1 / 10

BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA

BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA. A transferência da Corte para o Brasil. upload.wikimedia.org. Com a invasão de Portugal pelas tropas francesas, a Corte portuguesa transferiu a sede do governo para o Brasil, chegando aqui em janeiro de 1808.

thimba
Download Presentation

BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA A transferência da Corte para o Brasil upload.wikimedia.org Com a invasão de Portugal pelas tropas francesas, a Corte portuguesa transferiu a sede do governo para o Brasil, chegando aqui em janeiro de 1808.

  2. BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA A Corte no Brasil Fontes: upload.wikimedia.org e História do Brasil para principiantes Em 1810, foi assinado o Tratado de Comércio, Navegação e Amizade com a Inglaterra, o que contribuiu para a entrada maciça de produtos ingleses no Brasil.

  3. BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA A Corte no Brasil História do Brasil para principiantes. Carlos Eduardo Novais. O Tratado de Comércio de 1810 sepultou todas as possibilidades de desenvolvimento da indústria brasileira, devido aos privilégios fiscais concedidos aos produtos ingleses.

  4. BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA A Revolução Pernambucana de 1817 upload.wikimedia.org palavrarocha.blogspot.com O movimento foi motivado pelos ideais de liberdade, o abandono da região pelas autoridades, a queda do preço do açúcar e do algodão e o aumento dos impostos. Foi estabelecido um governo provisório e elaborada uma Constituição. D. João VI reprimiu violentamente o movimento, sendo os principais líderes condenados à morte.

  5. BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA O retorno da Corte www.scielo.br História do Brasil para principiantes. Carlos Eduardo Novais. Em 1820 ocorreu em Portugal a Revolução do Porto que dentre outras coisas exigia o retorno da família real para Lisboa. Na noite de 26/04/1821, D. João VI embarcou para Portugal, levando consigo todo o ouro disponível nos cofres do Banco do Brasil.

  6. BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA O retorno da Corte www.nosrevista.com.br/ bp1.blogger.com Uma das grandes contribuições de D. João VI para o Brasil foi a preservação da integridade territorial. Sem a mudança da corte portuguesa, os conflitos regionais teriam se aprofundado a tal ponto que a separação entre as províncias seria inevitável e não seríamos este país continental de hoje, mas teríamos o território dividido em diferentes nações.

  7. BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA A regência de D. Pedro Fontes: upload.wikimedia.org e História do Brasil para principiantes Decisão de D. Pedro em permanecer no Brasil ficou conhecida como Dia do Fico. Este dia em termos políticos representou o rompimento de D. Pedro com as cortes e sua adesão à independência.

  8. BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA A independência do Brasil g1.globo.com www.passeiweb.com Comemora-se a independência no dia 07 de setembro de 1822, mas o ideal de liberdade nasceu muito antes e muitos brasileiros morreram para verem este sonho concretizado.

  9. O processo de Independência do Brasil • Portugal quer recolonizar o Brasil • Dia do Fico (9 de janeiro de 1822) • Decreto do Cumpra-se (abril 1822) • Com o apoio da elite, D.Pedro declara o Brasil independente( 7 DE SETEMBRO DE 1822) • Apoio da Inglaterra  • Poucas mudanças após a Independência: permanece a escravidão / monarquia / povo não participou.

More Related