psicologia aplicada n.
Download
Skip this Video
Download Presentation
PSICOLOGIA APLICADA

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 13

PSICOLOGIA APLICADA - PowerPoint PPT Presentation


  • 131 Views
  • Uploaded on

PSICOLOGIA APLICADA. 3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa .: Janine Lopes. Origem da psicologia organizacional e do trabalho no Brasil. No Brasil, o desenvolvimento do campo da POT acompanha paralelamente as ocorrências mundiais relativas à área.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'PSICOLOGIA APLICADA' - kasper-finch


Download Now An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
psicologia aplicada

PSICOLOGIA APLICADA

3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Profa.: Janine Lopes

slide3

No Brasil, o desenvolvimento do campo da POT acompanha paralelamente as ocorrências mundiais relativas à área.

slide4

Quando a Psicologia foi reconhecida como profissão no Brasil na década de 1960 o campo da Psicologia aplicada ao trabalho já estava definido.

slide5

Contudo, ao longo de mais de meio século, as atividades realizadas pelos psicólogos em organizações de trabalho têm sido precariamente consolidadas.

slide6

Ao examinar as atividades potenciais (aquelas que vão além do escopo das atividades tradicionais), o cenário é incipiente.

slide7

O psicólogo ainda é visto como o profissional restrito à seleção de pessoal ou, quando muito ao treinamento e avaliação de desempenho.

slide8

Alguns movimentos têm tentado modificar este lugar do psicólogo nas organizações e estão reconfigurando a prática profissional do psicólogo organizacional e do trabalho no Brasil.

1 movimento
1º MOVIMENTO:
  • Ocorre no interior das práticas tradicionais e que constituem o número central de representações do que significa ser psicólogo organizacional, influenciadas pelo desenvolvimento científico e pelas transformações nos contextos de trabalho.
2 movimento
2º MOVIMENTO:
  • Caracteriza-se como um alargamento do cargo, ou seja, a inserção do psicólogo em equipes multidisciplinares de recursos humanos conduziu a que novas atividades, até então desempenhadas por outros profissionais, também fossem incorporadas ao leque de competências do psicólogo.
3 movimento
3º movimento:
  • Destaca transições que estão configurando uma intervenção do psicólogo em âmbitos mais complexos da própria organização. O psicólogo passou a contribuir para as decisões em nível estratégico. Também no segmento interno das organizações, os psicólogos têm analisado as implicações da construção psicossocial em suas influências sobre a saúde do trabalhador.
slide12

Analisando essa rápida retrospectiva histórica de constituição do campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, fica evidente que ele se desenvolveu buscando dar respostas a desafios específicos postos pelos contextos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos que marcaram o século XX.

refer ncias
REFERÊNCIAS:
  • BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. Psicologia do Comportamento Organizacional. 4ª ed.São Paulo: Editora Atlas, 2008. ISBN: 978-85-224-4163-1
  • RIBEIRO, Marcelo Ribeiro. Psicologia e gestão de pessoas. 1ª ed. – São Paulo: Vetor, 2009.
ad