1 / 16

A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA

A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA. A família vive a provação. A família vive a provação. O Senhor é a minha força O Senhor é minha força Ao Senhor o meu canto. Ele é meu Salvador N’Ele eu confio e nada temo. (bis). A família vive a provação.

nikki
Download Presentation

A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA A família vive a provação

  2. A família vive a provação O Senhor é a minha força O Senhor é minha força Ao Senhor o meu canto. Ele é meu Salvador N’Ele eu confio e nada temo. (bis)

  3. A família vive a provação 13Um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levantate, toma o menino e a sua mãe, e foge para o Egipto; permanece lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino, para o matar».1 4José levantou-se durante a noite, tomou o menino e a sua mãe, efugiu para o Egipto. 15Ali permaneceu até à morte de Herodes, para que se cumprisse quanto o Senhor dissera através do profeta: «Do Egipto chamei o meu filho».

  4. A família vive a provação 19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, e disse-lhe: 20«Levanta-te, toma o menino e a sua mãe, e retorna para a terra de Israel, porque morreram aqueles que atentavam contra a vida do menino». 21José levantou-se, tomou o menino e a sua mãe, e foi para a terra de Israel. 22No entanto, ao ouvir que Arquelau reinava na Judeia, no lugar do seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Depois, avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galileia, 23e foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que assim se cumprisse o que fora dito pelos profetas: «Será chamado Nazareno» (Mt 2, 13-15.19-23)

  5. A família vive a provação • Vivemos num mundo em que a família e até a própria vida se vêem constantemente ameaçadas e, não raro, destroçadas. Condições de trabalho frequentemente pouco compatíveis com as responsabilidades familiares, preocupações com o futuro, ritmos frenéticos de vida, emigração à procura dum adequado sustentamento se não mesmo da pura sobrevivência, acabam por tornar difícil a possibilidade de assegurar aos filhos um dos bens mais preciosos: a presença dos pais; uma presença, que permita compartilhar de forma cada vez mais profunda o caminho para se poder transmitir a experiência e as certezas adquiridas com os anos – o que só se torna viável com o tempo passado juntos. Bento XVI, Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2012

  6. A família vive a provação Cada Família vive a experiência obscura da fadiga e da noite o sofrimento e o limite fazem parte da vida humana são necessárias a sabedoria e a esperança para os enfrentar sem jamais cessarde confiar em Deus

  7. A família vive a provação Problemas sociais,económicos e políticos Problemas no interior da família Relação difícildo casal o crescimentodos filhos nas dificuldades, os pais cuidam dos filhos a fim de que os filhos tenham uma boa ideia de Deus e da vida Papel fundamental do pai no cuidado das relações com o cônjuge na salvaguardados filhos Porque o bom entendimento entre os pais ajuda os filhos a crescer

  8. A família vive a provação nas dificuldades, os pais cuidam dos filhos Até um lugar de morte pode tornar-se berço de vida Conservando os filhos antes de tudo no próprio coração de pais Confiantes na proximidade de Deus Capazes de meditare de tomar decisões até se retirar, quando os filhos cresceram Sem os abandonar Manifestando estima e confiança na liberdade deles

  9. A família vive a provação • PARA O CASAL • Quais são as «provações» actuais da nossa família?Como as vivemos? • Que homem sou para a mãe dos meus filhos?Que mulher sou para o pai dos meus filhos?Que pai e mãe somos para os nossos filhos? • Como pode crescer a nossa união conjugal, no cansaço e na esperança, diante das situações de dificuldade e de sofrimento? • Que pequena decisão podemos tomar?

  10. A família vive a provação • PARA O GRUPO FAMILIAR E A COMUNIDADE • Quais são as principais ameaças para as famílias da nossa sociedade e cultura? • Como podemos tornar o mundo mais vivível para os nossos filhos? • Como podemos ajudar a nossa comunidade a fortalecer a esperança no futuro?

  11. Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Pai, nós Te adoramos, Fonte de toda a comunhão! Protege e abençoa as nossas famílias para que nelas haja comunhão e doação mútua entre os esposos, entre pais e filhos!

  12. Nós Te contemplamos Artífice de toda a perfeição e de toda a beleza; concede a cada família um trabalho digno e justo, para podermos ter o necessário sustento e gozar do privilégio de sermos Teus colaboradores na edificação do mundo.

  13. Nós Te glorificamos, Motivo de júbilo e de festa; abre também às nossas famílias o caminho da alegria e do repouso para podermos gozar, desde então, daquela alegria perfeita Que nos doaste em Cristo Ressuscitado.

  14. Assim os nossos dias, laboriosos e fraternos, são frestas abertas sobre o Teu mistério de amor e de luz que Cristo Teu Filho nos revelou e o Espírito vivificador nos antecipou.

  15. E nós viveremos satisfeitos de sermos a Tua família, no caminho para Ti, Deus bendito para sempre. Amém

More Related