1 / 12

OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE

OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE. Regionais representadas: 11ª; 12ª, 13ª, 14ª, 15ª Todas as categorias estão representadas. Gestão do Trabalho em Saúde.

deidra
Download Presentation

OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE Regionais representadas: 11ª; 12ª, 13ª, 14ª, 15ª Todas as categorias estão representadas

  2. Gestão do Trabalho em Saúde • Deve ser entendida como um trabalho conjunto de todos os envolvidos no processo de trabalho em saúde, onde se deva trabalhar uma política de desenvolvimento e a promoção da dignidade do trabalho em Saúde. • O cenário atual: Uma prática autoritária e centralizada, sem comprometimento com a qualidade dos serviços prestados. Trabalhadores atuando como operários em uma linha de produção, numa visão mecanicista.

  3. A proposta: Uma interação entre gestores, trabalhadores, formadores e usuários no planejamento e execução das ações em saúde. Essa nova forma de agir resulta em um trabalho humanizado e viabiliza modificações profundas na forma de entender e agir dos trabalhadores. Também adota a gestão democrática como princípio constitutivo de um processo permanente de construção da gestão do trabalho em saúde.

  4. 1-Desprecarização dos vínculos de trabalho no SUS • O cenário atual: encontra-se com trabalhadores/profissionais atuando sem concursos públicos, com contratos temporários, o que dificulta a criação de um vínculo entre o profissional, a comunidade e o próprio serviço. Apresenta deficiências na formação profissional.

  5. A proposta: Ampliar a participação do trabalhador na gestão do trabalho. Observância às diretrizes do SUS e da Constituição Federal. Concurso público como única forma de ingresso nos serviços. A educação permanente como estratégia de formação dos trabalhadores e melhoria da qualidade dos serviços.

  6. 2-PCCS • O cenário atual: Descumprimento da legislação trabalhista; ausência de PCCS em várias instituições; desconhecimento dos próprios trabalhadores e gestores sobre seus direitos e deveres. • A proposta: Uma ampla discussão nos próprios serviços sobre a realidade local; mobilização e articulação dos trabalhadores com os órgãos de defesa dos seus direitos; sensibilização dos gestores quanto à essa causa.

  7. 3 - Negociação do Trabalho no SUS • O cenário atual: os municípios não estão organizados quanto à negociação do trabalho. Falta uma discussão contínua, descentralizada e com maior autonomia. • A proposta: Criação de espaços de debates constantes, em grupos, com embasamento teórico para essas discussões.

  8. 4 - Regulação do Trabalho em Saúde • O cenário atual: No Brasil é livre o exercício de qualquer profissão desde que regulamentada. A regulação é feita pelo Estado através dos conselhos regionais e federais de cada profissão. • A proposta: Melhor atuação dos conselhos para o atendimento dos interesses da sociedade.

  9. 5 - Fortalecimento da capacidade gestora em Estados e Municípios • O cenário atual: no Brasil temos diferentes situações relativas à gestão. Entendemos que já observamos mudanças positivas com a Estratégia Saúde da Família. No entanto, Estados e Municípios continuam “enfraquecidos” em sua capacidade gestora. Falta posicionamento do Estado e Municípios, cobrança da sociedade e dos profissionais que não exercem seus direitos e aceitam situações de injustiças no trabalho

  10. A proposta: As normas já estão estabelecidas na Constituição e nas Leis que regem o SUS. Cabe ao Estado dar condições para que sejam cumpridas essas leis destinando à população serviços de saúde de qualidade e dignos. À sociedade cabe a cobrança dos seus interesses junto ao Estado .

  11. 6 - Financiamento da gestão do Trabalho • O cenário atual: Faltam incentivos na área, não somente financeiros mas também investimentos em formação continuada e permanente dos trabalhadores. • A proposta: Ampliar e fiscalizar investimentos financeiros na área de gestão e fortalecer os Pólos de Educação Permanente como instância de formação continuada e permanente dos trabalhadores para a gestão do trabalho em saúde.

  12. PARTICIPEMOS DA CONSTRUÇÃO, DIVULGAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E DO CUMPRIMENTO DA LEI

More Related