1 / 35

Causas do desperdício

Causas do desperdício. A mão-de-obra desqualificada. os improvisos. a não valorização da atividade de projeto. a falta de planejamento da obra. Causas do desperdício. Principais causas dos problemas patológicos na construção civil. Origem do problema. Índice (%). Projeto. 60,0.

eljah
Download Presentation

Causas do desperdício

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Causas do desperdício A mão-de-obra desqualificada os improvisos a não valorização da atividade de projeto a falta de planejamento da obra

  2. Causas do desperdício Principais causas dos problemas patológicos na construção civil Origem do problema Índice (%) Projeto 60,0 Construção 26,4 Equipamentos 2,1 Outros 11,5 Fonte: CONDE (2000)

  3. Causas do desperdício Principais causas dos problemas patológicos na construção em aço Fonte: PRAVIA e BETINELLI (1998)

  4. Causas do desperdício Possibilidade de intervenção e custos acumulados ao longo da produção de um empreendimento de construção

  5. Causas do desperdício Lei da evolução dos custos relativos de intervenção.

  6. Patologias Patologia é um termo utilizado para definir os problemas que acontecem nos diferentes tipos de edificações e que podem comprometer seu desempenho, não abordando somente o aspecto de segurança, mas também o resultado da obra acabada no atendimento das satisfações e dos anseios dos usuários.

  7. Patologias Vibração dos pisos; As trincas nos fechamentos laterais (inicialmente feitos com alvenaria); A corrosão da estrutura e As falhas estruturais.

  8. Detalhamento do projeto

  9. O que fazer para? aumentar a produtividade a qualidade das obras otimizar os custos otimizar os prazos

  10. É obrigatório buscar: padronização e gestão dos processos padronização e gestão de projetos padronização e gestão de fornecedores novas tecnologias substituição de processos tradicionais

  11. Causa e efeito CAUSA AUSÊNCIA OU DEFICIÊNCIA DE: - coordenação dos projetos - projetos para produção - especificações técnicas - projetos de canteiro, impermeabilização e vedações - informações técnicas - projeto sobre novos métodos construtivos - manuais de manutenção e uso - gestão da qualidade

  12. Causa e efeito EFEITO - aumento dos custos, dos prazos e das perdas - queda do lucro, da qualidade, produtividade e da durabilidade - dificuldades c/ seleção de materiais e controle dos serviços - problemas de interface projeto-obra, entre subsistemas e de higiene e segurança - necessidade de manutenção freqüente - reduzida utilização de novas alternativas construtivas - insatisfação do cliente.

  13. Sucesso de um empreendimento em estrutura metálica [1] Planejamento de todas as etapas do processo, desde a definição do produto até a entrega da obra ; [2] Formação de equipes multidisciplinares para o desenvolvi/to simultâneo dos projetos, e compatibilização antes da execução; [3] Existência de uma visão sistêmica comum a todos os participantes do processo de produção; [4] Elaboração de projetos para produção; [5] Associação da estrutura metálica a sistemas complementares compatíveis.

  14. Características da indústria da construção civil [1] a construção civil é uma indústria de caráter nômade; [2] seus produtos são únicos e não seriados; [3] sua produção é centralizada, não se aplicando conceitos de produção em linha; [4] sua produção é realizada sob intempéries; [5] utiliza mão-de-obra intensiva, com pouca qualificação e com alta rotatividade; [6] possui grande grau de variabilidade dos produtos; [7] possui pouca especificação técnica; [8] seu produto geralmente é único na vida do usuário; [9] possui baixo grau de precisão, se comparado com as demais indústrias.

  15. Características da indústria da construção civil [1] Pouca ou nenhuma interação no processo de projeto; [2] Desconsideração, na etapa de projeto, de condicionantes de fases subseqüentes; [3] Consideração, na etapa de projeto, de condicionantes desnecessárias para as fases subseqüentes; [4] Existência de pouca retroalimentação de informações para os projetistas; [5] Falta de liderança e responsabilidade pela obra como um todo.

  16. Estratégia e criação de valor Bens/Serviços produzidos Produtividade = Recursos eficazes + Perdas

  17. Estratégia e criação de valor

  18. Estratégia e criação de valor

  19. Estratégia e criação de valor

  20. Estratégia e criação de valor

  21. Estratégia e criação de valor

  22. Estratégia e criação de valor

  23. Estratégia e criação de valor

  24. Estratégia e criação de valor

More Related