1 / 33

Embriologia

Embriologia. Sistema reprodutor e Gametogênese. Cada sexo possui órgãos reprodutores que produzem e transportam as células germinativas (os gametas) das gônadas (testículos ou ovários) para o local de fecundação na tuba uterina. II- Sistema reprodutor masculino.

zarita
Download Presentation

Embriologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Embriologia

  2. Sistema reprodutor e Gametogênese

  3. Cada sexo possui órgãos reprodutores que produzem e transportam as células germinativas (os gametas) das gônadas (testículos ou ovários) para o local de fecundação na tuba uterina

  4. II- Sistema reprodutor masculino

  5. Funções do Sistema Reprodutor Masculino

  6. O que é o Sistema Reprodutor Masculino? • O Sistema Reprodutor Masculino consiste na evolução dos caracteres sexuais masculinos, que surge na Puberdade. Com o desenvolvimento dos caracteres sexuais, os órgãos sexuais sofrem uma maturação que torna possível a reprodução.

  7. O sistema reprodutor masculino é formado por: 1-Testículos ou gônadas 2-Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra. 3-Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais. 4-Pênis 5-Escroto

  8. TESTÍCULOS São as gônadas masculinas. Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os túbulos seminíferos Esses ductos são formados pelas células de Sértoli e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Em meio aos ductos seminíferos, as células intersticiais ou de Leydig (nomenclatura antiga) produzem  os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários:

  9. Hormônios - caracteres sexuais secundários: * Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pêlo pubiano. * Estimulam o crescimento das glândulas sebáceas e a elaboração do sebo. * Produzem o aumento de massa muscular nas crianças durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares. * Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz. * Fazem com que o desenvolvimento da massa óssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.

  10. 2-VIAS ESPERMÁTICAS: EPIDÍDIMOS São dois tubos enovelados que partem dos testículos, onde os espermatozóides são armazenados. CANAIS DEFERENTES São dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. Levam o espermatozóide do epidídimo para o canal ejaculatório URETRA É comumente um canal destinado para a urina, mas os músculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereção para que nenhuma urina entre no sêmen e nenhum sêmen entre na bexiga. Todos os espermatozóides não ejaculados são reabsorvidos pelo corpo dentro de algum tempo.

  11. Vias espermáticas • É todo o trajeto percorrido pelos espermatozóides desde sua formação armazenamento e ejaculação • Trajeto: Túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra

  12. 3- GLÂNDULAS ANEXAS : PRÓSTATA: Glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e  ativa os espermatozóides.  GLÂNDULAS BULBO URETRAIS: Sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual. VESÍCULAS SEMINAIS:  Responsáveis pela produção de um líquido, que será liberado no ducto ejaculatório que, juntamente com o líquido prostático e espermatozóides, entrarão na composição do sêmen. O líquido das vesículas seminais age como fonte de energia para os espermatozóides

  13. 4- PÊNIS: Éconsiderado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra).

  14. 5- ESCROTO: Consiste em uma bolsa situada atrás do pênis e abaixo da sínfise púbica. Saco Escrotal ou Bolsa Escrotal ou Escroto: Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido.E não podem se desenvolver adequada-mente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal. 

  15. Função de cada Órgão Sexual • Próstata – Glândula que produz o líquido prostático, o que garante a sobrevivência dos espermatozóides. • Vesículas Seminais –São duas glândulas que secretam um líquido viscoso composto principalmente por frutose, prostaglandinas e várias proteínas que fornecem nutrição e energia para o espermatozóide • Canal Deferente – Canal que conduz os espermatozóides até à uretra. • Uretra – Canal que serve para expulsar a urina e o esperma para o exterior.

  16. Função de cada Órgão Sexual • Pênis – Órgão sexual que é atravessado pela uretra, o que permite a condução dos espermatozóides e da urina até ao exterior. • Testículo – Gónada responsável pela produção dos gâmetas masculinos (Espermatozóides) e pela secreção de uma hormona sexual masculina (Testosterona). • Epidídimo – Local onde se dá a maturação dos espermatozóides (tornam-se férteis e móveis). • Escroto – Bolsa que contém os testículos.

  17. Espermatogênese

  18. Espermiogênese

  19. Constituição Básica do Espermatozóide • Cabeça – Onde está alojado o material genético que fará parte do novo ser. • Peça Intermédia – Constituída pelo colo e corpo. • Cauda – Flagelo que permite a mobilidade.

  20. Morfologia do Espermatozóide

  21. Espermatozóides

  22. Espermatozóide O volume ejaculado varia de 2 a 6 mL Ossptzmovem-se de 2 a 3 mm por minuto Se movem lentamente no ambiente ácido da vagina, mas muito rapidamente no ambiente alcalino do útero Cerca de 200 sptz alcançam o sítio da fecundação (a maioria degenera na sua passagem pelo trato genital feminino)

  23. CONTAGEM DOS ESPERMATOZÓIDES A análise do sêmen é uma parte importante da avaliação da infertilidade do homem Os espermatozóides são responsáveis por menos de 5% do sêmen O restante do ejaculado consiste em secreções de glândulas seminais (60%), próstata (30%) e das glândulas bulbouretrais (5%) Fértil: mínimo de 20 milhões de sptz por mL. (40% móveis após 2h e alguns móveis após 24hs) Infértil: menos de 10 milhões de sptz por mL.

  24. SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

  25. VASECTOMIA Método mais eficaz de contracepção masculina Excisão de um segmento do ducto deferente Após a vasectomia não existem espermatozóides no ejaculado, mas a quantidade de fluido seminal permanece a mesma de antes do procedimento

  26. Regulação Hormonal no Homem • A Testosterona começa a ser produzida durante a vida embrionária e a sua produção aumenta na puberdade! • Este hormonio tem várias funções: • Crescimento dos órgãos sexuais; • Aparecimento e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários; • Produção de espermatozóides.

  27. Regulação Hormonal no Homem • LH – estimula as células de Leydig dos testículos a produzirem testosterona. • FSH – Estimula a fase proliferativa da espermatogê-nese, onde o espermatócito 1 evolui para espermató-cito 2. • BHCG – Hormônio placentário que estimula o desenvolvimento dos testículos fetais, promovendo a diferenciação dos órgãos sexuais masculinos.

More Related