1 / 58

VÁRIAS PERSPECTIVAS DA VISITA DE ESTUDO AO ECOCENTRO DO MUNDÃO ESEN EFA-B3 2007-2008

VÁRIAS PERSPECTIVAS DA VISITA DE ESTUDO AO ECOCENTRO DO MUNDÃO ESEN EFA-B3 2007-2008.

zareh
Download Presentation

VÁRIAS PERSPECTIVAS DA VISITA DE ESTUDO AO ECOCENTRO DO MUNDÃO ESEN EFA-B3 2007-2008

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VÁRIAS PERSPECTIVAS DA VISITA DE ESTUDO AO ECOCENTRO DO MUNDÃO ESEN EFA-B3 2007-2008

  2. Ecocentro é um parque vedado com enormes contentores, onde podemos entregar o lixo para separar, como vidro, papel e plásticos mas principalmente outros resíduos mais específicos e que não se depositam nos ecopontos locais, tais como: óleos, computadores, outros metais, móveis, electrodomésticos, vegetais e pilhas, entre outros. A entrega de resíduos nos Ecocentros é inteiramente gratuita e aberta à população em geral.

  3. Papel/Cartão:Cartões,jornais, revistas, livros, sacos de papel

  4. Plástico/Metal:Latas, aerossóis, conservas, garrafas, frascos e caixas de plástico

  5. Vidro:Garrafas e embalagens de vidro vazias

  6. Resíduos verdes:Ramos de árvores e aparas de jardim

  7. Óleos usados:Óleos hidráulicos de lubrificação e óleos de motores de explosão

  8. Madeira:Paletes, soalhos, divisórias, contraplacados e móveis

  9. Monstros domésticosColchões, frigoríficos, fogões, pilhas e baterias, entre outros

  10. DECOMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS Quanto tempo demora para se decompor cada tipo de lixo

  11. A visita ao ecocentro

  12. Como funcionam os Ecocentros? Os ecocentros funcionam como centros de separação dos resíduos para valorização, reciclagem ou envio de alguns detritos acumulados para outro tipo de tratamento (aterro sanitário). Constituem, desta forma, elementos essenciais para uma melhoria do ambiente, permitindo que materiais que de outra forma seriam desperdiçados ou despejados de modo selvagem, sejam recuperados.

  13. Uma das funcionárias do ecocentro veio-nos explicar o funcionamento do ecocentro e como era separado o lixo.

  14. Para o lixo ficar bem separado um do outro é colocado em vários ecopontos, neste que estamos a ver deposita-se o plástico.

  15. Aqui, como podemos ver, é o contentor do papel e cartão. Como nos informou a funcionária, todos os cartões e papeis com restos de agrafos são retirados.

  16. De seguida passamos a ver o ecoponto da madeira, onde espreita o Daniel com alguma curiosidade os materiais lá depositados.

  17. Como se pode ver, aqui encontra-se o ecoponto do vidro, onde se depositam todas as garrafas de vidro sem tampa e outros tipos de vidros.

  18. O Adriano, com o seu ar de explorador, não se conteve de ver e abrir um dos electrodomésticos. No ecoponto dos electrodomésticos não se depositam as máquinas de lavar roupa, por terem betão, que ser-lhe-á retirado para depois serem recicladas.

  19. O que vemos nesta foto são as chaminés do aterro que está enterrado debaixo deste terreno.

  20. Quanto tempo demora a degradar-se o nosso lixo? • Nem tudo o que deitamos para o lixo se decompõe com a mesma facilidade. O papel e as beatas são biodegradáveis. Mas, o vidro, o plástico e o alumínio podem demorar milhares de anos a degradar-se, ainda que possam aproveitar-se após reciclados.

  21. A lignina, substância que dá rigidez às células vegetais, é dos componentes mais importantes do papel. Ela não se decompõe facilmente, pois as moléculas são maiores do que as bactérias que as destroem. Jornais podem permanecer intactos por décadas. 3 Meses

  22. 6 Meses Os microrganismos, transformam a matéria orgânica de forma eficaz. O miolo de uma maçã, que se decompõe em seis meses, pode conservar-se por um ano num lugar mais ameno. Porque o orvalho dificulta a proliferação dos micróbios e diminui a capacidade devoradora.

  23. Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. 5 Anos

  24. Mais De 30 Anos A deterioração de um fósforo de madeira começa com a invasão da lignina — seu principal ingrediente — por hordas de fungos e insectos xilófagos, os que comem madeira. Isto é lento, demora cerca de seis meses.

  25. Mais de 100 Anos As qualidades do plástico — a durabilidade e resistência à humidade e aos produtos químicos — impedem sua decomposição. Estima-se que uma garrafa de plástico demore centenas de anos a desaparecer.

  26. 10 Anos Os metais, não são biodegradáveis. Uma lata de aço leva dez anos, a converter-se em óxido de ferro. Uma lata de alumínio nunca se corrói. E parte dos refrigerantes é vendida em latas de alumínio.

  27. O vidro nunca se biodegradará. A sua resistência é tanta, que arqueólogos encontraram utensílios de vidro do ano 2000 A.C. É composto de areia, sódio, cal e vários aditivos. Um recipiente de vidro demora 4.000 anos para desaparecer. 4000 Anos

  28. Aprendi algo, sinto mais vontade para: R e d u z i r R e c i c l a r R e u t i l i z a r

  29. ECOCENTRO

  30. ECOCENTRO É UM PONTO DE RECICLAGEM DE LIXOS ONDE SE PODE DEPOSITAR TODO O TIPO DE LIXO DESDE: • VIDRO • CARTÃO • PLÁSTICO • MADEIRA • ELECTRODOMÉSTICOS • ETC…

  31. Uma das viaturas da empresa “cespa” de recolha de lixo.

  32. Um dos vários contentores do Ecocentro. Neste caso do “Plástico”.

  33. A curiosidade de um dos nossos colegas nos electrodomésticos para reciclar.

  34. Agradecimento, pela boa forma como fomos recebidos, a todo o pessoal do ecocentro e também a despedida.

  35. A visita ao ecocentro foi muito enriquecedora.

  36. Uma das funcionárias do ecocentro veio-nos explicar como era separado o lixo.

  37. Para o lixo ficar bem separado um do outro é colocado em vários contentores.

  38. Aqui, como podemos ver, é o contentor do papel e cartão.

  39. De seguida, passamos a ver o ecoponto da madeira onde espreita o Daniel com curiosidade.

  40. Como se pode ver, aqui é o ecoponto do vidro «das bebidas ingeridas pelos jovens».

  41. O Adriano, com o seu ar de explorador, teve curiosidade de ver e abrir um dos electrodomésticos.

  42. Aqui é onde saem os vapores do aterro sanitário.

  43. ECOCENTRO

  44. O que são Ecocentros? • Um Ecocentro é um parque amplo com contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e/ou reciclagem. Quando utilizamos os Ecocentros, os resíduos aí recolhidos são encaminhados para unidades de reciclagem ou tratamento, tendo por vezes de passar por uma separação mais fina no Centro de Triagem. A reciclagem produzirá bens reciclados de papel e cartão, vidro, plástico, metais, derivados de madeira, materiais de construção e composto para a agricultura.

  45. Papel e Cartão • Aqui podemos colocar todo o tipo de papel e cartão simples ou complexo, jornais e revistas, papel de embrulho, livros, catálogos, sacos de papel, caixas de cartão, etc. Devem ser evitados materiais contaminados como guardanapos, ou papel com outras substâncias, como, papel vegetal ou de alumínio, autocolantes e faxes!

  46. Plásticos Neste contentor podemos depositar garrafas e outras embalagens de plástico,sacos, baldes e bacias, embalagens de leite. Devemos ter o cuidado de não depositar neste contentor materiais como borrachas, couro, seringas, carpetes de automóvel.

More Related