1 / 14

Projeto de extensão:

Projeto de extensão: O objetivo principal do projeto é proporcionar trabalho alternativo de formação continuada de gestores municipais de ensino no âmbito da dialogicidade problematizadora.

loan
Download Presentation

Projeto de extensão:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto de extensão: O objetivo principal do projeto é proporcionar trabalho alternativo de formação continuada de gestores municipais de ensino no âmbito da dialogicidade problematizadora. possibilitar a percepção e a reflexão do papel desempenhado pelos profissionais no sistema e na organização escolar; contribuir com momentos de inter-relacionamento profissionais e de problematização do cotidiano; promover intercâmbio acadêmico-profissional entre docentes e alunos da Universidade e os profissionais das escolas municipais de Marília/SP.

  2. Projeto de pesquisa  Realizar um diagnóstico da percepção dos diretores das escolas municipais de Garça/SP sobre o Programa de formação continuada desenvolvido por docentes do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista/Marília. Acompanhar, descrever e analisar os encontros quinzenais realizados entre os diretores e Secretária de educação do município de Garça e a equipe da Unesp, constituída pelas docentes e alunos da graduação;  Identificar os possíveis desdobramentos do desenvolvimento do Projeto para a formação e a prática dos diretores de escola.

  3. Procedimentos metodológicos: DESCRIÇÃO e ANÁLISE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS: questões TRANSCRIÇÃO DA PRIMEIRA QUESTÃO DE TODAS AS ENTREVISTADAS: - Como você compreende a Administração escolar?

  4. Diretora I Eu penso que seja um trabalho em equipe, mas a diretora que é o... principalmente no nosso caso de EMEI, a gente não tem secretária, então faço papel de secretária como em tudo, agora como diretora a gente tá norteando toda a estrutura da escola, ver o que precisa, não é? Burocrático e pedagógico. Tudo o que acontece mesmo em relação aos professores nós temos feito um trabalho democrático, tem hora que é lógico, como as coisas são impostas, a gente não pode fugir muito daquilo que vem dos superiores, mas dentro da escola, a gente trabalha democraticamente. Isso é colocado na primeira reunião de professores que eu faço no ano e quando a gente vê uma coisa tem que ser votada, a gente vota e vence a maioria, tem que entender e acatar, então, nós trabalhamos de forma democrática, pra juntar, mas tem coisa que foge mesmo porque vem dos superiores,

  5. por se tratar de escola municipal o poder está mais perto, é bom, tem o lado bom principalmente porque a gente tem uma direção a gente busca junto as soluções, mesmo em relação aos pais, a parceria com eles é boa, sendo que a autonomia foge-se um pouco, você tem uma autonomia e ao mesmo tempo você não tem. Porque o chefe está perto.... é a mesma coisa do professor ele tem autonomia dentro da sala de aula mas também tudo tem limite, na autonomia você perde, mas te dá alguma coisa, tem que ter uma... se eu faço que eu quero, como o diretor que tem autonomia até certo ponto, mas eu tenho calendário escolar para sugerir, não é só do jeito que eu quero, a gente tem algumas coisas pra seguir.

  6. Diretora II Eu acho que administração não tem que ser centrada numa pessoa só eu procuro deixar as responsabilidades pra cada um, tanto que eu não tenho o sistema de ficar cobrando muito o que cada um tem que fazer, eu jogo essas responsabilidades, cada um tem que ser responsável pela sua parte e tento desenvolver mesmo o senso de equipe.

  7. Diretora III Olha a administração é o carro chefe. Então... a administração tem que ser uma liderança com uma visão de equipe com a elaboração de todos na participação e não sendo é... egocêntrica, mas a participação de todos é... a parte administrativa é a parte mais importante, mas se ela não for de uma liderança é... Solidária, participativa, não funciona.

  8. Diretora IV Olha! Difícil. Não é fácil não. Porque tem pontos altos e baixos, você tem que trabalhar com a comunidade, tem os pais, tem pessoas que gostam da sua maneira de trabalhar, tem pessoas que não gostam. Os professores... você também tem que trabalhar com eles, então, tem uns que pegam o ritmo certo, tem outros que você tem que ficar falando, falando e eu não gosto muito dessa parte chata de ficar chamando a atenção. Mas, de acordo com a minha função, eu tenho que fazer parte de orientar. Tem o pedagógico que a gente tem que acompanhar se eles estão acompanhando o plano, então não é fácil, a gente vai levando, eu gosto. A gente não agrada todo mundo.

  9. Diretora V Eu vejo a administração hoje como aquele, não como aquele diretor que ficava numa mesa sentado, mexendo com papelada, cuidando da parte administrativa. Hoje, você está mais envolvido com o professor, com o aluno, com a parte pedagógica, eu vejo isso, é mais mesmo um acompanhamento de todos os setores de uma escola. Não adianta falar que não vai trabalhar com a burocracia porque a escola é burocrática, papelada, não tem jeito, mas é necessário muito mais que isso, a gente tem mais a participação de diretora.

  10. Diretora VI A administração escolar ela é... um tronco de vários galhos, porque ela não é só a parte burocrática, mas ela tem um vínculo social, um vínculo pedagógico, ela tem um braço que se estende à formação dos professores, à administração, aos funcionários, aos alunos, então, a direção permeia por todos esses campos fazendo com que haja um bom funcionamento da escola em prol do processo de ensino e aprendizagem, focando sempre a qualidade de ensino para os nossos alunos. É preciso estar todos de acordo, em bom funcionamento, pra que a gente tenha um bom sucesso, principalmente, para o aluno.

  11. Diretora VII Administração escolar é saber tentar... ouvir a expectativa do professor em relação aos alunos, a necessidade da comunidade e ter aí “um jogo de cintura” para ouvir os dois lados, que são os alunos e os pais, a professora... Tudo em prol da educação, seguindo também a secretaria de educação. Mais ou menos isso, parte burocrática que é a parte chata e o pedagógico. Às vezes fica um pouco a desejar, sinto eu, da minha parte, que nós EMEI não temos coordenadora na escola, nós temos o coordenador supervisor que é de todas as EMEIs, esse é um caso vivido por todas as EMEIs, aí o diretor faz papel de tudo, secretário, desde um simples bilhete que a criança leva, que vai levar hoje sobre a festa junina, pedagógico e tudo.

  12. Diretora VIII Eu amo a administração escolar, e se eu tivesse que fazer a minha caminhada novamente eu iniciaria como eu fiz. Primeiro dando aula na 1ª série a 4ª na zona rural, depois ensino de 5ª à 8ª, ensino médio e na parte administrativa embora a parte administrativa ultimamente tem é... muita preocupação para o administrador. Não vale a pena.

  13. Muitas vezes nós temos deixado coisas importantíssimas para dar conta de outras, por exemplo, os prazos. E então, a parte pedagógica, as vezes, fica pouco, mas eu faço o possível pra ter uma visão total. Pedagógica e burocrática que o diretor tem que conhecer, conhecer e saber tudo o que está acontecendo na sua escola. Tem que ter uma visão geral, eu conheço, olha, acho que eu conheço todos os meus alunos. Se você perguntar as dificuldades eu sou capaz de apontar e eu conheço a maioria das famílias, nem todas porque eles mudam muito. Nós atendemos alunos da zona rural, então, eles têm muita mudança por causa da colheita, já os da cidade nós temos visitado bastante, é uma comunidade muito carente que necessita muito da gente, mas por isso vale a pena.

  14. O que as respostas nos dizem em relação ao papel do diretor na Administração escolar?

More Related