1 / 22

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s. Larissa Marina Rodrigo. INTRODUÇÃO.

jael
Download Presentation

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s Larissa Marina Rodrigo

  2. INTRODUÇÃO Os procedimentos operacionais padronizados – POP’ s – surgem como uma exigência da vigilância sanitária, através da RDC nº 275 de 21 de outubro de 2002, como um instrumento que contribua para a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias ao processamento e industrialização dos alimentos.

  3. INTRODUÇÃO “Procedimento que busca fazer com que um processo, independente da área, possa ser realizado sempre de uma mesma forma, permitindo a verificação de cada uma de suas etapas”.

  4. OBJETIVOS • Definir os procedimentos para higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios. • Definir os procedimentos para controle integrado de vetores e pragas. • Definir os procedimentos para a higiene e saúde dos manipuladores. • Definir os procedimentos para o controle da potabilidade da água.

  5. SAÚDE E HIGIENE DOS MANIPULADORES Utilização de uniformes Utilização de luvas Higiene das mãos Exameslaboratoriais Lesões Treinamento

  6. SAÚDE E HIGIENE DOS MANIPULADORES

  7. SAÚDE E HIGIENE DOS MANIPULADORES

  8. HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS Naturezadasuperfície a ser higienizada Método de higienização, princípiosativos, concentração, tempo de contato com agentes e temperatura. Operação de desmonte de equipamentos.

  9. HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS

  10. HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS

  11. HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS

  12. HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS

  13. CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS Medidaspreventivas e corretivas Instruçõessequenciais Frequênciadaexecução

  14. CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS

  15. CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS

  16. CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS

  17. POTABILIDADE DA ÁGUA Naturezadasuperfície a ser higienizada Método de higienização, princípiosativos, concentração, tempo de contato com agentes e temperatura. Equipamentosutilizadosnalimpezadasuperfície.

  18. POTABILIDADE DA ÁGUA

  19. DISCUSSÃO O presente trabalho nos mostra a importância de estabelecer os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) nas áreas de processamento ou industrialização de alimentos, já que estes contribuem para a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias para este tipo de procedimento, complementando assim as Boas Práticas de Fabricação. Através de observações feitas pelos estagiários, foi percebido que no setor de aprovisionamento do Hospital Geral de Brasília- HGeB encontra-se, na maior parte, dentro das conformidades descritas pelas leis.

  20. DISCUSSÃO Apesar de existir alguns obstáculos, como número insuficiente de funcionários para grande quantidade de atividades exercidas, o local encontra-se sempre limpo e organizado da melhor forma possível. Com os procedimentos Operacionais Padronizados, podemos avaliar a rotina de cada funcionário, descrevendo item por item e fazendo as adaptações necessárias.

  21. CONCLUSÃO Atravésdessetrabalho, podemosconcluirqueparaminimizarosriscos de contaminação dos alimentos/clientes é de extremaimportânciacriarrotinasquepadronizem e facilitem o trabalho de cadafuncionárioimplementandoosprocedimentosoperacionaispadronizadosemtodas as unidades de alimentação e nutrição.

  22. FIM

More Related