Ergonomia e Segurança do Trabalho Levantamento, Transporte e Descarga  Industrial de Peso  –  - PowerPoint PPT Presentation

ergonomia e seguran a do trabalho levantamento transporte e descarga industrial de peso aula iii n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Ergonomia e Segurança do Trabalho Levantamento, Transporte e Descarga  Industrial de Peso  –  PowerPoint Presentation
Download Presentation
Ergonomia e Segurança do Trabalho Levantamento, Transporte e Descarga  Industrial de Peso  – 

play fullscreen
1 / 22
Ergonomia e Segurança do Trabalho Levantamento, Transporte e Descarga  Industrial de Peso  – 
267 Views
Download Presentation
emi-whitley
Download Presentation

Ergonomia e Segurança do Trabalho Levantamento, Transporte e Descarga  Industrial de Peso  – 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Ergonomia e Segurança do Trabalho Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso  –  Aula III

  2. Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso Estabelecimento da legislação: Art. 198 da CLT • Homem ≤ 60 Kg • Mulheres ≤ 20 Kg:trabalho contínuo ≤ 25 Kg:trabalho ocasional

  3. Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso As proibições legais não se aplicam quando a remoção do material é feita por impulsão ou tração de vagonetes sobretrilhos, carros de mão ou quaisquer outros aparelhos mecânicos (arts. 198 e 390, parágrafo único). O art. 198 estabelece que o MTE pode fixar limites diversos e evitar que sejam exigidos do empregado esforço superior as suas forças. Ao regulamentar a matéria, o MTE, não estabeleceu valores quantitativos, pois poderia contrariar os artigos da CLT, que determinam limites elevados do ponto de vista técnico.

  4. Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso Quanto maior o peso da carga levantada ou transportada pelo trabalhador, mais elevada é a probabilidade de acometimento à sua saúde, tais como lombalgias, hérnias de disco ou problemas na coluna devido ao superesforço. Neste sentido, deve-se considerar o que profere o subitem17.2.2 da NR 17. Vejamos os primeiros aspectos da NR 17...

  5. NR 17 - Ergonomia • 17.1 Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psico-fisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. • 17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos,relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e a própria organização do trabalho.

  6. NR 17 - Ergonomia • 17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psico-fisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho,devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora. • 17.2. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais.17.2.1. Para efeito desta Norma Regulamentadora: • 17.2.1.1. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.

  7. NR 17 - Ergonomia • 17.2.1.2. Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas. • 17.2.1.3. Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a 18 (dezoito) anos e maior de 14 (quatorze)anos. • 17.2.2. Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.

  8. NR 17 - Ergonomia • 17.2.3. Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas,que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar,com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes. • 17.2.4. Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas, deverão ser usados meios técnicos apropriados. • 17.2.5. Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas,o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.

  9. NR 17 - Ergonomia • 17.2.6. O transporte e a descarga de materiais feitos por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico deverão ser executados de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com a sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança. • 17.2.7. O trabalho de levantamento de material feito com equipamento mecânico de ação manual deverá ser executado de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.

  10. Levantamento de cargas • O manuseio de cargas é responsável por grande parte dos traumas musculares nos trabalhadores. • 60% deles são causados por levantamento de cargas e 20%,puxando e empurrando-as (Brigder, ). • Principais fatores: i)↑variação individual das capacidades físicas; ii) treinamentos insuficientes e; iii) frequentes substituições de trabalhadores homens por mulheres. • Torna-se necessário conhecer a capacidade máxima de levantar e transportar pesos para dimensionar tarefas e máquinas.

  11. Levantamento de cargas Descrição Classificação Atividade Levantamento de cargas Esporádico Está relacionada com a capacidade muscular para levantar a carga. Repetitivo Está relacionada com a capacidade energética do sujeito e a fadiga física.

  12. Levantamentode cargas Resistência da coluna: Ao levantar um peso com as mãos, o esforço é transferido para a coluna vertebral, descendo pela bacia e pernas, até chegar ao piso. Devido à estrutura da coluna vertebral, composta de discos superpostos, ela tem pouca resistência a forças que não tenha ma direção de seu eixo. A carga sobre a coluna vertebral deve ser feita no sentido vertical, evitando-se as cargas com as costas curvadas.

  13. Levantamento de cargas Capacidade de carga máxima: Varia consideravelmente,conforme se usem as musculaturas das pernas, braços ou dorso. As mulheres possuem aproximadamente metade da força dos homens para o levantamento de pesos. Força máxima das pernas, braços e costas para diferentes percentis da população feminina e masculina

  14. Levantamento de cargas A capacidade de carga é influenciada pela sua localização em relação ao corpo, dimensões e facilidade de manuseio. Localização relativa: a força máxima para o levantamento de peso é exercida quando a carga encontra-se a 30 cm de distância do corpo e a 30 cm de altura do solo.

  15. Levantamento de cargas Recomendações básicas: • Mantenha a coluna reta e use a musculatura das pernas; b) Mantenha a carga o mais próximo possível do corpo, para reduzir o momento provocado pela carga; c)  Procure manter cargas simétricas, usando as duas mãos; d) A carga deve estar a 40 cm acima do piso. Se estiver abaixo, o carregamento deve ser feito em duas etapas; e) Antes de levantar um peso, remova todos os obstáculos que possam atrapalhar os movimentos.

  16. Transporte de cargas • Da mesma forma que no caso de levantamento de cargas,durante o transporte manual de cargas, a coluna vertebral deve ser mantida, o máximo possível, na vertical. • Deve-se também evitar pesos muito distantes do corpo ou cargas assimétricas, que tendem a provocar momento,exigindo um esforço adicional da musculatura dorsal para manter o equilíbrio. • Esses pontos podem ser resumidos nas seguintes recomendações:

  17. Transporte de cargas a) Manter a carga na vertical Isso significa que o centro de gravidade da carga deve passar, o mais próximo possível, pelo eixo longitudinal (vertical) do corpo. Nesse aspecto, vê-se ao certo dos povos primitivos e gente do interior, que carregam pesos diretamente colocados sobre a cabeça. b) Manter a carga próxima do corpo Para o transporte de carga com os dois braços deve-se mantê-la o mais próximo possível perto do corpo, na altura da cintura, conservando-se os braços estendidos. O transporte de carga com os braços flexionados (fazendo ângulo no cotovelo) aumenta a carga estática dos músculos e cria momento em relação ao centro de gravidade do corpo, que se situa à altura do umbigo.

  18. Transporte de cargas c) Caixas grandes Devem ser transportadas com os braços esticados, bem próximos do corpo, ou com braço e ante braço formando ângulo reto, com o corpo ligeiramente inclinado para trás, de modo que o centro de gravidade da carga se aproxime da linha vertical do corpo, reduzindo-se assim o momento. d) Usar cargas simétricas Sempre que possível, deve ser mantida uma simetria de cargas, com os dois braços carregando aproximadamente o mesmo peso. No caso de cargas grandes, compridas ou desajeitadas, devem ser usa das duas pessoas para facilitar essa simetria.

  19. Transporte de cargas e) Usar meios auxiliares Devem ser usados para cargas deformas ou texturas que dificultem o manuseio. Isso inclui ouso de luvas, ganchos, cordas, correias e assim por diante. f) Trabalhar em equipe Deve ser usado quando a carga for excessiva para uma só pessoa. Assim se evitam lesões no trabalhador ou danos à carga. Para casos mais complexos,envolvendo o trabalho de diversas pessoas, deverá haver um deles apenas para orientar e coordenar os esforços das demais,principalmente quando há obstáculos na trajetória da carga.

  20. Transporte de cargas g) Defina o caminho O caminho a ser percorrido deve ser previamente definido e os obstáculos nesta rota devem ser removidos. h) Supere os desníveis do piso Devem ser transformados em rampas de pequenas inclinações, revestidas de material antiderrapante e com corrimões nas laterais. i) Elimine desníveis entre postos de trabalho Devem ter os mesmos níveis evitando os frequentes abaixamentos e elevação dos materiais.

  21. Transporte de cargas j) Use carrinhos O transporte de cargas e materiais deve ser feito em carrinhos com rodas apropriados para cada tipo de material. l) Use transportadores mecânicos Use correias transportadoras, transportadores de rolos, ponte rolantes,guinchos, entre outros, para suspender e transportar materiais.

  22. Fim....  Boa noite à todos! Rodrigo Fabiano Cavalcante Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho