1 / 13

SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE

SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE. JACKSON MEDEIROS TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. BREVE HISTORICO.

Download Presentation

SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE JACKSON MEDEIROS TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

  2. BREVE HISTORICO A primazia dos meios de produção em detrimento da própria saúde humana é fato que, infelizmente, vem sendo experimentado ao longo da história da sociedade moderna. É possível conciliar economia e saúde no trabalho.

  3. As doenças aparentemente modernas (stress, neuroses e as lesões por esforços repetitivos), já há séculos vem sendo diagnosticadas. Os problemas relacionados com a saúde intensificam-se a partir da Revolução Industrial. As doenças do trabalho aumentam em proporção a evolução e a potencialização dos meios de produção, com as deploráveis condições de trabalho e da vida das cidades.

  4. A OIT - Organização Internacional do Trabalho, em 1919, com o advento do Tratado de Versalhes, objetivando uniformizar as questões trabalhistas, a superação das condições subumanas do trabalho e o desenvolvimento econômico, adota seis convenções destinadas à proteção da saúde e à integridade física dos trabalhadores (limitação da jornada de trabalho, proteção à maternidade, trabalho noturno para mulheres, idade mínima para admissão de crianças e o trabalho noturno para menores).

  5. Até os dias atuais diversas ações foram implementadas envolvendo a qualidade de vida do trabalho, buscando intervir diretamente nas causas e não apenas nos efeitos a que estão expostos os trabalhadores.

  6. Em 1919, por meio do Decreto Legislativo nº 3.724, de 15 de janeiro de 1919, implantaram-se serviços de medicina ocupacional, com a fiscalização das condições de trabalho nas fábricas.

  7. História da segurança no Brasil • A Segurança do Trabalho passou a ser conhecida com a Revolução Industrial que chegou ao Brasil por volta do inicio da década de 30, e embora posterior em relação a outros países desenvolvidos, não foram aproveitadas as experiências e os avanços conquistados, o que mais tarde na década de 70, culminou com a conquista do titulo de Campeão Mundial de Acidentes do Trabalho.

  8. As primeiras iniciativas no Brasil relativas à saúde e segurança dos trabalhadores datam (do ano de 1500, quando os portugueses pagavam adicional de insalubridade aos índios com espelhos e pentes )da década de 20. Em 1934, foi criada a Inspetoria de Higiene de Saúde e Segurança do Trabalho, assumindo a responsabilidade de Normatização e Fiscalização dos ambientes e Condições do Trabalho, visando à preservação da saúde dos trabalhadores. Em 1941, no Rio de Janeiro, foi fundada a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes.

  9. Somente a partir de 1944, houve uma legislação prevencionista mais completa, quando começou a vigorar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que tinha como base a Carta de Lavoro, da Legislação Italiana (que dizia: após 50 minutos de trabalho, 10 minutos é pra descansar

  10. Em 27 de julho de 1972, tornou-se obrigatória à existência de Serviços Especializados em Segurança e de Medicina do Trabalho (SESMT) em empresas que se enquadravam nos critérios estabelecidos pela Portaria n° 3.237 baixada nesta data.

  11. A Portaria n° 3.214 de 08 de junho de 1978 aprovou as Normas Regulamentadoras – NR (que hoje contam com 33)– do Capítulo V, Título II, da CLT, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.

  12. Após esta data, já foram emitidos mais de 90 (noventa) portarias e decretos alterando a Legislação, adequando as NR às novas exigências de um mercado de trabalho em constante evolução.

  13. As tendências da Saúde e Segurança no Brasil é cada vez mais reconhecer o valor das condições de SST para a produtividade e competitividade, pois ser visto como uma país campeão de acidentes do trabalho como nos anos 70 não é muito bom.

More Related