1 / 31

DOS ESPÍRITOS ESCALA ESPÍRITA

DOS ESPÍRITOS ESCALA ESPÍRITA. CURSO: O LIVRO DOS ESPÍRITOS. Origem e Natureza dos Espíritos. O que são os Espíritos? - Seres inteligentes da criação, povoam o Universo. Criados à partir do Princípio Inteligente. - São obras de Deus e não retirados diretamente de suas “partes”.

italia
Download Presentation

DOS ESPÍRITOS ESCALA ESPÍRITA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DOS ESPÍRITOSESCALA ESPÍRITA CURSO: O LIVRO DOS ESPÍRITOS

  2. Origem e Natureza dos Espíritos O que são os Espíritos? - Seres inteligentes da criação, povoam o Universo. Criados à partir do Princípio Inteligente. - São obras de Deus e não retirados diretamente de suas “partes”. - Criação permanente de espíritos. - Dizemos que o espírito é imaterial porque não temos uma melhor forma para defini-lo .

  3. - São criados por Deus simples e ignorantes, sem conhecimentos, para que possam evoluir e se aproximar do Pai, buscando a perfeição. - Como são criados? - São a individualização do princípio inteligente, assim como a matéria é a individualização do princípio material – FCU!

  4. Mundo Espírita (Mundo normal primitivo) - Os espíritos constituem um mundo à parte, o Mundo dos Espíritos. - O Mundo Espírita é o nosso mundo original. Estamos em um pequeno estágio perante a vida eterna. Nossa “pátria” verdadeira é o mundo espiritual. É composto pelos espíritos desencarnados (errantes) e os fluidos por eles manipulados.

  5. - O mundo corporal e o mundo espírita são independentes, mas interagem entre si o tempo todo. - Os espíritos não ocupam uma região predefinida, estão por toda a parte, convivendo conosco, interagindo; estando à nossa volta e por todos os confins do Universo.

  6. FORMA E UBIQUIDADE DOS ESPÍRITOS - Os espíritos tem forma determinada apenas para eles, não na nossa acepção. - Clarão, centelha etérea, chama. Cor? - Os Espíritos percorrem o espaço com a rapidez do pensamento e podem, se o quiserem, inteirar-se da distância percorrida. A matéria não lhes opõe obstáculo: passam através de tudo.

  7. Ubiqüidade: o espírito não se divide, ele apresenta a capacidade de se manifestar em diferentes locais, irradiando-se. Esta capacidade é diferente a depender da evolução de cada um. . Os espíritos se movimentam de duas formas: percorrem o espaço com a rapidez do pensamento e podem, se o quiserem, inteirar-se da distância percorrida. Depende de sua evolução. - Volitação, Volição - designa um impulso consciente que leva a personalidade a pensar e realizar uma ação, para obter determinado fim.

  8. PERISPIRITO O espírito fica como que envolto por uma substância vaporosa para os olhos dos encarnados mas bastante grosseira para os espíritos, o perispirito, assaz vaporosa, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira. É constituído de um complexo de energias e fluidos, estruturando um “corpo” para o espírito. Tem a função de dar limite e relação ao espírito, permitindo a interação deste com a parte “material” da natureza. As energias e fluidos constituintes do perispírito são oriundos da metabolização das energias e fluidos do local onde está o Espírito.

  9. - Outros nomes: corpo espiritual (São Paulo), psicossoma (André Luis), corpo astral (orientais), corpo bioplasmático (Parapsicologia). - Forma o elemento intermediário entre o espírito e o corpo. - O perispírito é estruturado, ou seja, apresenta sistemas complexos (órgãos), compatíveis com sua finalidade. - "O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma”. - O perispírito reflete nosso pensamento, nossas ações, nossa vibração. É a emanação individual que nos foge sob o nome de "aura" a exteriorização do perispírito.

  10. ENERGIAS FLUIDOS VIBRAÇÕES E PENSAMENTOS METABOLIZAÇÃO De Carlos Parchen

  11. Natureza e Propriedades do PERISPÍRITO x Quanto mais evoluído o Espírito menor a densidade do Perispírito. Quanto mais inferior o Espírito, mais denso e mais grosseiro é o seu Perispírito. Quanto mais denso o Perispírito mais o Espírito permanece preso no mundo material e maiores são os seus sofrimentos. A matéria não constitui obstáculo ao Perispírito. É etéreo, penetrando em qualquer obstáculo material. O Perispírito tem a forma que o Espírito queira, se apresentando de acordo com a vontade do Espírito e de seu estado de equilíbrio. O Perispírito, da mesma forma que alguns fluidos, pode sofrer modificações que o tornem perceptível à nossa vista.

  12. TOMÉ VERIFICA AS CHAGAS DE CRISTO, CARAVAGGIO Coríntios II; Cap. 12; Versículos 1 a 4: "Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou FORA DO CORPO, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou FORA DO CORPO, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao Paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir." Coríntios I; Cap. 15; Versículo 44: "Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual." Tessalonicences I; Cap. 5; Versículo 23: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso ESPÍRITO, ALMA E CORPO sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo." - Hebreus; Cap. 4; Versículo 12: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir ALMA E ESPÍRITO, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."

  13. “Agora o ponto de vista científico, ou seja: a essência mesma do perispírito. Isso é outra questão. Compreendei primeiro moralmente. Resta apenas uma discussão sobre a natureza dos fluidos, coisa por ora inexplicável. A ciência ainda não sabe bastante, porém lá chegará, se quiser caminhar com o Espiritismo. O perispírito pode variar e mudar ao infinito. A alma é o pensamento: não muda de natureza. Não vades mais longe, por este lado; trata-se de um ponto que não pode ser explicado. Supondes que, como vós, também eu não perquiro? Vós pesquisais o perispírito; nós outros, agora, pesquisamos a alma. Esperai, pois.” — Lamennais. O Livro dos Médiuns, 1861. Hughes Félicité Robert de Lamennais , Padre e Filósofo, (Saint-Malo, França, 19/06/1782- Paris, 27/02/1854), TOMÉ VERIFICA AS CHAGAS DE CRISTO, REMBRANDT

  14. Funcões do PERISPÍRITO X • Serve de envoltório do Espírito. • É um molde para o corpo físico, modela o corpo físico na sua formacão durante a gestacão. • O corpo físico é um reflexo do Perispírito. • Mantêm o registro de todas as nossas experiências reencarnatórias, boas ou más, realizadas ao longo de nossa evolucão. • Quando encarnado, o Espírito mantém seu envoltório perispirítico. • É a base do mecanismo de todos os fenômenos mediúnicos e anímicos.

  15. Espírito Ser pensante, Eterno, sede do psiquismo e da vontade. Perispírito Elemento intermediário entre o Espírito e o Corpo Material Corpo Material Veículo físico visível

  16. Escala Espírita - Os espíritos são criados simples e ignorantes, sem o conhecimento do mal, com o destino de se reaproximarem de Deus, através da perfeição. - Assim, o Pai, através de seus mensageiros, distribui missões a cada um de seus filhos, tendo todos o livre arbítrio para cumprirem ou não estas tarefas. - Deus não nos cria para passarmos pelo mal, porém nos dá a inteligência necessária para que possamos aprender com o mal.

  17. 1 Disse Jesus a seus discípulos: É necessário que venha o escândalo, mas [ai daquele] por quem vierem! Lucas, cap. 17, v. 1. - Todos são criados com as leis divinas insculpidas na consciência, ou seja, todos tem uma certa vantagem sobre as más tendências.

  18. ESCALA ESPÍRITA Primeira ordem: São aqueles que já atingiram a perfeição, não tendo mais defeitos e possuindo, somente, virtudes. Ex: Jesus Cristo Segunda ordem: São aqueles em que o desejo de fazer o bem já faz parte de suas personalidades, mas ainda apresentam imperfeições que precisam ser corrigidas, bem como sabedoria a ser adquirida.Dividem-se em infindáveis sub-categorias Terceira ordem: Existem aqueles que ainda não atingiram o estado da razão, não fazendo portanto, nem o bem, nem o mal, como há aqueles onde predominam uma grande violência, muita ignorância, leviandade e um grande número de imperfeições.

  19. Conclusões Práticas • Os espíritos, em geral, sabem tanto quanto os homens • Não é porque um espírito se manifestou em alguém, que ele é uma guia, mentor ou espírito superior • Nem todo espírito é espírita, sendo assim, o fato de ter desencarnado, nem sempre abre-lhe a mente para as realidades de além-túmulo • É comum, os espíritos continuarem após a morte com suas crenças religiosas, hábitos e preferências pessoais

  20. Muitos nem percebem que já morreram e um grande número ignora a sua situação, além túmulo • Alguns dormem, outros vivem entre pesadelos, muitos são torturados pelo remorso e poucos conseguem obter a lucidez desejada. • Mas, todos esses espíritos podem evoluir, pois ninguém fica, eternamente, no erro, no sofrimento ou na ignorância, de modo que a misericórdia divina é para todos, ou seja, sempre há esperança...

  21. Terceira ordem – Espíritos imperfeitos: Predominância da matéria sobre o espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhes são conseqüentes. Têm a intuição de Deus, mas não o compreendem. Vêem a felicidade dos bons e este espetáculo lhes constitui incessante tormento. 10ª Classe: Impuros – inclinados ao mal. “Demônios”. 9ª Classe: Levianos – ignorantes, maliciosos, irrefletidos e zombeteiros. “Duendes”.

  22. 8ª Classe: Espíritos pseudo-sábios – julgam saber mais do que realmente sabem. Linguagem rebuscada, desprovida de conteúdo. 7ª Classe: Espíritos neutros 6ª Classe: Espíritos batedores e perturbadores: Estão mais presos à matéria. Agentes principais de fenômenos da natureza.

  23. Segunda ordem – Bons espíritos: - Predominância do espírito sobre a matéria; desejo do bem. - Compreendem Deus e o infinito. - São felizes pelo bem que fazem e pelo mal que impedem... - Como espíritos, suscitam bons pensamentos. Quando encarnados, são bondosos e benevolentes com os seus semelhantes.

  24. 5ª Classe: Espíritos benévolos – a bondade é a qualidade dominante. Carecem de desenvolvimento intelectual. 4ª Classe: Espíritos sábios – distinguem-se pela extensão de seus conhecimentos. 3ª Classe: Espíritos de sabedoria - As qualidades morais da ordem mais elevada são o que os caracteriza. 2ª Classe: Espíritos superiores – reúnem em si a ciência, a sabedoria e a bondade. Sua linguagem é elevada, muitas vezes sublime. Quando reencarnam na terra, é para cumprir alguma missão relativa ao progresso dos homens.

  25. Primeira ordem – Espíritos puros • Nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absolutas, em relação aos espíritos de outras ordens. 1ª Classe: percorreram todas as escalas da evolução, despojando-se de todas as mazelas da matéria. Não estão mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis. Gozam de felicidade absoluta (não confundir com ociosidade monótona, em perpétua contemplação). São os mensageiros e ministros de Deus. A ANUNCIAÇÃO, BECCAFUMI, 1545 A ANUNCIAÇÃO, BOTICELLI, 1489.

  26. Progressão dos Espíritos - Os espíritos são criados simples e ignorantes, recebendo uma missão, tendo todos que buscar a perfeição, se aproximando de Deus e encontrando a verdadeira felicidade. São como crianças, e podem escolher aceitar suas tarefas ou se rebelar. - Não existem espíritos condenados eternamente às zonas inferiores. - Os espíritos não regridem! Podem permanecer estacionários, porém nunca degeneram! - Todos passam pela fieira da ignorância, tendo nosso livre arbítrio, escolhendo ou não o cominho do mal. As influências se iniciam à partir do momento em que o espírito toma consciência de si mesmo.

  27. Os espíritos inferiores ficarão para sempre neste estado? Resposta: Não! Pelas leis de Deus, todos deverão progredir e atingir a perfeição. O pior criminoso do mundo, um dia, será bom, desde que se esforce e obedeça as leis do Criador. Por isso Jesus dizia que “de todas ovelhas confiadas a mim pelo meu Pai, nenhuma irá se perder.”

  28. - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:48 34  Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? 35  Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada)(Sl 82,6)? João, cap. 10. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha . Mateus, cap. 5

  29. Anjos e Demônios - Anjos são os espíritos que atingiram o mais alto grau de evolução, atravessando todas as ordens, se tornando espíritos puros. - Não existem seres criados já perfeitos, como não há espíritos eternamente maus, os chamados “demônios”. - Daimon: palavra grega que designa gênio, inteligência e seres imateriais, bons ou ruins.

  30. “Nascer, Morrer, Renascer e Evoluir Sempre, Tal é a Lei.” Allan Kardec

  31. PRÓXIMA AULA: • NOSSO LAR • CAPÍTULOS 1 A 5.

More Related