1 / 1

Validação de Método para Execução de Hemoculturas: Experiência com o Sistema Hemobac Trifásico ® em Hospital de Médio P

Validação de Método para Execução de Hemoculturas: Experiência com o Sistema Hemobac Trifásico ® em Hospital de Médio Porte. Álvaro Rodrigues Martins e Edgar Garcez Junior. OBJETIVOS.

oliver
Download Presentation

Validação de Método para Execução de Hemoculturas: Experiência com o Sistema Hemobac Trifásico ® em Hospital de Médio P

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Validação de Método para Execução de Hemoculturas: Experiência com o Sistema Hemobac Trifásico® em Hospital de Médio Porte Álvaro Rodrigues Martins e Edgar Garcez Junior OBJETIVOS Validar o sistema analíticoHemobac Trifásico® no Serviço de Patologia Clínica (SPC) do Hospital e Maternidade Assunção (HMA) em São Bernardo do Campo-SP. MATERIAL E MÉTODOS Durante o período compreendido entre os dias 11/02/2003 e 28/02/2003, todas as solicitações de hemocultura encaminhadas para execução pelo SPC foram executadas por 2 métodos em aplicação simultânea: pelo sistema BacT/Alert® (Biomerieux, França) e pelo Sistema Hemobac Trifásico® (Probac do Brasil), que é um novo sistema disponível para realização de hemoculturas que acopla um laminocultivo específico à parte superior do frasco para inoculação do sangue. O laminocultivo apresenta indicador de produção de CO2 e de formação de colônias(figuras 1 e 2). O sistema BacT/Alert® encontra-se em uso no SPC há aproximadamente 6 anos, de modo ininterrupto. A motivação do estudo de validação foi a busca de um sistema com custo efetividade mais adequada e que mostrasse resultados compatíveis com a experiência acumulada pelo Serviço, incluindo as tarefas de apoio à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HMA, particularmente intensas neste Hospital. A cada solicitação, foi colhido em frascos do sistema BacT/Alert® o volume padronizado para cada situação clínica específica (número de amostras indicadas pelo médico, acesso venoso disponível, idade, etc) e 1 amostra independente colhida nos frascos do Sistema Hemobac Trifásico® (fig 3). Durante o período assinalado foram executadas 20 hemoculturas (35 frascos BacT/Alert® e 20 Hemobac Trifásico®). RESULTADOS Houve coincidência de positividade (n= 5) e de negatividade (n=15) das hemoculturas em 100% dos casos. O tempo médio de positividade para o Sistema BacT/Alert® foi de 19,4 horas e de 16,0 horas para SistemaHemobac Trifásico®, não sendo demonstrada diferença estatística significante (p=0,62766). O tempo médio de obtenção de colônias viáveis para identificação no Sistema BacT/Alert® foi de 31,2 horas e de 17,6 horas para o SistemaHemobac Trifásico®, também não sendo demonstrada diferença estatística significante (p=0,125261), mas ao mesmo tempo indicando que os métodos apresentam desempenhos semelhantes. CONCLUSÕES Em razão dos resultados apurados pelo uso do Sistema Hemobac Trifásico® em comparação com o método em uso corrente no SPCo método foi considerado adequado para implantação, face à seu melhor custo efetividade, proporcionada também pela fabricação nacional e menor necessidade de aparato tecnológico, sem prejuízo em relação ao desempenho do outro sistema analisado. Figura 2 Figura 3 Figura 1

More Related