1 / 36

Reestruturação Administrativa e Pedagógica da SEMED

Reestruturação Administrativa e Pedagógica da SEMED. Prefeitura Municipal de Pinheiro Secretaria Municipal de Educação Secretaria Executiva Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas.

fineen
Download Presentation

Reestruturação Administrativa e Pedagógica da SEMED

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Reestruturação Administrativa e Pedagógica da SEMED Prefeitura Municipal de Pinheiro Secretaria Municipal de Educação Secretaria Executiva Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas

  2. SECRETARIAFORMULAR E COORDENAR A EXECUÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.SUBSECRETARIACOORDENAR AS AÇÕES ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS DO ÓRGÃO GESTOR DE EDUCAÇÃO.

  3. SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAR AÇÕES DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO; RECEPCIONAR; ORGANIZAR AGENDA DO SECRETÁRIO E SUBSECRETÁRIO; MARCAR AUDIÊNCIAS; ENVIAR E RECEBER COMUNICAÇÕES; ORGANIZAR E EXPEDIR DOCUMENTOS; RESPONSABILIZAR-SE PELA CORRESPONDÊNCIA OFICIAL; PROTOCOLAR ATOS ADMINISTRATIVOS; ORGANIZAR O CERIMONIAL DA SECRETARIA EM EVENTOS E ATOS GOVERNAMENTAIS ONDE ESTIVEREM PRESENTES SECRETÁRIO, SUBSECRETÁRIO, ASSESSORES E DEMAIS CONVIDADOS, OBEDECENDO NORMAS PROTOCOLARES DE CERIMONIAL VIGENTES; RECEPCIONAR E ACOMPANHAR PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISTRIBUINDO PARA OS SETORES COMPETENTES APRESENTAREM SEUS PARECERES TÉCNICOS; ATENDER ADMINISTRATIVAMENTE OS GABINETES DO SECRETÁRIO(A) E SUBSECRETÁRIO(A); DEMOCRATIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES.

  4. ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E AÇÕES ESTRATÉGICAS COLABORAR TECNICAMENTE COM A FORMULAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; FORMULAR A EXECUÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; CONSTRUIR ESTUDOS, PROPOSTAS E PROJETOS TÉCNICOS COM BASE NOS PRESSUPOSTOS LEGAIS, EPISTEMOLÓGICOS, SOCIOECONÔMICOS E SOCIAIS DO MUNICÍPIO, ALÉM DAS DIRETRIZES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; ACOMPANHAR AÇÕES DOS DIVERSOS SETORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ALÉM DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS JUNTO AOS PROGRAMAS DO MEC; PROMOVER A ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO E DE DIREITO SOCIAL, NUMA PERSPECTIVA SOCIOINSTITUCIONAL E POLÍTICA; IMPLANTAR ACOMPANHAR A PLANIFICAÇÃO ESTRATÉGICA DA SEMED.

  5. COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA GARANTIR A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (TODAS AS MODALIDADES); FORMULAR, IMPLEMENTAR, ACOMPANHAR E AVALIAR AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA; DIRIGIR, INSPECIONAR E CONTROLAR O ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS POR DIRETORES DE DIVISÃO E SUPERVISORES ESCOLARES, DIRETOR DE ENSINO, ASSISTENTE DE DIREÇÃO, PROFESSOR ORIENTADOR, COM FOCO NO PEDAGÓGICO; FORMULAR AÇÕES DE INCLUSÃO E REINCLUSÃO ESCOLAR; IMPLEMENTAR AÇÕES DE COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR; IMPLEMENTAR METODOLOGIAS APROPRIADAS AO BOM DESEMPENHO DAS ESCOLAS POLO E ESCOLAS RURAIS; ACOMPANHAR E AVALIAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS DE TODO O SISTEMA DE ENSINO; IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BASEADO NA PORTARIA MINISTERIAL Nº.027/2005 DIPRO/FNDE/MEC QUE VERSA SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO; ESTRUTURAÇÃO DA VISÃO ESTRATÉGICA (VALORES, VISÃO DE FUTURO, MISSÃO E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS) E O PLANO DE SUPORTE ESTRATÉGICO (ESTRATÉGIAS, METAS E PLANO DE AÇÃO).

  6. AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO ACOMPANHAR E AVALIAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS DE TODO O SISTEMA DE ENSINO; PROMOVER O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL/PROGRAEM, QUE TEM COMO PARÂMETRO A SISTEMÁTICA USADA PELO SAEB; DESENVOLVER A POLÍTICA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL, PROPONDO POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES; IMPLANTAR E SUPERVISIONAR O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS UNIDADES ESCOLARES.

  7. DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL FORMULAR, IMPLEMENTAR E AVALIAR AS AÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL; ORGANIZAR TEMPOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS DOS EDUCANDOS; PRODUZIR RELATÓRIOS, PROJETOS E PARECERES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS, AVALIANDO O RENDIMENTO DOS EDUCANDOS NUMA PERSPECTIVA DE PROGRESSÃO DE SUA APRENDIZAGEM; GARANTIR O CUMPRIMENTO DOS DISPOSITIVOS LEGAIS PRESENTES NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL E NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; ELABORAR E CUMPRIR O CALENDÁRIO ESCOLAR EM CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE; ACOMPANHAR O CONTROLE DE MATRICULA, EVASÃO, REPETÊNCIA, FREQUENCIA E INFREQUÊNCIA VOLTADOS AO ENSINO FUNDAMENTAL; OFERECER SUPORTE PEDAGÓGICO NECESSÁRIO AO BOM DESEMPENHO DAS UNIDADES DE ENSINO; PROMOVER FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES; EXPANDIR OS DISPOSITIVOS DA LEI 11.274/06, QUE DISPÕE SOBRE A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS; E FAZER CUMPRIR A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL E SEUS ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS.

  8. DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL FORMULAR, IMPLEMENTAR E AVALIAR AS AÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE VENHAM DESENVOLVER OS ASPECTOS COGNITIVOS, SOCIOAFETIVOS E PSICOMOTORES DOS EDUCANDOS; PRODUZIR RELATÓRIOS, PROJETOS E PARECERES TÉCNICO E PEDAGÓGICOS, AVALIANDO O RENDIMENTO DOS EDUCANDOS NUMA PERSPECTIVA DE PROGRESSÃO SOCIOEDUCATIVA; GARANTIR O CUMPRIMENTO DOS DISPOSITIVOS LEGAIS PRESENTES NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL E NO REFERENCIAL CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE VERSAM SOBRE A GARANTIA DO ACESSO E PERMANÊNCIA DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA; ELABORAR E CUMPRIR O CALENDÁRIO ESCOLAR EM CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE; OFERECER SUPORTE PEDAGÓGICO NECESSÁRIO AO BOM DESEMPENHO DAS UNIDADES DE ENSINO; E FAZER CUMPRIR A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL E SEUS ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS.

  9. DIVISÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E MAGISTÉRIO FORMULAR, IMPLEMENTAR E AVALIAR AS AÇÕES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; PRODUZIR RELATÓRIOS, PROJETOS E PARECERES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS, AVALIANDO O RENDIMENTO DOS EDUCANDOS NUMA PERSPECTIVA DE PROGRESSÃO DE SUA APRENDIZAGEM; GARANTIR O CUMPRIMENTO DOS DISPOSITIVOS LEGAIS PRESENTES NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DO ESTATUTO DO MAGISTÉRIO, NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO BÁSICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS CARREIRAS E REFERÊNCIAS (PCCR); ELABORAR E CUMPRIR O CALENDÁRIO ESCOLAR EM CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE; ACOMPANHAR O CONTROLE DE MATRICULA, EVASÃO, REPETÊNCIA, FREQUENCIA E INFREQUÊNCIA VOLTADOS A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; OFERECER SUPORTE PEDAGÓGICO NECESSÁRIO AO BOM DESEMPENHO DAS UNIDADES DE ENSINO; PROMOVER FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES; E FAZER CUMPRIR A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL E SEUS ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS; ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO; ACOMPANHAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO.

  10. DIVISÃO DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO FORMULAR, IMPLEMENTAR E AVALIAR AS AÇÕES VOLTADAS A ESCOLA ATIVA E FLUXO ESCOLAR; PRODUZIR RELATÓRIOS, PROJETOS E PARECERES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS, AVALIANDO O RENDIMENTO DOS EDUCANDOS NUMA PERSPECTIVA DE PROGRESSÃO DE SUA APRENDIZAGEM; GARANTIR O CUMPRIMENTO DOS DISPOSITIVOS LEGAIS PRESENTES NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NO DISPOSTO SOBRE A EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES RURAIS; ELABORAR E CUMPRIR O CALENDÁRIO ESCOLAR EM CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE; ACOMPANHAR O CONTROLE DE MATRICULA, EVASÃO, REPETÊNCIA, FREQUENCIA E INFREQUÊNCIA VOLTADOS AOS PROGRAMAS ESCOLA ATIVA, SABERES DA TERRA E FLUXO ESCOLAR; OFERECER SUPORTE PEDAGÓGICO NECESSÁRIO AO BOM DESEMPENHO DAS SALAS DE AULA ONDE FUNCIONAM OS PROGRAMAS; PROMOVER FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES; PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE ESCOLAS E COMUNIDADES RURAIS; IMPLEMENTAR METODOLOGIAS APROPRIADAS AO BOM DESEMPENHO DAS ESCOLAS NA ZONA RURAL; E FAZER CUMPRIR A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL E SEUS ASPECTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS.

  11. DIVISÃO DE INSPEÇÃO ESCOLAR GARANTIR O RECONHECIMENTO E LEGITIMIDADE DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES MUNICIPAIS E FILANTRÓPICAS DANDO SUPORTE ÀS SECRETARIAS ESCOLARES NO QUE TANGE AS QUESTÕES DE LEGALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR.

  12. DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO GARANTIR A IMPLEMENTAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS PDDE, PDE E PNLD, INTERAGINDO E ORIENTANDO A APLICAÇÃO DESTES RECURSOS E PROGRAMAS NAS ESCOLAS COM A DIVISÃO DE DESPESAS E CONTROLE PATRIMONIAL.

  13. DIVISÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EXECUTAR A POLÍTICA MUNICIPAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES, PROFESSORES E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO; DIRIGIR AS AÇÕES FORMATIVAS REALIZADAS NO SISTEMA; CONSTRUIR DIAGNÓSTICOS SOBRE OS IMPACTOS DE MINICURSOS, OFICINAS E FORMAÇÕES CONTINUADAS, NO GERAL, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, ESPECIFICAMENTE NOS INDICADORES EDUCACIONAIS; COORDENAR E EXECUTAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS ANOS INICIAIS, ATENDENDO TAMBÉM EM OUVIDORIA DOCENTE; ELABORAR E EXECUTAR PLANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

  14. DIVISÃO DE ESTATÍSTICA IMPLEMENTAR A BASE DE DADOS POSSIBILITANDO O ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; APRESENTAR RESULTADOS DE FORMA QUANTITATIVA ATRAVÉS DE GRÁFICOS; E DIVULGAR FAZENDO MANUTENÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS ACERCA DOS AVANÇOS E RETROCESSOS DA PERFORMANCE DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA TENTATIVA DE PROPOR SOLUÇÕES ÁS PROBLEMÁTICAS, TRABALHANDO COLETIVAMENTE COM A EQUIPE PEDAGÓGICA E DIREÇÃO ESCOLAR.

  15. COORDENAÇÃO FINANCEIRA DO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA / FUNDEB GARANTIR RECURSOS FINANCEIROS CONSIDERANDO A LEGISLAÇÃO QUE REGE O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA; DIRECIONAR OS RECURSOS DO FUNDO PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS E SOCIOEDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL; GARANTIR DA RECEITA OS VENCIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

  16. COORDENAÇÃO DE TRANSPORTE ESCOLAR PROMOVER O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO; GARANTIR O TRANSPORTE PARA A DINAMIZAÇÃO DO TRABALHO DA SUPERVISÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO DE MODALIDADES, ALÉM DAS AÇÕES DO GABINETE E DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA (DINAMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E DE EXPEDIENTE, ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, ETC).

  17. COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA, PROINFO E MÍDIAS NAS ESCOLAS PROMOVER OS FUNCIONAMENTOS DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA URBANOS E RURAIS; ZELAR PELA MANUTENÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, ESPAÇOS DE INCLUSÃO DIGITAL E DEMAIS SETORES LIGADOS AO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; SUPERVISIONAR AS AÇÕES INERENTES AS MÍDIAS NAS ESCOLAS PARA MANUSEIO ADEQUADO.

  18. COORDENAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SUPRIR, EM PARTE, AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; ATENDER AS ENTIDADES FILANTRÓPICAS, QUE DEVERÃO ESTÁ CADASTRADAS NO CENSO ESCOLAR E DEVIDAMENTE REGISTRADAS NO CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; ATENDER OS DISPOSITIVOS SOBRE O ATENDIMENTO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM CONFORMIDADE COM A LEI Nº. 11.947/2009, DE 16 DE JUNHO DE 2009; APOIAR AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COM INCENTIVOS PARA A AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DIVERSIFICADOS, PRODUZIDOS EM ÂMBITO LOCAL E PREFERENCIALMENTE PELA AGRICULTURA FAMILIAR E PELOS EMPREENDEDORES FAMILIARES RURAIS, PRIORIZANDO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS INDÍGENAS E DE REMANESCENTES DE QUILOMBOS; GARANTIR SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS ALUNOS, COM ACESSO DE FORMA IGUALITÁRIA, RESPEITANDO AS DIFERENCIAS BIOLÓGICAS ENTRE IDADES E CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS ALUNOS QUE NECESSITEM DE ATENÇÃO ESPECIFICA E AQUELES QUE SE ENCONTRAM EM VULNERABILIDADE SOCIAL; CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL, A APRENDIZAGEM, O RENDIMENTO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS DOS ALUNOS, POR MEIO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E DA OFERTA DE REFEIÇÕES QUE CUBRAM AS SUAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DURANTE O PERÍODO LETIVO.

  19. COORDENAÇÃO DE APOIO AO PESSOAL ACOMPANHAR POR MEIO ELETRÔNICO O INGRESSO, A PERMANÊNCIA, A LOTAÇÃO, A REMOÇÃO E A CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS AO PESSOAL DOCENTE E ADMINISTRATIVO; ZELAR PELO CUMPRIMENTO DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E REFERÊNCIAS DO PESSOAL DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL; GARANTIR O CUMPRIMENTO, DIRETOS E DEVERES, BEM COMO APLICAR PENALIDADES ADMINISTRATIVAS EM CONFORMIDADE COM A LEI CONSIDERANDO O REGIMENTO E ESTATUTO INTERNO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, DO SERVIDOR E DO MAGISTÉRIO; MANTER ATUALIZADO OS DADOS CADASTRAIS NO DOSSIÊ DO SERVIDOR, A SITUAÇÃO DE FREQUENCIA E INFREQUÊNCIA DOS SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; APURAR MEDIANTE COMISSÃO PRÓPRIA ATOS QUE CONTRARIE A ÉTICA PROFISSIONAL QUE COMPROMETAM O BOM DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; RESPONSABILIZAR PELA ALTERAÇÃO NOMINAL DE SALÁRIOS OU REMUNERAÇÕES NA FOLHA DE PAGAMENTO E ENCAMINHAR A SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS PARA EXECUÇÃO.

  20. COORDENAÇÃO DE DESPESAS E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDER A AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO NECESSÁRIO AO PROVIMENTO DO PLENO FUNCIONAMENTO DOS DIVERSOS SETORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; CONTROLAR A DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DE EXPEDIENTE E LIMPEZA DOS DIVERSOS SETORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS E PROJETOS QUE TENHAM DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA OU QUE EXIJAM AQUISIÇÃO DE FINANCIAMENTO; GARANTIR O REGISTRO DE ENTRADA E SAÍDA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS; PROCEDER A REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO NECESSÁRIO AO PROVIMENTO DO PLENO FUNCIONAMENTO DOS DIVERSOS SETORES DO ÓRGÃO GESTOR DE EDUCAÇÃO; E ASSEGURAR O TOMBAMENTO DOS BENS PATRIMONIAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; FAZER A DISTRIBUIÇÃO E CONTROLE DE ESTOQUE DE MATERIAL DIDÁTICO E DE EXPEDIENTE, LIMPEZA, PARA OS ÓRGÃOS PERTENCENTES À SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

  21. DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA GARANTIR O LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO DOS PRÉDIOS ESCOLARES; ASSEGURAR A CONSTRUÇÃO REFORMA E MANUTENÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DOS PRÉDIOS ESCOLARES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DE AÇÕES DESENVOLVIDAS POR PEDREIROS, ELETRICISTAS, ENCANADORES, ETC.; E ASSEGURAR A CONSTRUÇÃO, MANUTENÇÃO E REPAROS DE POÇOS ARTESIANOS E FOSSAS SANITÁRIAS.

  22. DIREÇÃO DO CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE PINHEIRO ATENDER AO PÚBLICO NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL. POSSIBILITAR A REALIZAÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS TRAZENDO PARA A COMUNIDADE UM VIÉS ACADÊMICO E CIENTÍFICO ATRAVÉS DE SUAS AÇÕES. ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL, FUNCIONAL E DOS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NO CENTRO. IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO E DAS DIRETRIZES DO SISTEMA. PRIORIZAR AS AÇÕES VOLTADAS A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

  23. PROFESSOR ORIENTADOR DE LÍNGUA PORTUGUESA (CURRICULISTA) GARANTIR O RENDIMENTO MÍNIMO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ÊNFASE NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA; E FORMAR CONTINUAMENTE OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, SUGERINDO METODOLOGIAS E FORMAS DE ATUAÇÃO DIDÁTICA.

  24. PROFESSOR ORIENTADOR DE ARTE E DIFUSÃO CULTURAL (CURRICULISTA) GARANTIR UM RENDIMENTO MÍNIMO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DANDO ÊNFASE AO ENSINO DE LINGUAGENS (PLÁSTICA, MUSICAL E CÊNICA); DINAMIZAR AÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NAS ESCOLAS; UTILIZAR ESPAÇOS SOCIOINTEGRADORES E DE RESGATE DO PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL, ALÉM DA MEMÓRIA SOCIAL; PROMOVER OFICINAS DE ARTE NAS DIVERSAS LINGUAGENS; DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM MELHORIAS NO ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZANDO A LINGUAGEM MUSICAL, SINESTÉSICA E CORPÓREA; ACOMPANHAR COM ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DAS MARCIAIS DO MUNICÍPIO; E FORMAR CONTINUAMENTE OS PROFESSORES DE ARTE SUGERINDO METODOLOGIAS E FORMAS DE ATUAÇÃO DIDÁTICA.

  25. PROFESSOR ORIENTADOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CURRICULISTA)ANOS FINAIS GARANTIR UM RENDIMENTO MÍNIMO NOS ANOS FINAIS NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS FUNDAMENTOS, ALÉM DO USO PEDAGÓGICO DO ESPORTE PARA DINAMIZAÇÃO DAS ESCOLAS, PLANEJANDO E IMPLANTANDO AÇÕES DESPORTIVAS; E FORMAR CONTINUAMENTE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SUGERINDO METODOLOGIAS E FORMAS DE ATUAÇÃO DIDÁTICA.

  26. PROFESSOR ORIENTADOR DE MATEMÁTICA (CURRICULISTA) GARANTIR UM RENDIMENTO MÍNIMO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ÊNFASE NO ENSINO E NO APRENDIZADO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA; E FORMAR CONTINUAMENTE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS, SUGERINDO METODOLOGIAS E FORMAS DE ATUAÇÃO DIDÁTICA.

  27. EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL FORMULAR AÇÕES DE INCLUSÃO E REINCLUSÃO ESCOLAR; IMPLEMENTAR AS AÇÕES DE COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR; IMPLANTAR NA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO O PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO; DINAMIZAR AÇÕES VOLTADAS AO ATENDIMENTO ESPECÍFICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL.

  28. SUPERVISOR ESCOLAR SUPERVISIONAR AÇÕES PLANEJADAS DO SISTEMA NUMA PERSPECTIVA POLIVALENTE; IMPLANTA E ACOMPANHA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO JUNTO COM OS PROFESSORES ORIENTADORES; COORDENA E ORGANIZA OS TRABALHOS OFERECENDO ASSISTÊNCIA AOS PROFESSORES ORIENTADORES FORNECENDO MATERIAIS E SUGESTÕES PARA INTERVENÇÕES; ACOMPANHAM A AVALIAÇÃO POR UNIDADE ESCOLAR; SUPERVISIONAR O RECONHECIMENTO E LEGITIMIDADE DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES MUNICIPAIS NO QUE TANGE AS QUESTÕES DE LEGALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR; SUPERVISIONAR AS CONDIÇÕES DE INFRAESTRUTURA DOS ESPAÇOS ESCOLARES TORNANDO-OS ADEQUADOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM; ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DOS PROFESSORES ORIENTADORES; ELABORAR RELATÓRIO MENSAL DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS SUPERVISIONADAS, ENCAMINHANDO-AS A COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ACOMPANHAR O CUMPRIMENTO DO CALENDÁRIO ESCOLAR.

  29. DIRETOR DE ENSINO DIRIGIR OS ASPECTOS FINANCEIROS, ADMINISTRATIVOS E PEDAGÓGICOS DA UNIDADE ESCOLAR COM FOCO NO ENSINO APRENDIZAGEM; DINAMIZAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA; IMPLANTAR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SISTEMÁTICO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DOCENTE, DISCENTE E FUNCIONAL; PROVIDENCIAR EM TEMPO HÁBIL O RESUMO DE PONTO E MOVIMENTO MENSAL; ELABORAR E EXECUTAR SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA; ADMINISTRAR SEU PESSOAL E SEUS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS; ASSEGURAR O CUMPRIMENTO DOS DIAS LETIVOS E HORAS-AULA ESTABELECIDAS; VELAR PELO CUMPRIMENTO DO PLANO DE TRABALHO DE CADA DOCENTE; PROMOVER MEIOS PARA RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS DE MENOR RENDIMENTO; ARTICULAR-SE COM AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE, CRIANDO PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE COM A ESCOLA; INFORMAR OS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS SOBRE A FREQUÊNCIA E O RENDIMENTO DOS ALUNOS, BEM COMO SOBRE A EXECUÇÃO DE SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA.

  30. ASSISTENTE DE DIREÇÃO ASSESSORAR O DIRETOR DE ENSINO NO QUE SE REFERE À DIMENSÃO PEDAGÓGICA, PLANEJANDO E IMPLEMENTANDO AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM; ALEM DE ASSISTIR O DIRETOR DE ENSINO NOS ASPECTOS ADMINISTRATIVOS ; VELAR PELO CUMPRIMENTO DO PLANO DE TRABALHO DE CADA DOCENTE; PROMOVER MEIOS PARA RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS DE MENOR RENDIMENTO; ARTICULAR-SE COM AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE, CRIANDO PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE COM A ESCOLA; INFORMAR OS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS SOBRE A FREQUÊNCIA E O RENDIMENTO DOS ALUNOS, BEM COMO SOBRE A EXECUÇÃO DE SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA.

  31. SECRETÁRIO ESCOLAR SUPERVISIONAR A EXPEDIÇÃO E TRAMITAÇÃO DE QUALQUER DOCUMENTO OU TRANSFERÊNCIA, ASSINANDO, CONJUNTAMENTE COM O DIRETOR, ATESTADOS, TRANSFERÊNCIAS, HISTÓRICOS ESCOLARES, DIPLOMAS, ATAS E OUTROS DOCUMENTOS OFICIAIS; ARTICULAR-SE COM OS SETORES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS PARA QUE, NOS PRAZOS PREVISTOS, SEJAM FORNECIDOS TODOS OS RESULTADOS ESCOLARES DOS ALUNOS REFERENTES ÀS PROGRAMAÇÕES REGULARES E ESPECIAIS; ORGANIZAR E MANTER ATUALIZADOS CADASTROS, LEGISLAÇÃO EM VIGOR, ARQUIVOS ATIVO, INATIVO, FICHÁRIOS, LIVROS E OUTROS INSTRUMENTOS DE ESCRITURAÇÃO DE UNIDADE ESCOLAR; REDIGIR OFÍCIOS, EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS, ATAS E OUTROS EXPEDIENTES; PREPARAR CERTIDÕES, ATESTADOS, HISTÓRICOS ESCOLARES E OUTROS DOCUMENTOS SOLICITADOS; PARTICIPAR DO PLANEJAMENTO GERAL DO ESTABELECIMENTO E DEMAIS REUNIÕES; CONHECER E APLICAR A LEGISLAÇÃO DO ENSINO NA ÁREA DE SUA COMPETÊNCIA; DESEMPENHAR OUTRAS ATIVIDADES COMPATÍVEIS COM A NATUREZA DO CARGO, QUE LHE FOREM ATRIBUÍDAS.

  32. PROFESSOR ORIENTADOR GARANTIR O DESEMPENHO DOS PROFESSORES, TENDO EM VISTA A MELHORIA DO ENSINO APRENDIZAGEM, COM ÊNFASE NA COMPREENSÃO DA LEITURA, ESCRITA E CÁLCULO; ANALISAR COM OS DIRETORES E PROFESSORES OS RENDIMENTOS DE APRENDIZAGEM BIMESTRAL; PARTICIPAR EFETIVAMENTE DA ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM; MANTER OS DIÁRIOS SEMPRE ATUALIZADOS E ASSINADOS; ACOMPANHAR O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES NAS UNIDADES DE ENSINO; SENSIBILIZAR O PESSOAL DOCENTE QUANTO À IMPORTÂNCIA DO CUMPRIMENTO DA AÇÃO PLANEJADA; ELABORAR RELATÓRIO MENSAL ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS UNIDADES, ENCAMINHANDO-OS A COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

  33. PROFESSOR GARANTIR O DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO, INTELECTUAL E COGNITIVO DOS EDUCANDOS; PLANEJAR O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, CONFORME A DIMENSÃO LEGAL E CURRICULAR DOS PCN’S E DA LDB; CUMPRIR OS DISPOSITIVOS PRESENTES NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL E NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS; PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS AÇÕES, ATIVIDADES E PROJETOS DESENVOLVIDOS NAS UNIDADES ESCOLARES; CUMPRIR O CALENDÁRIO ESCOLAR ACORDADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; ELABORAR INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; PARTICIPAR DE FORMAÇÕES CONTINUADAS OFERECIDAS PELO SISTEMA OU NÃO; ACOMPANHAR O RENDIMENTO ESCOLAR E OS COMPORTAMENTOS ATITUDINAIS DOS ALUNOS; E ENVOLVER-SE NAS AÇÕES, ATIVIDADES E PROJETOS DESENVOLVIDOS NAS COMUNIDADES E ESCOLAS; ZELAR PELA APRENDIZAGEM DO ALUNO; MINISTRAR OS DIA LETIVOS E HORAS-AULA ESTABELECIDAS, ALÉM DE PARTICIPAR INTEGRALMENTE DOS PERÍODOS DEDICADOS AO PLANEJAMENTO, À AVALIAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; COLABORAR COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DA UNIDADE ESCOLAR.

  34. AGENTE ADMINISTRATIVO REALIZAR FUNÇÕES ROTINEIRAS DE PEQUENA RESPONSABILIDADE E COMPLEXIDADE, DE SUPORTE ADMINISTRATIVO BUROCRÁTICO; REDIGIR ATOS ADMINISTRATIVOS CONFORME PADRÕES EXISTENTES, TAIS COMO: TEXTOS, TABELAS, FORMULÁRIOS E ETC; REGISTRAR, ACOMPANHAR A TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS E PROCESSOS, OBSERVANDO O PROTOCOLO DOS MESMOS; COLECIONAR LEIS, DECRETOS E ATOS DE INTERESSE DO ÓRGÃO ONDE ATUA; CLASSIFICAR, INFORMAR E CONSERVAR PROCESSOS E DOCUMENTOS; ATENDER O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO, PRESTANDO INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES RESPECTIVAS; FAZER LANÇAMENTOS, CÁLCULOS FINANCEIROS SIMPLES, MAPAS DE CONTROLE E ACOMPANHAMENTOS DIVERSOS; CONTROLAR MATERIAIS DOS ESTOQUES, PROVIDENCIANDO A REPOSIÇÃO NAS ÉPOCAS CERTAS; ACOMPANHAR E PROVIDENCIAR AS OBRIGAÇÕES LEGAIS E FISCAIS AGENDADAS; ORIENTAR OUTROS EMPREGADOS QUANDO À EXECUÇÃO DE SEUS TRABALHOS; RESPONSÁVEL POR MATERIAIS, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS SOB SUA RESPONSABILIDADE; EXERCER OUTRAS ATIVIDADES SEMELHANTES E COMPATÍVEIS DO MESMO GRAU DE DIFICULDADE/ RESPONSABILIDADE.

  35. AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS REALIZAR FUNÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS, DE PEQUENA RESPONSABILIDADE, AUTONOMIA E COMPLEXIDADE DE APOIO ÀS ATIVIDADES GERAIS, SOB A ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO; ARRUMAR, LIMPAR, LAVAR UTENSÍLIOS E DEPENDÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS; ABRIR E FECHAR JANELAS E PORTAS, LIGAR E DESLIGAR LUZES, APARELHOS, MÁQUINAS E ETC.; RECEBER E DISTRIBUIR DOCUMENTOS E CORRESPONDÊNCIA INTERNA; ATENDER A PEDIDOS DE EMPREGADOS MAIS GRADUADOS PARA SERVIÇOS EXTERNOS, COMO PEQUENAS COMPRAS, PAGAMENTOS EM BANCOS E ETC.; PREPARAR E SERVIR CAFÉ, REFRESCOS, MERENDAS, REFEIÇÕES, ZELANDO PELA QUALIDADE DOS ALIMENTOS; REQUISITAR MATERIAL E CONTROLAR O ARMAZENAMENTO, QUANDO NECESSÁRIO; EXERCER OUTRAS ATIVIDADES SEMELHANTES E COMPATÍVEIS DO MESMO GRAU DE DIFICULDADE/RESPONSABILIDADE; FAZER REPROGRAFIA COM A AUTORIZAÇÃO DO CHEFE IMEDIATO; E ENTREGAR DOCUMENTO E OUTRAS COMUNICAÇÕES.

  36. AGENTE DE PORTARIA RECEBER E ORIENTAR O PÚBLICO; CONTROLAR ENTRADA E SAÍDA DE PESSOAS E VEÍCULOS; RECEBER E TRANSMITIR RECADOS NOTIFICADOS, INTERFONADOS E OUTROS; RELATAR AS ANORMALIDADES VERIFICADAS AO SUPERIOR IMEDIATO; PRESTAR INFORMAÇÕES SOBRE A LOCALIZAÇÃO DOS SETORES; LEVAR AO CONHECIMENTO DO SUPERIOR IMEDIATO, QUAISQUER DEFEITOS DE FUNCIONAMENTO DOS SETORES; CONTROLAR E FISCALIZAR OS SERVIDORES QUE BATEM PONTO; EXECUTAR SERVIÇOS DE APOIO À COPA, COZINHA, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO; TRANSPORTAR MATERIAIS DE ESCRITÓRIO; ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS CADEIRANTES COM PRESTEZA E SOLIDARIEDADE; ZELAR PELA CONSERVAÇÃO DOS RELÓGIOS DE PONTO E/OU EQUIPAMENTOS DE AUTO-ATENDIMENTO DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA DOS SERVIDORES; E EXECUTAR OUTRAS ATIVIDADES CORRELATAS.

More Related