universidade t cnica de lisboa instituto superior de ci ncias sociais e pol ticas n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas PowerPoint Presentation
Download Presentation
Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 16

Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - PowerPoint PPT Presentation


  • 116 Views
  • Uploaded on

Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Ciências da Comunicação. Semiologia. Pintura. Professora Doutora Sónia Pedro Sebastião Trabalho Realizado por: Carlos Couceiro Ciências da Comunicação.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Presentation Transcript
    1. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Ciências da Comunicação Semiologia Pintura Professora Doutora Sónia Pedro Sebastião Trabalho Realizado por: Carlos Couceiro Ciências da Comunicação

    2. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Introdução A Pintura é uma representação espelhada do real, perspectivada de forma subjectiva pelo pintor. Para melhor compreender uma pintura, é relevante conhecer o seu autor, as suas principais influências, a época em que viveu e os países pelos quais passou. Nos Anos 40, Salvador Dali abandona França, pouco tempo depois da invasão Nazi, viajando de Lisboa para os Estados Unidos graças ao compatriota Picassoque lhe financiou a viagem. Dali permanece exilado nos Estados Unidos até 1948. Foi nesta época (em 1943) que Dali pintou “GeopoliticusChild Watching the Birth of the New Man “ o quadro que hoje analiso e que se encontra no Salvador Dali Museum, em St. Petersburg, no estado da Florida (EUA) a

    3. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Leitura do Quadro Códigos Picturais – O francês LouisMarin sugere que a interpretação de um quadro implica um ou mais códigos de interpretação: O código perceptivo, código que interpreta visualmente um quadro, e o código de decifração, usado para tornar legível o quadro, decifrando.

    4. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Código Perceptivo No Plano Icónico evidencia-se um globo terrestre em forma oval num deserto, protegido por uma cúpula amarela escura e um manto branco. Um indivíduo caucasiano de aspecto robusto luta para eclodir do globo, impingindo o maleável globo para fora com o pé direito enquanto afinca a mão direita na superfície à procura de suporte para se erguer.

    5. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Código Perceptivo Um rasto de sangue escorre da fenda que o indivíduo criou. O seu eclodir é presenciado por um muito esguio individuo andrógino e uma pequena criança, de sexo indeterminado, aparentemente assustada, cuja sombra aparenta ser superior à do adulto.

    6. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Código Perceptivo Por um prisma cartográfico é possível discernir ainda que o indivíduo eclode da América do Norte, estando grande parte do continente invisível devido ao torso do sujeito. A sua mão direita está cravada sobre Inglaterra. O continente Europeu apresenta-se diminuto, quase invisível, enquanto o africano e o sul-americano apresentam-se dilatados.

    7. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Código de Decifração É possível afirmar que “TheGeopoliticusChild” reflecte a nova importância dos Estados Unidos da América no panorama mundial. O homem que emerge do ovo nasce de uma “nova” nação, que estava no processo de se tornar na maior super-potência do mundo. O ovo é um objecto que está presente em múltiplas obras de Dali, por estar, segundo o pintor, ligado ao pré-natal e ao intra-uterino, o que para ele simboliza a esperança e o amor. Podemos associar, ainda que de uma forma menos fundamentada, o ovo à esperança do autor por um melhor mundo pós-guerra.

    8. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Código de Decifração O destaque da África e da América do Sul representa a crescente importância do terceiro mundo, enquanto a Europa parece esmagada pela mão do homem, indicando o enfraquecer da importância da potência a nível internacional. O manto sob o ovo pode representar a simbólica placenta da nova nação, enquanto que o manto sobre o ovo pode representar uma cúpula (Dali era católico praticante), a Protecção Divina. Outra explicação pode dizer respeito às condições nefastas em que o novo homem nasce, com uma nuvem negra sobre si, simbolicamente representando o contexto político e social da época.

    9. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Código de Decifração A figura andrógina aponta para o homem emergente, reconhecendo a importância desta nova potência, enquanto a criança amedrontada representa o espírito da nova era, assustado com o mundo em plena 2ª Guerra Mundial. A grande sombra da criança pode expressar as dificuldades que a criança terá que enfrentar em oposição às que o adulto enfrentou na sua vida.

    10. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Código de Decifração O amarelo, abundante no quadro, simboliza a identidade, o processo de construção da sua identidade por parte do homem (ou seja, dos Estados Unidos). A pureza do manto branco é manchada pelo sangue, cuja cor vermelho, está intrinsecamente associada à expansão, à beligerância e à força.

    11. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Código de Decifração Outra suposição diz respeito à singular lágrima que África chora. Historicamente falando, a lágrima pode representar a aversão de Dali à guerra e destruição que afectava o continente na época, em parte devido à famosa Campanha do Norte de África, que opôs os Aliados (EUA; Inglaterra) ao Eixo (Alemanha; Itália). Esta suposição é fundamentada, em parte, pelo cenário do quadro (deserto) e pelo rasto de sangue visível no centro.

    12. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Funções da Linguagem Função Poética: A Dicotomia entre o nascer do sol e o pôr do sol, que tanto pode simbolizar o princípio ou o fim de uma era; Analogia entre o nascimento do homem e o nascimento dos ovíparos, ligada à analogia do nascimento do homem (Sujeito) e a do nascimento de uma nação (EUA). O sangue que escorre do ovo estabelece uma analogia entre o nascimento dos mamíferos e o nascimento dos ovíparos. Nascimento mais violento, visceral; O novo homem nasce em sangue, devido aos milhões de mortos que a segunda guerra mundial havia causado. O manto branco e limpo (possível referência à Tabula Rasa, de John Locke) que estava disposto para receber o homem está agora manchado pelo sangue.

    13. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Funções da Linguagem Função Fática (chama a atenção para o objecto-valor): O indivíduo andrógino aponta para o nascimento do novo homem evocando a atenção tanto da criança como a do observador/ receptor para o acontecimento.

    14. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Análise Sémica Sema Nuclear: Evolução geracional Núcleo Sémico: Ícone Ovo Ícone andrógino Ícone criança Sucessão dos dias (pôr do sol ou nascer do sol) Sema Diferencial: Natureza líquida do sangue+ Natureza sólida do ovo Natureza inanimada do ícone ovo + Natureza animada do ícone novo homem Sema Comum: Humanidade

    15. Universidade Técnica de LisboaInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Análise Sémica Sema Contextual: O Sema Contextual pode ser a nova grande magnitude dos Estados Unidos, ligado por analogia ao nascimento do Novo Homem, devido à localização do Novo Homem no globo mundial do qual ele procura eclodir. O nascimento assume um lugar de honra no quadro. O observador é chamado à atenção para o acontecimento pelo sujeito andrógino, suscitando no observador um interesse pelo efémero evento que está a presenciar (o eclodir simbólico dos Estados Unidos enquanto a maior potência do mundo de 1943). A diminuição do continente Europa correlaciona-se com a séria crise financeira e social pela qual o continente atravessava então; A lágrima singular do continente Africano põe em evidência os sacrifícios do mundo, ideia reforçada pelo rasto de sangue que o eclodir do ovo causa, o que nos remete para a natureza sangrenta e bélica do crescimento dos Estados Unidos.