1 / 9

DIREITO CONSTITUCIONAL III

DIREITO CONSTITUCIONAL III. Aula 14 – A operacionalização dos princípios jurídicos e a constitucionalização do Direito no Brasil. Conteúdo Programático desta aula. A operacionalização dos princípios jurídicos e a constitucionalização do Direito no Brasil. Questão objetiva:

Download Presentation

DIREITO CONSTITUCIONAL III

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIREITO CONSTITUCIONAL III Aula 14 – A operacionalização dos princípios jurídicos e a constitucionalização do Direito no Brasil

  2. Conteúdo Programático desta aula A operacionalização dos princípios jurídicos e a constitucionalização do Direito no Brasil

  3. Questão objetiva: Prova: Cesgranrio – BNDES – Advogado – 2010 O princípio da proporcionalidade, acolhido pelo direito constitucional brasileiro, compreende os seguintes subprincípios: (A) legalidade, moralidade e necessidade. (B) legalidade, moralidade e impessoalidade. (C) legalidade, impessoalidade e proporcionalidade em sentido estrito. (D) adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito. (E) adequação, necessidade e moralidade.

  4. Questão discursiva Uma fábrica localizada à beira do Rio Gandu lançava em suas águas diversos dejetos poluentes. O Poder Público, ciente daquela situação, determinou o fechamento da fábrica,apesar de haver no mercado um filtro que permitiria a manutenção de seu funcionamento com a eliminação da poluição. Neste caso, tendo em vista o conflito entre o direito à livre iniciativa e a proteção ao meio ambiente, além do princípio da proporcionalidade, diga se a medida adotada pelo Poder Público pode ser considerada inconstitucional.

  5. Questão objetiva: Letra D Questão discursiva: O fechamento da fábrica deve ser considerado inconstitucional. Ao analisar a relação meio-fim entre a medida adotada e a finalidade buscada, à luz do princípio da proporcionalidade, percebe-se que, embora a interdição da fábrica seja uma medida adequada (ou seja, capaz de interromper a poluição causada), existe uma outra medida disponível, apta a atingir o mesmo objetivo, restringido em menor grau a livre iniciativa (colocação do filtro). Neste caso, houve uma violação ao subprincípio da necessidade e, consequentemente, há vício de inconstitucionalidade.

  6. Questão objetiva: Prova: FCC - 2009 - DPE - SP - Defensor Público "A Constituição tem compromisso com a efetivação de seu núcleo básico (direitos fundamentais), o que somente pode ser pensado a partir do desenvolvimento de programas estatais, de ações, que demandam uma perspectiva não teórica, mas sim concreta e pragmática e que passe pelo compromisso do intérprete com as premissas do constitucionalismo contemporâneo." Este enunciado diz respeito à a) implementação de políticas públicas e ao neoconstitucionalismo. b) desconstitucionalização dos direitos sociais e à interpretação aberta da sociedade de Häberle. c) petrificação dos direitos sociais e à interpretação literal de Savigny.

  7. d) ilegitimidade do controle jurisdicional e ao ativismo judicial em direitos sociais. e) constituição reguladora de Juhmann e ao método hermenêutico clássico.

  8. Questão discursiva: João e Paulo mantêm uma relação amorosa há mais de quarenta anos. Interessados em estabelecer formalmente uma união estável, ambos o(a) procuram para saber se possuem meios para obter do Judiciário o reconhecimento de sua união como entidade familiar. À luz do fenômeno da constitucionalização do direito, estabeleça os principais argumentos favoráveis e contrários a pretensão de João e Paulo.

  9. Questão objetiva: Letra A Questão discursiva: favoravelmente à pretensão, o discente deverá discorrer sobre os princípios da dignidade humana, liberdade (de opção sexual) e igualdade (em relação aos casais de sexo diferente). Em sentido contrário, pode ser invocado o art. 226 da CF, que reconhece expressamente apenas a união estável entre homem e mulher. Não obstante, há quem defenda a tese de que isto não impede o reconhecimento, pela via legislativa ordinária ou mesmo através do Judiciário, de outras formas de união, notadamente aquela celebrada entre parceiros do mesmo sexo. Podem ser citados casos como o Resp 820475 e a ADI 4277, esta ainda pendente de julgamento pelo STF.

More Related