1 / 11

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA Mestrado em Estudos de Linguagens. A TECNOLOGIA NA DOCÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: CONVERGÊNCIAS E TENSÕES Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.

maja
Download Presentation

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA Mestrado em Estudos de Linguagens A TECNOLOGIA NA DOCÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: CONVERGÊNCIAS E TENSÕES Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Profa.: Maria Raquel Bambirra Aluno: Leandro Henrique Pereira Gomes Belo Horizonte Novembro de 2012

  2. Autora • Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva é professora titular da Faculdade de Letras da UFMG e pesquisadora do CNPq. Atua na Graduação e na Pós-Graduação, nas linhas de pesquisa em “Ensino/Aprendizagem de línguas estrangeiras” e em Linguagem e Tecnologia. • http://www.veramenezes.com/

  3. Resumo do texto • A autora argumenta que as tecnologias mudam em uma velocidade espantosa e que isso impede a apropriação de todas elas para fins pedagógicos. • A autora apresenta algumas políticas governamentais para difusão e implementação das ferramentas digitais, reflexionando sobre as tensões presentes na história das tecnologias educacionais. • Por fim, a autora discute as implicações das transformações tecnológicas para a formações do professor, ressaltando a importância de inserção do tema nos currículos dos cursos de formação.

  4. Convergências tecnológicas _ As tecnologias de comunicação e de computação convergiram para o telefone celular. Isso permite o acesso a qualquer momento. _ Pequenos aparelhos com funções praticamente ilimitadas. (Gráficas, editoras, câmera foto filme, música, jornal, televisão, e mais. _ Jenknis (2001, p.93) equipara a convergência da atualidade com o renascimento na Europa, denominando esse fenômeno de “renascimento digital” _ Siqueira (2008, p.182) previu que em 2010 seriam produzidos 988 exabytes de informações. Significando 75 pilhas de livros cobrindo a distância da terra ao sol.

  5. Convergências tecnológicas _ Diante o número de informações produzidas em bytes, informações estas que tendem a crescer, observa-se que grande parte dos nossos alunos são consumidores de tecnologia e por que não usá-la em sala de aula. _ Os computadores estão presentes cada vez mais na administração escolar. É nítido que isso se dá sem grandes tensões.(arquivo, biblioteca, caderneta, diário, acesso aos prédios e mais.

  6. Convergências nas políticas governamentais _ Os governos do mundo inteiro estão preocupados em possibilitar o acesso às tecnologias digitais a todas as camadas sociais. (ENLACES-Chile; WORD LINKS-Banco Mundial; POLITICAS DO MEC – Banco Internacional de Objetos Educacionais, Universidade Aberta do Brasil, Portal da CAPES, Biblioteca virtual do Domínio Público e outras. _ A autora aponta que o MEC sempre investiu na informatização das escolas. Cita como exemplo o ProInfo. _ Paiva escreve “ No entanto, isso, aparentemente, não gerou uma convergência na apropriação da tecnologia pelos professores...”

  7. Tensões no trabalho docente _ “O surgimento de uma nova tecnologia é sempre gerador de tensões”. O novo traz insegurança. _ O livro quando foi inserido no ambiente escolar trouxe grandes tensões (apresentação anterior – o livro era do professor), como passar do tempo sofreu o processo de normalização e hoje é plenamente aceito nas escolas. _ “ Quando uma tecnologia começa a fazer parte das atividades sociais da linguagem, a escola, geralmente, acaba por incorporá-la em suas práticas pedagógicas, sem deixar, no entanto, de exercer, um alto grau de censura.” – computadores proibição de acesso.

  8. Tensões no trabalho docente _ Em muitos casos a resistência se dá simplesmente pelo fato de não saber utilizar o recurso. _ Outras resistências se dão por preguiça, acomodação ou mesmo crenças arraigadas, as quais impedem mudanças. _ Mesmo com essas tensões, algumas tecnologias conseguem se inserir no ambiente escolar. Após isso vem a normalização. Bax (2003, p.24), acredita que os computadores vão se integrar a sala de aula como a caneta e o livro e serão usados sem medo ou exagero. _ A autora pensa que as tensões são inevitáveis e que ocorrerão ciclos (início, resistência, tentativas, medo, normalização ou morte da tecnologia).

  9. Formação docente e práticas educacionais _ No ensino de línguas dizer que os professores não dominam todo o conteúdo que ministram não é novidade. A língua é dinâmica e muda rapidamente, podemos dizer o mesmo das tecnologias. _ Chambers e Bax (2006) acreditam que para que ocorra a normalização os espaços de utilização das tecnologias não devem ser diferentes do que se utiliza no cotidiano, podendo ser facilmente acessado. _ Chapelle (2006, p.vi) adverte que as tecnologias devem fazer parte dos currículos. _ Professores brasileiros aprendem as novas tecnologias através de mini-cursos, com amigos e com os alunos.

  10. Formação docente e práticas educacionais _ O livro (HEALEY et al., 2009) propõem, entre outros, padrões para os alunos e professores. Cita que os professores devem reconhecer e integrar a tecnologia ao ensino, ..., entender a necessidade de aprendizagem continuada e tentar alcançar maior proficiência no uso das tecnologias. _ Para a autora nos devemos nos apropriar da tecnologia que nossos alunos utilizam em sua vida cotidiana de forma a diminuir a lacuna existente entre a cultura escolar e o mundo ao redor deles. _ Iniciativas: a UFMG criou a Taba Eletrônica projeto que visa: 1)dar visibilidade a projetos; 2)elaborar material didático; 3)apresentar inovações tecnológicas a docentes e discente.

  11. Conclusão _ A autora acredita que não devemos manter os alunos em sala de aula por tanto tempo sem explorarmos as inúmeras possibilidades que as tecnologias nos possibilitam. _ A autora cita ainda que tensões são esperadas.

More Related