1 / 19

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. 3ª REUNIÃO TÉCNICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Formação de Professores - uma política de Estado.

leala
Download Presentation

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES 3ª REUNIÃO TÉCNICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

  2. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Formação de Professores - uma política de Estado

  3. “O desafio moderno é sobretudo este: conseguir que todos os homens adquiram a disciplina intelectual de pensamento e estudo que, no passado, conseguimos dar aos poucos especialistas dotados para essa vida intelectual. O conhecimento e a vida adquiriram complexidade tamanha que só uma autêntica disciplina mental poderá ajudá-lo a se servir da ciência, a compreender a vida em sua moderna complexidade e amplitude e a dominá-la e submetê-la a uma ordem humana.” Anísio Teixeira

  4. Formação de Professores: uma política de Estado

  5. Para a DEB, a formação continuada responde à necessidade contemporânea de pensar a formação profissional em um continuum que se estende ao longo da vida e parte de uma concepção de desenvolvimento profissional do professor que leva em conta:

  6. Formação de Professores: uma política de Estado L I F E ENSINO+PESQUISA+EXTENSÃO

  7. Capes - Formação de Professores: 2009-2014

  8. Formação de Professores da Educação Básica: Projetos Especiais Capes - Formação de Professores: 2009-2014 Apoio a Olimpíadas Científicas Olimpíadas de Matemática: formação Feiras de Ciências e Mostras Científicas Olimpíadas de Química: formação

  9. DEB: Formação inicial de professores da Educação Básica

  10. DED: Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB 84,1% dos cursos e 89,6% do alunado estão relacionados com o objetivo prioritário da UAB: formar profissionais em nível superior para a educação básica.

  11. DED: Mestrados Profissionais • ProfMat : com 4.174 alunos cadastrados e 917 já formados; • ProLetras (área de Português), com 848 alunos cadastrados; • ProFis (na área de Física), com 315 alunos cadastrados; e • ProfBio (na área de Biologia), ainda em fase piloto. • Em 2014, foram lançados mestrados nas áreas de Artes, História e Administração Pública.

  12. Partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer. Jamais disse como às vezes sugerem ou dizem que eu disse que deveríamos girar embevecidos, em torno do saber dos educandos, como mariposas em volta da luz. Partir do “saber de experiência feito” para superá-lo, não é ficar nele. (Paulo Freire: Pedagogia da Esperança, p. 70)

  13. DEB: formação de professores para a educação escolar indígena e do campo • PARFOR: • Até 2013: 2.480professores matriculados ,oriundos de escolas localizadas em terra indígena dos estados AC, AM, BA, CE, MA, MT, PA, RR, RS, SC e TO. • Turmas em curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Oriximiná e Santarém, pela UEPA; e em São Gabriel da Cachoeira pela UFAM, com a Licenciatura Indígena Baniwa, Tukano, Nheengatu. • Para 2014, está sendo ofertado um total de 290 novas vagas em cursos de Licenciatura Intercultura Indígena na UEPA, Unemate UEA. • PIBID: • Apoio a projetos de 28 IES; • 2.648 bolsas a estudantes matriculados em cursos de licenciatura nas áreas Intercultural Indígena e Educação do Campo e • 498 bolsas a professores supervisores e coordenadores (para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas em escolas de educação básica indígenas e do campo (incluídas as escolas quilombolas, extrativistas e ribeirinhas) localizadas nos estados AM, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PB, PE e PI. • Observatório da Educação: • De 2009 a 2011 foram apoiados 17 projetos, que articularam 23 Instituições de Ensino Superior - IES, com a concessão de 260 bolsas em diferentes modalidades: coordenador (21); mestrado (49); doutorado (12); graduação (116) e professor da educação básica (62). • Em 2012 foram aprovados seis projetos, reunindo 9 IES, com a concessão de 141 bolsas: coordenador (9); mestrado (24); doutorado (7); graduação (51) e professor da educação básica (50). • Por meio do Observatório da Educação, a Capes financia também a produção de material escolar específico.

  14. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Carmen Moreira de Castro Neves Diretora carmen.neves@capes.gov.br 61-2022-6550

More Related