4º Encontro de Educação Ambiental do Projeto - PowerPoint PPT Presentation

kamana
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
4º Encontro de Educação Ambiental do Projeto PowerPoint Presentation
Download Presentation
4º Encontro de Educação Ambiental do Projeto

play fullscreen
1 / 22
Download Presentation
4º Encontro de Educação Ambiental do Projeto
138 Views
Download Presentation

4º Encontro de Educação Ambiental do Projeto

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. 4º Encontro de Educação Ambiental do Projeto Patrocínio Realização Prefeitura da Estância de Atibaia

  2. Tema: CEBOLA & SAÚDE Autor do Projeto: Márcia Rodrigues Arantes Período de desenvolvimento do projeto: 2 meses, no 2º semestre de 2003 Público alvo: Crianças de 5 a 7 anos cursando a pré-escola, moradores da zona rural, em sua maioria filhos de caseiros, oriundas de famílias do campo, mas que desconhecem os valores vitamínicos e medicinais da cebola.

  3. JUSTIFICATIVA O tema abordado foi elaborado decorrente de observação feita no período da merenda escolar, onde a cada refeição servida, ao se depararem com um pedacinho de cebola, colocavam-na ao lado do prato, ao final da refeição, os pratos se encontravam “enfeitados” em sua borda com pedaços de cebola. Analisando esses dados, era necessário um trabalho mais profundo sobre o assunto.

  4. OBJETIVO Conscientização por parte das crianças e dos pais da importância do uso da cebola na nossa alimentação, para o nosso bem estar físico e mental. Fazer com que as crianças passem a comer a cebola, mesmo que sem vê-las, fazendo o preparo das refeições utilizando a cebola triturada ou em pó.

  5. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS

  6. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS Entrevista Convidamos um agricultor do bairro para que fosse entrevistado pelas crianças. Foram feitas muitas perguntas, em destaque a pergunta do Diego. Como se planta a cebola? O registro através do desenho nos mostra a compreensão da criança.

  7. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS

  8. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS Visita ao minhocário Em visita ao minhocário fomos recebidos pelo senhor Aparecido, que nos deu uma aula sobre a produção do húmus. Uma das curiosidades registradas nesse passeio foi que a minhoca produtora do adubo é a Africana, ela é vendida por litro e a sua reprodução ocorre através dos ovos amarelinhos que se encontram no meio da terra.

  9. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS

  10. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS Por quê a cebola faz chorar? O corte da cebola permite que seus compostos de enxofre combinem-se com enzimas para formar um tipo de ácido sulfúrico, que faz os olhos lacrimejarem, podendo ajudar as vias respiratórias congestionadas durante uma gripe. Para evitar a irritação nos olhos, deve-se colocar na ponta da faca um pedaço de pão (ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases), ou coloque na geladeira antes de cortá-la, ou então, coloque um palito de fósforo apagado entre os dentes (o enxofre da cabeça do palito absorve os gases da cebola).

  11. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS • Depoimentos das mães sobre o uso da cebola: • A mãe que fez uso do sumo da cebola para curar a queimadura da mão do filho. • O chá de cebola para bronquite. • A casca de cebola para dar brilho aos cabelos: • Cabelos louros/cebola clara • Cabelos escuros/cebola roxa • Não fica com cheiro ruim, garantiu a mãe que trouxe até a cebola roxa para conhecermos, as crianças ficaram encantadas.

  12. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS

  13. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS Experiência com a casca da cebola Foi um trabalho muito gostoso onde tivemos a participação da merendeira e sua auxiliar, mostrando a casca da cebola como corante. Ao cozinhar um ovo branco com a casca da cebola, o ovo ficou vermelho.

  14. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS Exposição do projeto no dia 9-11-03 no Parque Edmundo Zanoni.

  15. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS • Palestra com a nutricionista • Recebemos a visita da nutricionista Marcela, que respondeu as perguntas das crianças e também dos pais. Houve uma troca de experiências muito boa entre eles. Algumas respostas da nutricionista: • A cebola roxa é igual às outras, só muda a cor. • Ao ser cozida, a cebola perde um pouco de vitaminas, mas não tudo. • Uso da cebola no tratamento de colesterol, diabetes e também no caso de infecção.

  16. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS

  17. PRODUTO FINAL Almoço feito à base de cebola, com receitas enviadas pelas mães, com as quais montamos um livro, que nos auxiliou na escolha do cardápio elaborado pelas crianças. As mães prepararam com carinho a refeição. Foram convidadas todas as pessoas que contribuíram para o enriquecimento desse projeto.

  18. PRODUTO FINAL

  19. PRODUTO FINAL

  20. AVALIAÇÂO FINAL Foram tantos acontecimentos marcantes nesses dois meses de trabalho, que fico emocionada em relatá-los. A família na escola, o olhar mais cuidadoso para a nossa alimentação, o carinho em preparar uma refeição, a reflexão sobre os nossos atos e tudo que nos rodeia. Acredito que a semente foi plantada. É preciso que agora cuidemos dela com muito amor, carinho e paciência para que as nossas crianças possam ter e viver em um mundo melhor. Com carinho Professora Márcia Rodrigues Arantes

  21. 4º Encontro de Educação Ambiental do Projeto Patrocínio Realização Prefeitura da Estância de Atibaia