1 / 12

A Questão Indígena

A Questão Indígena. O que é?. Questão Indígena: É tudo que se relaciona com a vida do indígena, o jeito que vive, as condições, as moradias, a alimentação , a saúde, os costumes etc. Mas afinal, o que é um indígena?

odin
Download Presentation

A Questão Indígena

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Questão Indígena

  2. O que é? Questão Indígena: É tudo que se relaciona com a vida do indígena, o jeito que vive, as condições, as moradias, a alimentação, a saúde, os costumes etc. Mas afinal, o que é um indígena? Povosnativosouindígenas são aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo. A expressão povo indígena é muito ampla, pois se refere a povos muito diferentes que estão presentes em todo o mundo. Cada povo se identifica com uma comunidade própria e, culturalmente diferenteda do colonizador. Pouco mais de 200 grupos étnicos vivem no Brasil. Falam 180 línguas diferentes e são mais de 350 mil indivíduos. Sua disposição sobre o território brasileiro é bastante ampla, mas aproximadamente 60% deles estão na Amazônia.

  3. Onde é aplicado? Segundo a ONU "As comunidades, os povos e as nações indígenas são aqueles que, contando com uma continuidade histórica das sociedades anteriores à invasão e à colonização que foi desenvolvida em seus territórios, consideram a si mesmos distintos de outros setores da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a transmitir às gerações futuras seus territórios ancestrais e sua identidade étnica, como base de sua existência continuada como povos, em conformidade com seus próprios padrões culturais, as instituições sociais e os sistemas jurídicos.” Então essa questão indigena é aplicada em todo o mundo, em comunidades que se consideram diferentes dos povos que invadiram seus territorios e que querem conservar essa diversidade para as gerações futuras.

  4. Estudo do caso Uma carta escrita por 170 índios Guarani-Kaiowás, as vésperas da anunciada remoção determinada pela Justiça, da terra em que habitam, no Mato Grosso do Sul, recolocou em um destaque pungente o drama da questão indígena no país. “Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui”. A morte precoce, aliás, tem sido uma companheira frequente dos Guarani-Kaiowás: quase mil, a maior parte deles jovens, se suicidaram nas últimas duas décadas. Outras dezenas vêm sendo assassinadas em ações que têm como pano de fundo o interesse pelas terras que habitam.

  5. A Constituição Federal de 1988 consagrou o direito congênito dos índios às terras tradicionais, determinando a demarcação delas em cinco anos. Vinte e quatro anos depois, a demarcação está longe de ser concluída. A grande polêmica formada pela demarcação da Raposa Serra do Sol e os gigantescos esforços necessários para remoção de invasores, tem mostrado a enorme resistência em se cumprir a determinação constitucional. Até mesmo a Advocacia Geral da União - AGU, que deveria ser a salvaguarda dos indígenas, tutelados pela União, chegou a editar portaria que reduziria na prática a aplicação de vários desses direitos dos índios.

  6. Mas a ânsia pelo desenvolvimento e a ganância pelo lucro não podem justificar o desprezo pela sobrevivência e cultura dos índios. Os índios, convêm lembrar, não são estrangeiros nessa terra, pois aqui estavam quando nossos chamados descobridores aportaram. Foram quase dizimados no contato com o colonizador. Desenvolvimento sustentável também deve significar a preservação da diversidade e da dignidade dos índios, pois afinal de contas representam o que é mais de genuíno em nossa cultura, mesmo quando pretendamos nos desfazer dela.

  7. Mortes estão acontecendo aos borbotões e o silêncio das autoridades, dos partidos e da mídia parece indicar que se trata apenas de pessoas dispensáveis ou inúteis. Os Kaiowás, na outra ponta, demonstram que passaram desta fase: “Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos, mesmo, em pouco tempo”.

  8. Vantagens e Desvantagens Vantagens • Preservação da cultura e costumes indígena • Preservação do direito dos índios • Aumento do número de índios • Preservação das terras indígenas protegendo dessa forma o meio ambiente Desvantagens • Maior número de conflito por terras indígenas • Exploração comercial das terras indígenas por latifundiários inescrupulosos • Concessão das terras para exploração de riquezas minerais e madeira de lei

  9. Estudo do caso fora do Brasil Um dos casos mais conhecido da questão indígena fora do Brasil e ate hoje estudado e comentado e o extermínio maia, asteca e inca. Por volta do século XIV-XV foi presenciado um dos maiores genocídios indígena. Os espanhóis ao descobrirem as novas terras, vieram explorar-la mais a fundo, para ver se encontravam ouro, prata, etc... E assim descobriram três impérios indígenas: Inca, Asteca e Maia. Como todos os povos guerreiros e de nenhum interesse para os conquistadores eles decidiram eliminar um por um. Eles primeiro faziam amizade com o império para depois atacar, mesmo com a desvantagem numérica eles conseguiam vencer, graças à falta de conhecimento do ferro da parte dos índios. Ele não só utilizavam a guerra para conquistar as terras, mas também se aproveitavam das guerras internas, envenenavam a água. E graça a ação desses colonizadores ate hoje se notam as cicatrizes deixadas na história e na cultura universal

  10. Trabalho de Geografia do Brasil Professor Adrian THEODOR Classe – II° Liceo Alunos Giulia Castro Rodrigo Salgueiro

More Related