1 / 32

AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS. FEVEREIRO DE 2013. CONSTRUÇÃO CIVIL I. MOTIVOS DAS FALHAS NA EXECUÇÃO DE UMA OBRA. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?. OBJETIVOS DA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS.

marty
Download Presentation

AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS FEVEREIRO DE 2013 CONSTRUÇÃO CIVIL I

  2. MOTIVOS DAS FALHAS NA EXECUÇÃO DE UMA OBRA

  3. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?

  4. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?

  5. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?

  6. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?

  7. PORQUÊ COMPATIBILIZAR?

  8. OBJETIVOS DA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS • Identificar possíveis interferências existentes entre os projetos de concepção. Reduzir custos; Evitar erros devido a interferências entre projetos; Minimizar o retrabalho; Reduzir prazos de execução; Reduzir desperdício de materiais;

  9. QUANDO COMPATIBILIZAR? A COMPATIBILIZAÇÃO deve acontecer em cada uma das etapas do projeto: estudos preliminares, anteprojeto, projetos legais e projeto executivo, indo de uma integração geral das soluções até as verificações de interferências geométricas das mesmas.

  10. COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

  11. GESTÃO DE PROJETOS Planejamento, organização, direção e controle do processo de projeto, que envolve tarefas de natureza estratégica, tais como: *estudos de demanda ou de mercado; *prospecção de terrenos; *captação de investimento/ financiamento; *definição de características do produto; *formação das equipes de projeto; *contratação de projetistas; *prazos para etapas de projeto; *gestão da interface com os clientes.

  12. GESTÃO E COORDENAÇÃO DE PROJETOS

  13. GERENCIAMENTO DE PROJETOS Práticas do PMBOK-Project Management Body of Knowledge: É um conjunto de práticas em gestão de projectos ou gerenciamento de projetos

  14. DIFICULDADES NA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS * POR RESPONSABILIDADE DO CLIENTE: • Postergação de decisões que influem no desenvolvimento dos projetos; • Fornecimento de dados incorretos ou incompletos como base • Para o desenvolvimento dos projetos; • Falta de elemento capacitado para análise técnica dos diversos • Projetos e tomadas de decisão.

  15. DIFICULDADES NA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS * POR RESPONSABILIDADE DO PROJETISTA: • Desinteresse e ignorância sobre os demais projetos (sua fases e necessidades); • Descomprometimentocom a interação; • Falta de normalização na troca de informações entre projetistas (documentação sem padronização; arquivos eletrônicos); • Pouco conhecimento das técnicas executivas de obra.

  16. PROJETOS - CONCEPÇÃO

  17. COMO COMPATIBILIZAR???

  18. COMO COMPATIBILIZAR???

  19. COMO COMPATIBILIZAR???

  20. ASPECTOS GERAIS

  21. ASPECTOS GERAIS

  22. PROJETOS PARA PRODUÇÃO

  23. COMPATIBILIZAÇÃO - Aplicação no mercado:

  24. COMPATIBILIZAÇÃO OBJETIVOS DO BIM: • MODELO VISUAL 3D DO EDIFÍCIO. • PERMITE DETECTAR ATECIPADAMENTE AS POSSÍVEIS INCOMPATIBILIDADES DE PROJETOS. • BANCO DE DADOS COM INFORMAÇÕES MULTIDISCIPLINARES RELATIVAS A TODO CICLO DE VIDA DO EMPREENDIMENTO, DA CONCEPÇÃO AO PROJETO, ORÇAMENTO, PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO E ATÉ A FASE DE USO.

  25. COMPATIBILIZAÇÃO - BIM

  26. COMPATIBILIZAÇÃO GANHOS GERADOS PELO BIM: • GANHO DE VELOCIDADE NOS PROJETOS. • ERRA-SE MENOS. • HÁ MENOS RETRABALHO. • A EXECUÇÃO SAI MAIS RÁPIDA. • DISPENDE DE RELATÓRIOS DE REVISÕES DE PROJETOS.

  27. COMPATIBILIZAÇÃO METODOLOGIA DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS: (INTERAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DO PROJETO) CONVENCIONAL (SEM O CONCEITO BIM): ARQUITETURA; ESTRUTURA; COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE ARQUITETURA E ESTRUTURA; INSTALAÇÕES ELÉTRICAS; COMPATIBILIZAÇÃO; INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS; COMPATIBILIZAÇÃO.

  28. COMPATIBILIZAÇÃO METODOLOGIA DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS: (INTERAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DO PROJETO) COM O CONCEITO BIM: Compatibilização INTERAÇÃO MAIS RÁPIDA E EFICIENTE.

  29. COMPATIBILIZAÇÃO INVESTIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DO BIM: • LICENÇA DE SOFTWARES; • TRABALHAR COM BIM DEMANDA TREINAMENTO E CUSTOMIZAÇÃO. • IMPLANTAÇÃO DO CONCEITO NAS EMPRESAS PÚBLICA E PRIVADAS. • ASSIM COMO QUALQUER NOVO PROCESSO, O APERFEIÇOAMENTO SE DÁ COM O USO – E O USO É RELATIVAMENTE RECENTE. • SOFTWARES DE MESMA EXTENSÃO (FORMATO .ifc). INSERÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DE TRABALHO

  30. COMPATIBILIZAÇÃO APLICAÇÃO DO CONCEITO BIM NO BRASIL: Escritório de arquitetura SPBR, de São Paulo. Para desenvolver o projeto, o arquiteto Ângelo Bucci conta que implantou o sistema BIM há um ano. "Optamos pela nova tecnologia porque tínhamos folga no cronograma do projeto", revela o arquiteto. Ele afirma que, até o momento, não teve problemas de adaptação ao software. Atualmente no anteprojeto de arquitetura, as obras devem ter início no ano de 2009 e durar três anos. No entanto, a SPBR fará um vôo solo: não será possível integrar os projetos com outras áreas, porque a empresa é a única a usar a tecnologia no empreendimento.

  31. COMPATIBILIZAÇÃO APLICAÇÃO DO CONCEITO BIM NOS EUA: O edifício terá mais de 530 m de altura e será construído no terreno onde um dia existiram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, Estados Unidos. A SOM (Skidmore, OwingsandMerril), escritório responsável pelos projetos de arquitetura, estrutura e instalações prediais da nova torre, decidiu desenvolvê-los de forma integrada sob a plataforma BIM. Os construtores também utilizarão o banco de dados, importando os quantitativos para compor a planilha de custos.

More Related