1 / 39

SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE SOCIOLOGIA 1º SEMESTRE - 2013. FORMAÇÃO PARA DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - DEB. TEMA DA OFICINA : METODOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. MOMENTOS DA OFICINA.

kaycee
Download Presentation

SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE SOCIOLOGIA 1º SEMESTRE - 2013

  2. FORMAÇÃO PARA DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - DEB TEMA DA OFICINA : METODOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA

  3. MOMENTOS DA OFICINA 1° Momento: Apresentação da disciplina 2° Momento: Retomada das Diretrizes 3° Momento: Retomada do PTD 4° Momento: Aula simulada

  4. OBJETIVOS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA .Desnaturalizar as concepções ou explicações dos fenômenos sociais. . Desenvolver a percepção de que a realidade é histórica e socialmente construída. . Desenvolver a capacidade de perceber o que acontece no seu cotidiano, relacionando com questões mais gerais. .Desnaturalizar as concepções ou explicações dos fenômenos sociais. . Desenvolver a percepção de que a realidade é histórica e socialmente construída. . Desenvolver a capacidade de perceber o que acontece no seu cotidiano, relacionando com questões mais gerais.

  5. DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Não há escolhas entre maneiras “ engajadas” e “ neutras” de fazer sociologia. Uma sociologia descomprometida é uma impossibilidade... Zygmunt Bauman DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

  6. OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA FENÔMENOS SOCIAIS

  7. É a observação, o conhecimento, a explicação da sociedade pela compreensão crítica das relações que os seres humanos estabelecem, estruturam e desenvolvem no interior das diversas formas de agrupamentos na sociedade. FENÔMENOS SOCIAIS

  8. FENÔMENOS SOCIAIS …Só é possível tomar certos fenômenos como objeto da Sociologia na medida em que sejam submetidos a um processo de estranhamento.

  9. FERRAMENTAS DO PENSAR SOCIOLÓGICO . TEORIAS . CONCEITOS . TEMAS

  10. . Os três elementos metodológicos (Teorias, Conceitos e Temas) são fundamentais para o desenvolvimento da Sociologia no Ensino Médio e não devem ser trabalhados separadamente, para não tornar um ensino vazio.

  11. TEORIAS .É possível entender as teorias sociológicas como modelos explicativos ou compreensivos acerca dos fenômenos sociais . Uma teoria reconstrói a realidade, tentando dar conta dos fatores que a reproduziram e dos seus possíveis desdobramentos As teorias respondem aos problemas de sua época. Seus autores dialogam com seu tempo, ultrapassando, porém, os limites temporais e as fronteiras geográficas.

  12. CONCEITOS . “O Conceito é um registro linguístico da ciência, com o que se propõe a definir terminologicamente um fenômeno, uma concepção, uma relação” (OCEM,2006) . O emprego de um conceito requer o conhecimento do conceito histórico e social que condicionou as concepções de seus criadores, marcando sua elaboração.

  13. TEMA “ Tema é um recorte da realidade em que se vive” (OCEM, 2006) TEMA

  14. ESTRUTURAÇÃO DAS DIRETRIZES . DIMENSÃO HISTÓRICA; . FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO; . CONTEÚDOS ESTRUTURANTES; . ENCAMINHAMENTOS METODOLOGICOS; . AVALIAÇÃO. .DIMENSÃO HISTÓRICA; . FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO; . CONTEÚDOS MESTRUTURANTES; . ENCAMINHAMENTOS METODOLOGICOS; . AVALIAÇÃO.

  15. DIMENSÃO HISTÓRICA A Sociologia é fruto do seu tempo, um tempo de grandes transformações sociais. Surgiu com os movimentos de afirmação da sociedade industrial e toda a contradição desse processo. O legado para o nascimento da Sociologia como ciência, é estar a par das condições histórico-sociais que colocaram questões ontológicas da existência e convivência do homem na sociedade moderna.

  16. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA .Teoria Sociológica Clássica .Teoria Sociológica Brasileira .Teoria Sociológica Contemporânea

  17. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS FENÔMENOS SOCIAIS CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL TRABALHO, PRODUÇÃO E CLASSES SOCIAIS PODER, POLÍTICA E IDEOLOGIA DIREITOS, CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS

  18. DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A REDE ESTADUAL Conteúdos Estruturantes Conteúdos Básicos • Desenvolvimento antropológico do conceito de cultura e sua contribuição na análise das diferentes sociedades; • Diversidade cultural; • Identidade; • Industria cultural; • Meios de comunicação de massa; • Sociedade de consumo; Questões de gênero; • Culturas afro brasileira e africanas; • Culturas indígenas. Cultura e Industria Cultural

  19. AVALIAÇÃO A avaliação pauta-se numa concepção formativa e continuada, como mecanismo de transformação social articulado aos objetivos da disciplina, visando desnaturalizar conceitos tomados historicamente como irrefutáveis, propiciando o senso crítico e conquista de uma maior participação na sociedade. (DCE / PR, 2008)

  20. PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD ELEMENTOS: . Conteúdos: Estruturante, Básico(s) e Específico(s). . Objetivos. . Encaminhamento teórico-metodológico. . Critérios de Avaliação. . Instrumentos de Avaliação. . Referências Bibliográficas.

  21. PLANO DE TRABALHO DOCENTE - PTD 3º ANO Conteúdo Estruturante: Cultura e Indústria Cultural. Conteúdo Básico: Desenvolvimento antropológico do conceito de Cultura e sua contribuição na análise das diferentes sociedades. Conteúdo Específico: Cultura e Diversidade Cultural 3º ANO Conteúdo Estruturante: Cultura e Indústria Cultural. Conteúdo Básico: Desenvolvimento antropológico do conceito de Cultura e sua contribuição na análise das diferentes sociedades. Conteúdos Específicos: Cultura e Diversidade Cultural.

  22. OBJETIVO Refere-se à decisão por um recorte de conteúdo, tendo em vista a intencionalidade do ensino e aprendizagem da sociologia, permitindo ao aluno uma melhor percepção da realidade. EXEMPLO: CONCEITO DE CULTURA A importância deste conteúdo está na possibilidade do aluno identificar as DIFERENÇAS CULTURAIS e reconhecê-las como processo de desenvolvimento das sociedades, e a partir desta percepção conhecer melhor a sociedade na qual vivemos, compreendendo melhor o modo de vida que levamos..

  23. OBJETIVO Nesse sentido, à luz das TEORIAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS, pretende-se levar o aluno a compreender os elementos culturais que constituem a sua própria IDENTIDADE CULTURAL e a do outro. Assim, educa-se para conviver com a DIVERSIDADE, entendendo que os modos de vida não devem ser classificados como superiores ou inferiores, melhores ou piores, eliminando, desta forma, atitudes discriminatórias. Nesse sentido, à luz das TEORIAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS, pretende-se levar o aluno a compreender os elementos culturais que constituem a sua própria IDENTIDADE CULTURAL e a do outro. Assim, educa-se para conviver com a DIVERSIDADE, entendendo que os modos de vida não devem ser classificados como superiores ou inferiores, melhores ou piores, eliminando, desta forma, atitudes discriminatórias.

  24. ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS É o caminho para atingir o objetivo, é o processo de investigação teórica e de ação prática. EXEMPLOS: 1) O se entende por cultura? 2) Que exemplos de culturas você identifica no seu cotidiano? 3) O que é diversidade cultural?

  25. ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS • FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Apresentar os conceitos. Neste caso a partir de uma Teoria Sociológica Contemporânea. • Exemplos: • - Cultura. • Diversidade e diferença cultural. • Etnocentrismo. • Relativismo cultural.

  26. ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS PROBLEMATIZAÇÃO : Despertar o interesse e o raciocínio crítico através de questionamentos. (Pode ser realizada através de imagens, questões, vídeos...) EXEMPLOS: 1) O que se entende por cultura? 2) Que exemplos de culturas você identifica no seu cotidiano? 3) O que é diversidade cultural? PROBLEMATIZAÇÃO : Despertar o interesse e o raciocínio crítico através de questionamentos.

  27. (http://4.bp.blogspot.com/_8arcMLTr4xo/TH54QsbBFSI/AAAAAAAAAOI/pVZ6AckfLRg/s1600/Diversidade_Humana_04.jpg)(http://4.bp.blogspot.com/_8arcMLTr4xo/TH54QsbBFSI/AAAAAAAAAOI/pVZ6AckfLRg/s1600/Diversidade_Humana_04.jpg)

  28. (http://4.bp.blogspot.com/_8arcMLTr4xo/TH54QsbBFSI/AAAAAAAAAOI/pVZ6AckfLRg/s1600/Diversidade_Humana_04.jpg)(http://4.bp.blogspot.com/_8arcMLTr4xo/TH54QsbBFSI/AAAAAAAAAOI/pVZ6AckfLRg/s1600/Diversidade_Humana_04.jpg)

  29. ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS RECURSOS DIDÁTICOS São ferramentas utilizadas com o intuito de facilitar o processo de apropriação/construção do conhecimento. TEXTO. VÍDEO. INTERNET. REVISTAS.

  30. ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS RECURSOS DIDÁTICOS EXEMPLO: CULTURA Apresentação e análise de filme : Recorte do documentário “Baraka”. Trecho 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17611 Trecho 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17606 Exercício de reflexão e aprofundamento: Descrever alguns aspectos que despertaram interesse do aluno – identificar e analisar algumas reações provocadas pelas imagens apresentadas no documentário.

  31. ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS RECURSOS DIDÁTICOS EXEMPLO: Leitura de texto: Você tem cultura? Roberto DaMatta Pesquisa Bibliográfica: Diferenças culturais regionais dentro da sociedade brasileira (alimentação, vocabulário, vestimentas, festas, crenças, etc.)

  32. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Definem os propósitos do que especialmente se avalia e em que dimensão (partem do conteúdo e não do instrumento).

  33. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EXEMPLO: CULTURA - Identifica as diferenças culturais tendo como base o processo histórico de desenvolvimento das sociedades. - Reconhece de forma DESNATURALIZADA os hábitos e costumes que fazem parte da construção de uma cultura. - Utiliza as teorias para explicar suas observações. - Compreende que o RELATIVISMO CULTURAL assegura o direito à diferença.

  34. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Possibilitam a verificação do processo de aprendizagem; devem ser elaborados tendo em vista a intencionalidade (objetivo) e critérios dos conteúdos.

  35. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EXEMPLOS: - Consistência na elaboração de idéias e na argumentação. - Produção de textos. - Pesquisa bibliográfica. - Pesquisa de campo. - Seminário. - Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas.

  36. INSTRUMENTOS DE RESIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS PROPOSTOS Ao analisar que o estudante não atendeu as expectativas de aprendizagem desejadas, sugere-se que o professor retome o conteúdo utilizando-se de encaminhamentos metodológicos sugeridos no roteiro da Aula Simulada, além de outros encaminhamentos escolhidos a critério do professor.

  37. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DA MATTA, Roberto. O que faz o Brasil. Brasil, Ed.Rocco, 1986. GEERTZ, C. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. LARAIA, Roque de Barros: Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1989 PARANÁ, Secretaria De Estado da Educação. Caderno de Expectativa de Aprendizagem. Curitiba, 2012 PARANÁ, Secretaria De Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Pública Estadual do Paraná. Ensino de Sociologia. Curitiba: SEED/DEB, 2009.

  38. PARANÁ, Secretaria De Estado da Educação.Caderno de Expectativas de Aprendizagem. Curitiba: SEED/DEB, 2012. SANTOS, Jose Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, l996. Sociologia / vários autores – Curitiba: SEED-PR, 2006.

  39. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA ANGELA DORCAS DE PAULA ELIZANDRA ANGREWSKI EDNA APARECIDA COQUEIRO E-MAIL: sociologiadeb@gmail.com Fone: 41-3340-1720

More Related