A lua é um planeta (F) ¬A: A lua não é um planeta (V) Formas básicas de construção da negação (¬A): leia “não A” A palavra não antes do verbo em A A lua não é um planeta. Iniciar a frase com a expressão não é verdade que. Não é verdade que a lua é um planeta. Iniciar a frase com a expressão é falso que. É falso que a lua é um planeta.

  18. CONCEITO – Conectivo CONJUNÇÃO (e) A Conjunção (leia “A e B”) é V somente se todas são V; Será F nos demais casos(alguma F)

  19. CONCEITO – DISJUNÇÃO (OU) INCLUSIVA A Disjunção (leia “A ou B”) é F somente se ambas são F; Será V nos demais casos (alguma V)

  20. CONCEITO – DISJUNÇÃO (OU) EXCLUDENTE A Disjunção (leia “A ou B”, mas não ambos) é F se os valores forem iguais e V se forem diferentes.

  21. CONCEITO – CONDICIONAL (IMPLICAÇÃO) A condicional (leia “A implica B”) é F somente se A =V e B = F. Será V nos demais casos.

  22. CONCEITO – CONDICIONAL (IMPLICAÇÃO) A condicional pode ser representada por uma das formas abaixo

  23. CONCEITO – BICONDICIONAL A bicondicional (leia “A se e somente se B”) é V somente se A e B tiverem os mesmos valores lógicos. Será F se os valores lógicos forem diferentes.

  24. Questão 4 (Cetro/Analista) Na última terça-feira, Edson e outros dois homens compareceram ao cartório. Cada homem solicitou uma certidão diferente (de nascimento, de casamento, negativa de propriedade). Fernando solicitou uma certidão de nascimento. A certidão solicitada por Gustavo saiu em 15 minutos. A certidão negativa de propriedade demorou 2 dias para ficar pronta. Trinta minutos foi o tempo que demorou para sair a certidão de nascimento. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta.

  25. Questão 4 (A) A certidão solicitada por Edson demorou 2 dias para ficar pronta. (B) Gustavo solicitou uma certidão de casamento. (C) A certidão de casamento demorou 15 minutos para ficar pronta. (D) A certidão de casamento foi solicitada por Edson. (E) Edson solicitou a certidão negativa de propriedade.

  26. Gabarito: d)

  27. Questão 5 (CETRO) Um agente de viagens atende três amigas. Uma delas é loura, outra é morena e a outra é ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Bete, outra se chama Elza e a outra se chama Sara. Sabe, ainda, que cada uma delas fará uma viagem a um país diferente da Europa: uma delas irá à Alemanha, outra irá à França e a outra irá à Espanha. Ao agente de viagens, que queria identificar o nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes Informações:

  28. Questão 5 A loura: "Não vou à França nem à Espanha". A morena: "Meu nome não é Elza nem Sara". A ruiva: "Nem eu nem Elza vamos à França". O agente de viagens concluiu, então, acertadamente, que:

  29. Questão 5 (A) A loura é Sara e vai à Espanha. (B) A ruiva é Sara e vai à França. (C) A ruiva é Bete e vai à Espanha. (D) A morena é Bete e vai à Espanha. (E) A loura é Elza e vai à Alemanha. Gabarito: E

  30. Questão 6 (Cespe/TCE2009) Em uma investigação, um detetive recolheu de uma lixeira alguns pedaços de papéis semidestruídos com o nome de três pessoas: Alex, Paulo e Sérgio. Ele conseguiu descobrir que um deles tem 60 anos de idade e é pai dos outros dois, cujas idades são: 36 e 28 anos. Descobriu, ainda, que Sérgio era advogado, Alex era mais velho que Paulo, com diferença de idade inferior a 30 anos, e descobriu também que o de 28 anos de idade era médico e o outro, professor. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  31. Alex tem 60 anos de idade, Paulo tem 36 anos de idade e Sérgio tem 28 anos de idade. Alex tem 60 anos de idade, Paulo tem 28 anos de idade e Sérgio tem 36 anos de idade. Alex não tem 28 anos de idade e Paulo não é médico. Alex tem 36 anos de idade e Paulo é médico. Alex não é médico, e Sérgio e Paulo são irmãos.

  32. Questão 7 (Senado/2008-FGV) Um crime é cometido por uma pessoa e há quatro suspeitos: André, Eduardo, Rafael e João. Interrogados, eles fazem as seguintes declarações: • André: Eduardo é o culpado. • Eduardo: João é o culpado. • Rafael: Eu não sou culpado. • João: Eduardo mente quando diz que eu sou culpado.

  33. Sabendo que apenas um dos quatro disse a verdade, o culpado: (A) é certamente André. (B) é certamente Eduardo. (C) é certamente Rafael. (D) é certamente João. (E) não pode ser determinado com essas informações. Gabarito: C

  34. Questão 8 (CETRO) Considere a afirmação A: “C ou D”, sendo C e D, por sua vez: C: “Lucas é analista da área administrativa”. D: “Se João é analista da área econômica, então Paulo é analista da área contábil”. Sabe-se que a afirmação A é falsa, desse modo, é correto afirmar que

  35. Questão 8 (A) Lucas não é analista da área administrativa; João não é analista da área econômica; Paulo não é analista da área contábil. (B) Lucas é analista da área administrativa; João não é analista da área econômica; Paulo não é analista da área contábil. (C) Lucas não é analista da área administrativa; João é analista da área econômica; Paulo não é analista da área contábil. (D) Lucas é analista da área administrativa; João é analista da área econômica; Paulo não é analista da área contábil. (E) Lucas não é analista da área administrativa; João é analista da área econômica; Paulo é analista da área contábil. Gabarito: c)

  36. Questão 9 (CETRO) Analise a seguinte afirmação: “Silvia é magra, ou Tatiana não é magra, ou Úrsula é ruiva” é falsa. Desse modo, é correto afirmar que

  37. Questão 9 (A) se Silvia é magra, Tatiana é magra, e se Tatiana é magra, Úrsula é ruiva. (B) se Silvia é magra, Tatiana é magra, e se Tatiana não é magra, Úrsula não é ruiva.

  38. Questão 9 (C) se Tatiana é magra, Silvia é magra, e se Tatiana não é magra, Úrsula não é ruiva. (D) se Tatiana não é magra, Silvia é magra, e se Tatiana é magra, Úrsula é ruiva.

  39. Questão 7 (E) se Silvia não é magra, Tatiana não é magra, e se Úrsula é ruiva, Tatiana não é magra. Gabarito: B)

  40. Questão 8 (CETRO) “Vou à praia ou vou ao sítio. Corro ou não vou à praia. Descanso ou não vou ao sítio. Ora, não descanso”. Sendo assim, pode-se afirmar que (A) vou à praia e corro. (B) não corro e vou à praia. (C) não descanso e não corro. (D) vou ao sítio e não corro. (E) corro e vou à praia.

  41. Questão 8 P1: Vou à praia ou vou ao sítio. P2) Corro ou não vou à praia. P3) Descanso ou não vou ao sítio. P4) Ora, não descanso. Gabarito a) e e): anulação!

  42. Questão 10 (CETRO) A lâmpada pisca ou o vaga-lume pisca. Se o vaga-lume pisca, então, a estrela não pisca. A estrela pisca se e somente se o olho não pisca. Ora, o olho não pisca. Logo, pode-se afirmar que (A) o vaga-lume e a estrela piscam. (B) a lâmpada e a estrela piscam. (C) a lâmpada e o vaga-lume piscam. (D) a estrela e o olho não piscam. (E) a lâmpada e o olho não piscam.

  43. Questão 10 P1) A lâmpada pisca ou o vaga-lume pisca. P2) Se o vaga-lume pisca, então, a estrela não pisca. P3) A estrela pisca se e somente se o olho não pisca. P4) Ora, o olho não pisca. Gabarito: B)

  44. Questão 11 (CETRO) Felipe viajar é condição necessária para Daniela chorar, e é condição suficiente para Rachel descansar. Por outro lado, Luís sair com Rose é condição necessária e suficiente para Beatriz sorrir e é condição necessária para Rachel descansar. Beatriz não sorriu. Sendo assim, é correto afirmar que

  45. Questão 11 (A) Rachel descansou ou Luís saiu com Rose. (B) se Daniela não chorou, então Luís saiu com Rose. (C) Daniela chorou e Felipe não viajou. (D) Felipe viajou e Rachel não descansou. (E) Felipe não viajou e Luís não saiu com Rose.

  46. Questão 11 P1) Felipe viajar é condição necessária para Daniela chorar P2) (Felipe viajar) e é condição suficiente para Rachel descansar. P3) Luís sair com Rose é condição necessária e suficiente para Beatriz sorrir P4) (Luís sair com Rose) e é condição necessária para Rachel descansar. P5) Beatriz não sorriu. Sendo assim, é correto afirmar que

  47. Questão 11 P1) Felipe viajar é condição necessária para Daniela chorar P1: Se Daniela chorar, então Felipe Viaja. P2) (Felipe viajar) e é condição suficiente para Rachel descansar. P2: Se Felipe viajar, então Rachel descansa.

  48. Questão 11 P3) Luís sair com Rose é condição necessária e suficiente para Beatriz sorrir P3: Luís sai com Rose se e somente se Beatriz sorrir. P4) (Luís sair com Rose) e é condição necessária para Rachel descansar. P4: Se Rachel descansa, então Luís sai com Rose.

More Related