1 / 19

Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio Supervisionado em Língua Materna II rof . Ms . Marcos Paulo Torres Pereira.

vlora
Download Presentation

Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio Supervisionado em Língua Materna II rof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira

  2. Fase Projectual– elaboração de Projeto com plano de ação à intervenção pedagógica

  3. Projeto de Intervenção Plano de Ação Caráter investigativo Caráter interventivo Análise do diagnóstico da escola Resposta ao diagnóstico da escola Aspectos que propiciam ou atrapalham a formação de um estudante crítico e emancipado competente ao desenvolvimento de leituras/estudos literários

  4. Plano de Ação Caráter investigativo Por que se faz necessária uma intervenção? Quais problemas foram percebidos? Como se caracteriza a proficiência leitora dos estudantes? Que instrumentos poderiam auxiliar a intervenção? Como se caracteriza a biblioteca da escola? Ela possui biblioteca? Como o professor cultiva o hábito de leitura de seus estudantes? O espaço escolar se adequa às necessidades educativas? Há outros espaços na escola que possam ser empregados? No que tange ao tempo escolar, como se organizam as aulas de literatura?

  5. Plano de Ação Caráter interventivo Como se desenvolverá a intervenção? Como responder aos problemas percebidos? Como trabalhar a proficiência leitora dos estudantes? Quando se dará a intervenção? Como instrumentalizar a biblioteca da escola, caso a possua? Como mediar o hábito de leitura dos estudantes? Onde se dará a intervenção? Que outros espaços na escola podem ser empregados? Como se deve planejar as aulas de literatura? Que materiais empregar à intervenção?

  6. Partes do Projeto Capa Folha de Rosto Introdução Justificativa Objetivos (Geral e Específicos) Plano de ação Recursos (humanos e físicos) Cronograma Referenciais bibliográficos Anexos

  7. Capa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS MEMBROS DA EQUIPE PROJETO DE INTERVENÇÃO MACAPÁ. JULHO DE 2013

  8. MEMBROS DA EQUIPE Folha de Rosto: PROJETO DE INTERVENÇÃO • Projeto de Intervenção submetida à Coordenação de Letras da Universidade Federal do Amapá, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Estágio Supervisionado em Língua Materna II • Orientador: Prof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira MACAPÁ. JULHO DE 2013

  9. Apresentação do Projeto (O que será a intervenção? Qual o tema? Onde será? Quanto tempo levará? Para quem será?) Introdução Identificação da Escola Identificação da Turma O que se espera com a intervenção? O que se espera solucionar?

  10. Por que essa intervenção? Que problemas encontrou? Justificativa Que resposta busca dar? Qual a importância da intervenção? Para que essa intervenção?

  11. Objetivos Objetivo Geral Objetivos Específicos

  12. Geral Objetivos Para que essa aula? Qual o seu intuito? Específicos

  13. Exemplo: • OBJETIVO GERAL • Garantir a execução de todas as ações previstas de maneira que venha desenvolver no estudante suas capacidades afetivas e cognitivas para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania, garantindo seus direitos e apontando seus deveres.   • OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Acompanhar com o professor o planejamento anual; • Orientar o professor na elaboração de planejamentos; • Colaborar para a realização de planejamentos dos professores; • Auxiliar os professores no desenvolvimento e monitoramento dos projetos.

  14. Plano de ação

  15. Plano de Ação Metodologia Como será? O que se irá realizar? O passo a passo...

  16. Recursos Do que ou de quem você precisa, mas que não tem?

  17. Cronograma de Ações

  18. Referenciais bibliográficos ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. GUINSKI, Lilian Deise de Andrade. Estudos literários e culturais na sala de aula de língua portuguesa e estrangeira. Curitiba: Edição do Autor, 2007. KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 1989. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008. PIETRI, Émerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.

  19. Anexos

More Related