1 / 34

Projeto de Convergência: Brasal Refrigerantes

Projeto de Convergência: Brasal Refrigerantes. Administração de Recursos Materiais 18.11.2008 Grupo 14F. Um pouco sobre a organização. Missão:. Visão:. Produtos. Quadro Pessoal. Quadro Pessoal. Quadro Pessoal. Quadro Pessoal. Logística. Logística. Logística. Logística. 432. colab.

hina
Download Presentation

Projeto de Convergência: Brasal Refrigerantes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto de Convergência:Brasal Refrigerantes Administração de Recursos Materiais 18.11.2008 Grupo 14F

  2. Um pouco sobre a organização Missão: Visão:

  3. Produtos

  4. Quadro Pessoal Quadro Pessoal Quadro Pessoal Quadro Pessoal Logística Logística Logística Logística 432 colab . . * 623 colaboradores Organograma Presidência Grupo Brasal Diretoria Geral Brasal Refrigerantes Diretoria Diretoria Diretoria Diretoria Industrial Logística Administ . Comercial * Incluindo Catalão e Formosa 6:00

  5. Segundo PIRES (2007), a Logística Integrada é caracterizada por três etapas: logística de abastecimento (inbound), a logística interna e a logística de distribuição (outbound). Logística Integrada

  6. Logística de Abastecimento

  7. Logística de Abastecimento • A empresa não utiliza nenhum cálculo específico para fazer a previsão dos estoques utilizados e sim uma quantidade pré-determinada dos produtos que serão consumidos dentro do prazo de trinta dias, onde a cada trinta dias realiza-se a compra dos materiais que varia apenas na quantidade de cada produto. • Para produzir o refrigerante Coca-Cola são necessários três insumos: água, açúcar e um concentrado, que é a fórmula secreta do refrigerante. • Água: obtida na estação de tratamento da própria fábrica; • Açúcar: fornecedor fixo; • Concentrado: fornecedor é a fábrica da Coca-Cola de Manaus, que compra os ingredientes da fábrica de Atlanta.

  8. Logística de Abastecimento As embalagens dos produtos também são compradas de fornecedores fixos, sendo as utilizadas: latinhas de alumínio e garrafas de vidro. Quanto às garrafas pet, elas são moldadas na fábrica, através de pré-formas anteriormente adquiridas de outro fornecedor fixo.

  9. Nos últimos anos muito se tem falado e escrito a respeito da necessidade de uma maior integração e cooperação entre os componentes das SCs. Com base em relatos e propostas de diversos autores, PIRES (2007) classifica as relações entre empresas na SC em sete possíveis níveis, dados o nível de integração e o nível de formalização do relacionamento. Níveis de Relacionamento em uma sc

  10. Nível de relacionamento da empresa com os fornecedores • De acordo com os dados da tabela, pode-se afirmar que o relacionamento da Brasal Refrigerantes com seus fornecedores tanto de açúcar e concentrado como de embalagens pode ser classificado no nível 5, ou seja, no nível de Parceria. • “Nível 5: Empresas independentes agindo da SC como se fossem uma mesma unidade de negócio, com grande nível de colaboração, de alinhamento de objetivos, de integração de processos e de informação.”

  11. LogísticaInterna

  12. Logística Interna • A fim de se controlar o estoque, é utilizado como instrumento o giro de estoque mensal e a contagem semanal dos produtos remanescentes. • Existe uma classificação ABC que dispõe os produtos de acordo com seu grau de importância, segundo o preço e a rotatividade, como por exemplo, o “Concentrado” que representa um produto da classe A e tem um custo de $ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) a unidade. • Os métodos de avaliação de estoque utilizados no departamento de almoxarifado são: o PEPS (o primeiro produto que entra é o primeiro que sai), para embalagens, produtos de limpeza entre outros e o sistema FEFO (o primeiro produto a vencer a validade é o primeiro que sai) para produtos perecíveis.

  13. Logística Interna • Para locomover os produtos dentro da planta da fábrica, as principais embalagens utilizadas são: caixas de papelão, cargas paletizadas e bags. • São usados para movimentação dos materiais: empilhadeiras, paleteiras, carrinhos manuais e mecânicos e para garantir a segurança na movimentação, os funcionários que manuseiam o equipamento usam os EPIs. • Os princípios de estocagem variam de acordo com o produto e há técnicas de estocagem para a matéria-prima (concentrados e açúcar) e para a matéria-prima acabada. Para o açúcar, adota-se o princípio de conservação; para o produto acabado, a paletização.

  14. Logística Interna - PCP • A Brasal Refrigerantes trabalha com o sistema de Produção para Estoque (MTS – Make to Stock). • Nesse sistema, segundo PIRES (2007): “A produção é feita com base em previsões de vendas (forecasting), ou seja, produz-se e depois vende-se com base no estoque de produtos acabados. A ordem natural dos principais processos de negócios do sistema produtivo geralmente é prever vendas, planejar produção, produzir, vender e entregar. Seus produtos geralmente são padronizados (produtos de prateleira), o que significa que a possibilidade de interferência dos clientes no ciclo produtivo é inexistente, salvo em momentos de pesquisas de mercado.”

  15. Produção

  16. Logística Interna • A empresa dispõe de tecnologia e conhecimento informacional, o que lhes garante automatização dos processos e lhes dá acesso às inovações do mercado quanto ao setor de materiais. • Das diversas contribuições advindas dessas melhorias tecnológicas e inovadoras, duas ferramentas de otimização nos chamaram atenção e nos pareceram fatores determinantes do desempenho do controle de estoque da empresa: o painel KANBAN e o controle just in time.

  17. Logística Interna – Painel kanban • O painel KANBAN é o módulo do mínimo inventário em processo responsável pela programação da produção e controle do material em processo, objetivando trabalhar com estoque zero. De acordo com PIRES (2007): “A lógica da produção puxada, estabelecida pelo sistema kanban no controle da produção, criou uma cultura de produção voltada à demanda real, com uma significativa redução dos ciclos produtivos e aumento da responsabilidade e comprometimento por todos os elos da cadeia de suprimentos.” • A ferramenta KANBAN foi implantada, há pouco tempo, no armazém das tampinhas das garrafas de refrigerante. O controle é feito através de cartões coloridos que indicam os lotes e suas respectivas quantidades; o número de cartões a ser definido é em função da quantidade que represente a velocidade de consumo da linha de montagem e o tempo de reposição necessário ao suprimento dos lotes.

  18. Logística Interna – Just in time • Just in time é o termo usado para indicar que um processo é capaz de responder instantaneamente à demanda, sem necessidade de qualquer estoque adicional, seja na expectativa de demanda futura, seja como resultado de ineficiência no processo. • Esta ferramenta é utilizada na etapa final de produção de Coca-Cola e faz a relação proporcional entre as embalagens e a demanda. • Vale ressaltar, no entanto, que em contradição, o armazenamento de estoques diversos (materiais de limpeza, embalagens, vestuários, etc.) opera por meio de um sistema precário de estocagem, onde não há controle automático ou digital dos itens, e há apenas uma disposição dos produtos em estantes.

  19. Logística de Distribuição

  20. Logística de Distribuição • Os processos da logística de distribuição só iniciam quando é realizada uma venda. • Os vendedores utilizam 191 motos e 53 veículos leves para visitar os clientes. • Os vendedores visitam semanalmente os clientes e realizam os pedidos. Não há acordo pré-determinado entre o comprador e a Brasal Refrigerantes. • Toda semana são feitos os pedidos de acordo com a necessidade do cliente. Ou seja, de acordo com a Tabela 01, o nível de relacionamento da Brasal Refrigerantes com seus compradores é o nível 1, apenas comercial, não havendo contratos fixos.

  21. Logística de Distribuição • Cada vendedor possui um palmtop e ao fim do dia os dados dos equipamentos são descarregados para saber a quantidade de produtos a serem entregues no dia seguinte (a empresa trabalha com um prazo de entrega de 1 dia). • Os pedidos são analisados, verificando-se o crédito do comprador para autorizá-los a efetuar a compra ou não. • Sendo o pedido autorizado, passa-se para a etapa da roteirização, na qual são traçadas as rotas que os caminhões irão fazer no dia seguinte. O programa utilizado para mapear as rotas é o Road Net.

  22. Logística de distribuição O carregamento dos caminhões é feito no dia anterior à entrega. No dia da entrega, ocorrem mais dois processos críticos da logística de distribuição: o monitoramento da saída de caminhões (deve ser efetuada até as 08:00) e o retorno dos caminhões para à fábrica (até as 18:00). Esses são considerados processos críticos porque usualmente ocorrem atrasos no período da manhã e conseqüentemente, ocorrem alterações na rota.

  23. Gestão dos Retornos • PIRES (2007, página 89), discorre sobre a Gestão dos Retornos: “É o processo que trata dos fluxos de retornos de materiais e produtos no geral. É também o único processo (...) com sentido do fluxo na direção do fornecedor original (montante). Em muitos mercados, esse processo já se constitui em um importante elemento dentro do escopo da SCM e também em uma potencial fonte de vantagem competitiva. A perspectiva é que no médio prazo, ela vai tornar-se meramente uma necessidade competitiva. Em muitos países industrializados, esse processo já sofre uma grande e crescente influência das questões legais ligadas ao respeito e não-agressão ao meio ambiente.”

  24. Gestão dos Retornos • A Brasal Refrigerantes, tendo em vista esse futuro descrito por PIRES, já conta com programas de gestão dos retornos dos seus clientes para a fábrica. • Com o retorno dos caminhões à fábrica, ocorrem três processos simultaneamente, ligados à logística reversa: descarregar materiais devolvidos, descarregar materiais retornáveis e descarregar paletes. São então realizadas triagens dos materiais devolvidos e dos materiais retornáveis para separar os que podem ser reaproveitados. Também é feita a triagem de paletes para avaliar as condições desses materiais. • Além dessa gestão de retorno dos materiais que ocorre logo após a distribuição, a Brasal Refrigerantes conta com programas de sustentabilidade. Um exemplo desses programas é o “PET vazia, coração cheio”.

  25. Macroprocesso Logístico

  26. Cadeia de Suprimentos • PIRES (2007) expõe uma definição da Cadeia de Suprimentos (SupplyChain – SC) segundo referência do dicionário da APICS: “1. os processos que envolvem fornecedores-clientes e ligam empresas desde a fonte inicial de matéria-prima até o ponto de consumo do produto acabado. 2. as funções dentro e fora de uma empresa que garante que a cadeia de valor possa fazer e providenciar produtos e serviços aos clientes (Cox et al., 1995)” • Ainda segundo PIRES (2007), os fornecedores e clientes podem receber a terminologia de: fornecedor e cliente de primeira camada, segunda camada, etc.

  27. Cadeia de Suprimentos

  28. Considerações Finais • Foi identificado um grande problema nos processos logísticos da empresa pelos integrantes do grupo: a ausência de um planejamento de estoque de produto acabado para atender aos pedidos. • A organização não realiza pesquisas de mercado para possuir uma idéia sobre qual será a demanda pelos produtos. • Quando o vendedor realiza a venda, ele não tem acesso a quantidade que pode ser vendida. Somente após chegar à fábrica e descarregar o palmtop com os pedidos feitos, será possível saber se ele poderá ser atendido ou não, ou seja, se há estoque de produtos para entregar para o cliente no dia seguinte (o prazo de entrega da Brasal Refrigerantes é de um dia) ou se a entrega do pedido será atrasada.

  29. Considerações Finais • Como há o comprometimento da empresa de entregar o produto no prazo ao realizar a venda, acreditamos que a repetição constante desse evento possa vir a prejudicar a imagem da Brasal Refrigerantes • Acreditamos também que há este descaso devido à ausência de concorrência com a empresa. Como a Brasal Refrigerantes é a única distribuidora que atende ao Distrito Federal, os clientes não possuem outra opção senão aceitar os prazos de entrega por ela estabelecidos. • Sugestão do grupo: o departamento de logística deve implantar práticas de gestão da demanda para minimizar o acontecimento destes atrasos e poder fornecer um atendimento melhor a seus clientes.

  30. Dúvidas!?

  31. fim!

More Related