1 / 35

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

Unidade do Paciente. Quando uma pessoa esta doente, precisa de ajuda para muitas das tarefas que habitualmente realiza sozinha. Parte do trabalho das pessoas que se dedicam, ao cuidado do paciente em um hospital

jacob
Download Presentation

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM Profª. Esp. Regina Carla Gottardi

    2. Unidade do Paciente Quando uma pessoa esta doente, precisa de ajuda para muitas das tarefas que habitualmente realiza sozinha. Parte do trabalho das pessoas que se dedicam, ao cuidado do paciente em um hospital é manter agradável o local que o cerca. Ficar em quarto limpo e com tudo em ordem ajudará o paciente a sentir-se melhor e tornará sua permanência no hospital mais agradável.

    3. Quando uma unidade é ocupada por um paciente, essa se torna a sua residência durante o tempo de internação. Alguns doentes podem trazer de sua casa o pijama ou camisola, o roupão e os chinelos.

    4. Cada hospital tem rotina própria ou normas sobre objetos que são entregues ao paciente para serem usados por eles durante sua permanência.

    5. Muitas vezes, no momento da internação, os pacientes costumam levar objetos pessoais para maior conforto e segurança. Precisamos estar atentos quanto aos cuidados com esses objetos.

    6. Enfermaria: é o compartimento destinado a internação de 3 ou mais pacientes.

    7. Apartamento: é o compartimento destinado a internação de 1 e/ou 2 pacientes.

    8. Alojamento Conjunto Modalidade de acomodação do recém-nascido normal em berços contíguo ao leito da mãe.

    9. Berçário Área destinada à internação de recém-nascidos normais, patológicos e prematuros.

    10. Berçário de Isolamento Ambiente destinado à acomodação de recém-nascidos que, por algum motivo, necessitem ficar isolado dos demais. Deverá ser provido de área de higienização exclusiva, lavatório ao lado do berço e local para desprezo de secreções e excreções.

    11. Unidade de Terapia Intensiva Área destinada à acomodação de pacientes críticos, em ambientes individuais ou coletivos, conforme grau de risco (semi-intensiva ou intensiva), faixa etária, patologia e requisitos de privacidade.

    12. Materiais que compõem a unidade do paciente Materiais: Leito do paciente; Mesa de cabeceira; Mesa auxiliar; Armário ou guarda-roupa; Cadeira; Escadinha; Papagaio, comadre e escarradeira;

    14. Limpeza da unidade do paciente Limpeza é o processo de localizar, identificar, conter, remover e desfazer-se de forma adequada, de substâncias indesejáveis, ou seja, poluentes, de uma superfície ou ambiente.

    15. O objetivo da limpeza O objetivo é a remoção da sujidade visível; remoção, redução ou destruição dos microrganismos patogênicos; e controle de disseminação de contaminação biológica.

    16. Limpeza diária ou concorrente É a limpeza que deverá ser realizada diariamente ou sempre que necessário para manter o ambiente agradável.

    17. Material: Panos de uso exclusivo para esta limpeza Solução desinfetante - Álcool a 70%; Luvas de procedimento.

    18. Procedimento: Preparar o material; Limpar os componentes da unidade do paciente com solução desinfetante, retirando o pó incomodando o menos possível o paciente; Dobrar o colchão com a parte da cabeceira sobre a ponta dos pés; Limpar a cabeceira da cama, as laterais, as molas e o estrado;

    19. Limpar o colchão em toda sua extensão e dobrá-lo para a cabeceira. Limpar o colchão na parte que ficou para cima, dobrado para a cabeceira; Providenciar a troca da água da mesinha de cabeceira; Levar o material de limpeza para o local apropriado; Deixar o ambiente em ordem.

    20. Limpeza terminal É a limpeza de todo o mobiliário da unidade do paciente, adicionado do piso, teto, parede e sanitário. É feita por ocasião da alta, óbito, transferência ou quando o paciente permanece internado por longo tempo.

    21. Material: 2 Baldes; Panos exclusivo para limpeza; Sabão; Solução desinfetante (Álcool a 70%); Luvas de procedimento;

    22. Procedimentos: Preparar o material; Arejar o ambiente; Desocupar a mesinha de cabeceira; Desarrumar a cama, retirando a roupa da seguinte maneira: Fazer um saco de roupa suja com a colcha, arrumando-as aos pés da cama; Colocar o impermeável na bacia com solução desinfetante; Colocar toda a roupa suja dentro do saco improvisado.

    23. Levar o saco de roupa suja para o local apropriado que poderá ser o hamper ou depósito de roupa suja; Colocar o material de limpeza no acento da cadeira; Lavar com água e sabão os componentes da unidade; Dobrar o colchão com a parte da cabeceira sobre a ponta dos pés; Limpar a cabeceira da cama, as laterais, as molas e o estrado; Limpar o colchão e limpa-lo em toda sua extensão e dobra-lo para a cabeceira. Limpar o colchão na parte que ficou para cima, dobrado para a cabeceira;

    24. Limpar o travesseiro e colocá-lo sobre o colchão e enxaguar o impermeável, enxugar e colocá-lo sobre o colchão. Limpar a mesinha de cabeceira e coloca-la na cabeceira da cama; Limpar a cadeira e colocá-la aos pés da cama; Recolher o material de limpeza e levá-los para o local apropriado; Deixar o ambiente em ordem e arejado por algum tempo; Tirar as luvas e lavar as mãos.

    25. Arrumação do leito (tipos de leitos) A finalidade de arrumar o leito é preparar uma cama segura e confortável para o paciente, mantendo a unidade com aspecto agradável.

    26. Tipos de camas Cama fechada Cama aberta Cama com paciente acamado Cama para operado

    27. Cama fechada É aquela que esta desocupada, aguardando a chegada do paciente. Deve ser arrumada aproximadamente 2 horas após ter sido feita a limpeza geral, permitindo arejamento do ambiente.

    28. Materiais: 02 Lençóis 01 lençol móvel, traçado, travessa ou forro 01 impermeável 01 Travesseiro 01 Fronha 01 Cobertor, se necessário Luvas de procedimento Hamper

    29. Método: Lavar as mãos; Preparar o material; Colocar o material na mesa de cabeceira; Estender o lençol sobre o leito, dobrando as pontas do lençol na cabeceira e nos pés; Colocar o impermeável, o lençol móvel e estender o lençol de cima. Fazer os cantos do lençol; Colocar o cobertor; Colocar a fronha no travesseiro; Colocar o travesseiro na cama; Recompor a unidade; Lavar as mãos.

    30. Cama Aberta É aquela que esta sendo ocupada por um paciente que pode deambular.

    31. Materiais: 02 Lençóis 01 lençol móvel, traçado, travessa ou forro 01 impermeável 01 Travesseiro 01 Fronha 01 Cobertor, se necessário Luvas de procedimento Hamper

    32. A diferença entre a cama fechada e a cama aberta esta na dobra realizada no lençol e cobertor na cabeceira da cama.

    33. Cama com paciente acamado É a cama ocupada por paciente que não pode deambular. Em caso de doente grave, a cama será feita por duas pessoas, para evitar esforço demasiado do paciente e da enfermagem, e obter andamento mais rápido do cuidado. Geralmente a arrumação da cama é feita durante o banho dado no leito, para evitar perda de tempo e esforço.

    35. Cama para operado È feita para receber o paciente que esta na sala de cirurgia ou exame, sob efeito anestésico. O leito do operado é igual ao leito fechado, mas com lençol dobrado em pregas, na cabeceira do leito próximo ao lençol móvel. Esse leito terá as roupas soltas nos pés, exceto o lençol de baixo.

    36. NORMAS 01 - O leito dever ser trocado quantas vezes forem necessárias durante o plantão; 02 - O leito dever ser preparado de acordo com a sua finalidade; 03 - Abrir portas e janelas antes de iniciar o trabalho; 04 - Utilizar lençóis limpos, secos e sem pregas; 05 - Caso os lençóis sejam reutilizados, não deixar migalhas, fios de cabelos; 06 - Observar o estado de conservação dos colchões e travesseiros; 07 - Não sacudir as roupas de cama; 08 - Não arrastar as roupas de cama no chão.

More Related