1 / 15

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA LES 0180: Introdução à Administração. Administração do Tempo: Ser educado é produtivo ?. Prof.: Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Aline Cristina Fermino. Março, 2011. Nossa reflexão:

raine
Download Presentation

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA LES 0180: Introdução à Administração Administração do Tempo: Ser educado é produtivo? Prof.: Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Aline Cristina Fermino Março, 2011

  2. Nossa reflexão: Você já notou que numa reunião grupal ou relação interpessoal, quando as pessoas são grosseiras ou mal educadas, o ambiente se torna improdutivo, já que se esquece do importante (contexto e conteúdo do dialogo ou da reunião) e se parte para agressões verbais (ou mesmo físicas), autodefesas, palavrões, destemperos, insultos, etc, estabelecendo e aumentando a animosidade e grosseria no ambiente?

  3. Por sua vez, quando neste ambiente as pessoas se respeitam e impera comportamento gentil e educado ganha-se em eficiência e em produtividade? Você já reparou nisso?

  4. Esta nossa reflexão tem sentido. Vai na direção do relato de Suzane G. Frutuoso (Reportagem “Pessoas Gentis são mais atraentes” – Estado de São Paulo, 13.03.11. p. 6) ao colher opiniões de psicólogos e resumir algumas idéias propostas pelo professor P. M. Forni (Univ. John Hopkins, EUA, em seu livro “Pessoas gentis são mais felizes” – Edit. Best Seller).

  5. Algumas reflexões (Vamos ler juntos) “Com cordialidade cria-se bem-estar, derruba a ansiedade, o estresse e a tristeza, além de aumentar a produtividade e nos tornar atraentes. Praticamente um elixir. Quem é menos gentil do que deveria acaba provando desses efeitos positivos num ambiente de pessoas educadas” (P.M.Forni).

  6. “Nas metrópoles, viver no anonimato e o elevado estresse são responsáveis pelas atitudes grosseiras” (P.M.Forni). “Há 20 anos, a queixa principal no consultório era a dificuldade de relações. Agora, é a impessoalidade das relações. Tem me assustado a fala do ‘eu sozinho’.” (psicóloga Claudia Stella, Univ. Mackenzie/SP). Há um embrutecimento dos costumes. “ A grosseria é tanta que as pessoas nem percebem” (Filósofa Olgária Mattos, Profa. UNIFESP/SP).

  7. Cordialidade vai além. É respeitar o espaço do outro, ser tolerante, agradecer, ajudar, fazer um elogio, sem contar o uso de palavras como “bom dia” e “por favor” (psicóloga Sâmia Simurro – Ass. Brasileira de Qualidade de vida, ABQV). “Praticar gentileza nas relações diárias, com os familiares e profissionais, cria uma integração que vai crescendo até se tornar um hábito” (S. Simurro). “Pessoa educada é grata; pessoa grata, é sempre educada” (E.M.Neves).

  8. Algumas dicas de P.M.Forni SAIBA LIDAR: 1) Não leve um comportamento hostil para o lado pessoal. 2) Esteja ciente de que a falta de educação tem várias origens (insônia, depressão, estresse). 3) Reaja com calma, evitando comportamento que possa agravar as hostilidades. 4) “Olho por olho, dente por dente” é uma metodologia ineficaz; não compre a insegurança alheia tornando-a sua.

  9. SAIBA LIDAR: 5) Não aproveite a oportunidade para diminuir a pessoa. 6) Quando necessário, trace os limites do que considera aceitável com tato e firmeza. 7) Se a conversa continuar com pouca razoabilidade, saiba a hora de parar. 8) Não parta do princípio segundo o qual a má-educação é um traço permanente da personalidade da pessoa.

  10. Reflexões “gota a gota”: Pare um instante, pense e pratique! Reportagem: Dê um voto de confiança para a gentileza cotidiana (Jornal de Piracicaba, 23-03-2011, p. A6) “As pessoas não se zangam pelo que fala, mas pelo MODO como você se manifesta em sua fala”. (psicólogo A. Rodrigues)

  11. “Gentileza é o remédio para todos os males, que serve de antídoto a brutalidade do sistema de relações, um sopro de beleza no cenário inóspito do cotidiano”. (J. Datrino) “No dia-a-dia, essa afirmação é mais do que necessária e pode ser facilmente conferida na prática. É a via de mão dupla, o colher o que se planta”. (J. Datrino)

  12. “A lei do retorno é infalível e quando se faz algo positivo ao outro, mesmo não o conhecendo, as pessoas envolvidas tem enaltecida a generosidade e a cidadania. É tomar o sentido do caminho certo, da missão cumprida, do fazer sem esperar recompensa, mas por criar uma corrente de fazer o bem”. (A. Oliveira Silva) “Gentileza é uma palavra mágica quase em extinção, que traz sempre bons resultados a quem dá e a quem recebe” (psicóloga D. Malafaia). Segundo Malafaia, atitudes gentis estão relacionadas à educação familiar, por isso é comum notar esse comportamento em crianças, pois é nato”.

  13. “Gentileza é uma forma de carinho, de amor, de mostrar ao outro que a gente lhe dispensa atenção e lhe dá importância”. (D. Malafaia)

  14. “Pessoas esquecem o que você faz, mas nunca o que você a fez sentir” (Anônimo). Portanto, muito cuidado no tratamento com as pessoas. Não são iguais. Os sentimentos são os mais diferentes. Há palavras proferidas ou gestos manifestados que podem ferir a sensibilidade de pessoas próximas. Pensem bem em seu comportamento e atitudes, respeitem as diferenças. (E. M. Neves)

  15. OBRIGADO!

More Related