1 / 8

Resultado da Lei 8.630/93

Resultado da Lei 8.630/93. Permitiu avanços, mas ganhos foram limitados ; isto resultou em aumento de gap dos serviços com o mundo desenvolvido, em produtividade, qualidade, quantidade e preços ; Usuários deixaram de ser reféns dos trabalhadores para serem reféns dos arrendatários;

eadoin
Download Presentation

Resultado da Lei 8.630/93

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Resultado da Lei 8.630/93 • Permitiu avanços, mas ganhos foram limitados; isto resultou em aumento de gap dos serviços com o mundo desenvolvido, em produtividade, qualidade, quantidade e preços; • Usuários deixaram de ser reféns dos trabalhadores para serem reféns dos arrendatários; • Lei não foi cumprida pelos poderes concedente e regulador; • Os portos continuaram sendo barreiras para o desenvolvimento e a competitividade dos setores produtivos.

  2. MP-595: o conflito Simples X Complexo Moderno X Arcaico Desenvolvimento X Atraso Mercado X Monopólio/Cartel

  3. MP-595PRINCIPAIS ASPECTOS DA NOVA LEI DOS PORTOSPermitem o aumento da oferta da capacidade de movimentação de cargas com mais eficiência Concessão de portos(total ou parcial) e arrendamentos de terminais e instalações portuárias • Critério de maior movimentação de carga com menor tarifa (paga pelo usuário), nas licitações. Autorizações de instalações portuárias fora do porto organizado • Eliminação da distinção entre cargas próprias e de terceiros.

  4. MP-595PRINCIPAIS ASPECTOS “NEBULOSOS” Direitos e deveres dos usuários (competitividade do país) – omissão de como exercê-los, para se obter qualidade, produtividade, quantidade e preços adequados de serviços, bem como a atuação da agência reguladora que hoje não tem foco nos usuários; Chamada e processo seletivo públicos, para as autorizações de instalações portuárias fora do porto organizado; Centralização das decisões e seus processos; Ausência de prazos dos processos; Diretrizes do poder concedente (política setorial - embora conste da Exposição de Motivos e do discurso da presidente, estão ausentes na MP-595 e o Decreto 6.620 não foi revogado).

  5. MP-595PRINCIPAIS IMPACTOS PARA A BAHIALicitações de bens públicos destinados à atividade portuária

  6. MP-595PRINCIPAIS IMPACTOS PARA A BAHIAAutorizações de instalações portuárias fora do porto organizado,mediante chamada e processo seletivo públicos

  7. AS SOLUÇÕES NECESSÁRIAS PARA A BAHIA Investimentos prioritários = aumento da capacidade de movimentar cargas portuárias Atendimento da demanda até 2020 Notas: 1) Em vermelho os investimentos emergenciais = R$1,75 bilhão; 2) Valores atualizados em janeiro de 2013; 3) Siglas: Tecon =terminal de contêiner; TGS = terminal de graneis sólidos; TGL = terminal de graneis líquidos; Ro-Ro = terminal de veículos roll-on roll-off. * TERMINAL A SER ARRENDAMENTO POR LICITAÇÃO

  8. Onde queremos chegar = aumento da capacidade de movimentação de cargas Foco: • Licitações de arrendamentos; • Regulação de serviços. Devem ocorrer com a MP-595 aprovada, modificada, não apreciada ou mesmo rejeitada. Posicionamento de apoio à política anunciada pela presidente Dilma, para aumento de competitividade do país, em particular na nova política para o setor portuário, com o aumento da oferta de infraestrutura e serviços, redução de custos e rapidez de decisões.

More Related