1 / 13

Área de Projecto Ano lectivo 2007/2008 Escola Secundária de Tondela Acabei o 12ºano…E agora?

Área de Projecto Ano lectivo 2007/2008 Escola Secundária de Tondela Acabei o 12ºano…E agora?. Percursos de empregabilidade dos licenciados. Perspectivas europeias e nacionais.

efuru
Download Presentation

Área de Projecto Ano lectivo 2007/2008 Escola Secundária de Tondela Acabei o 12ºano…E agora?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Área de ProjectoAno lectivo 2007/2008Escola Secundária de TondelaAcabei o 12ºano…E agora?

  2. Percursos de empregabilidade dos licenciados Perspectivas europeias e nacionais.

  3. Nas últimas décadas a União Europeia tem-se vindo a deparar com a problemática do desemprego dos licenciados, e suas consequências: • Mal-estar social e individual • Anomia das sociedades • Pobreza

  4. Várias têm sido as politicas educativas que têm sido desenvolvidas pela União Europeia, no sentido de combater este flagelo. Exemplo dessas politicas são: • Tratado de Bolonha (1999) • Comunicado de Praga (2001) • Comunicado de Berlim (2003)

  5. Razões para o aumento do desemprego nos licenciados A problemática do desemprego dos jovens licenciados, relaciona-se sobretudo com a rápida evolução do mercado de emprego e com a massificação de estudantes no acesso ao ensino superior. Pois, se em 1980 o número de estudantes a frequentar o ensino superior, na Europa, era de 61 milhões, em 1995 eram já 82 milhões e em 1999 correspondiam já a 21% da população.

  6. Duração média do primeiro emprego A média europeia relativamente ao tempo médio da procura do primeiro emprego é de 5,9% meses, encontrando-se algumas disparidades entre os diferentes países, sendo o valor mais baixo na República Checa, com 3,4 meses e o mais elevado na Espanha com 12,6 meses.

  7. Remuneração dos licenciados na União Europeia Também, neste aspecto, encontram-se algumas disparidades entre os diferentes países, pois, se na Alemanha a média remuneratória é de 33 820 euros, na Espanha é apenas de 28 200 euros anuais.

  8. Relatório do Eurostat (2004) Segundo este relatório, o numero de diplomados a trabalhar no estrangeiro é de 16%. Quanto ao grau de satisfação dos licenciados, é de salientar: • 65% dos inquiridos dizem que escolheriam o mesmo curso; • 64% o mesmo estabelecimento de ensino; • 78% encontraram emprego nos dois primeiros anos após a conclusão do curso.

  9. Vale a pena ingressar no ensino superior? • Segundo um relatório da APEC “apesar de algumas dificuldades os jovens diplomados têm uma situação relativamente favorável, em comparação com os desempregados que não possuem qualificações (…) a taxa de desemprego dos não diplomados é duas vezes superior aos dos diplomados.” • O desemprego dos licenciados em 2003 correspondiam apenas a 8,8% do total dos desempregados.

  10. 78% destes desempregados encontraram emprego em menos de um ano; • Um mês após a conclusão do curso, o numero de diplomados com emprego correspondia a 50,1% dos inquiridos.

  11. Situação Portuguesa À semelhança do que se passa na União Europeia, também em Portugal, a problemática do desemprego, deve-se sobretudo à rápida evolução do mercado de trabalho e, à massificação do numero de estudantes a ingressarem no ensino superior. Sendo que, em 1994 eram 32 622, em 2003 eram já 67 673 estudantes a frequentarem o ensino superior. Em Portugal, tal como na União Europeia, assiste-se também a uma feminização do ensino superior, sendo que, no ano de 2002/2003 as mulheres representavam 67% da população estudante, e tendo vindo a aumentar nos anos seguintes.

  12. Área de Humanidades Na área de humanidades, a taxa de desemprego ronda os 5%, sendo que, os licenciados nesta área são, em 47,6% dos casos, absorvidos pelas administrações publicas e, em 38% pelo sector empresarial. Quanto à remuneração média dos licenciados desta área, é de 1500 euros mensais.

  13. Grau de satisfação dos licenciados na área de humanidades, segundo um relatório da OCES Segundo este relatório: • 59% dos inquiridos dizem estar satisfeitos; • 23% muito satisfeitos; • 10,8% pouco satisfeitos; • 2% nada satisfeitos.

More Related