PROFESSORES: BETÂNIA E ÉRICA - PowerPoint PPT Presentation

armand
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
PROFESSORES: BETÂNIA E ÉRICA PowerPoint Presentation
Download Presentation
PROFESSORES: BETÂNIA E ÉRICA

play fullscreen
1 / 26
Download Presentation
PROFESSORES: BETÂNIA E ÉRICA
96 Views
Download Presentation

PROFESSORES: BETÂNIA E ÉRICA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. ALUNOS: ANDREA CÁSSIO RICARDO PROFESSORES: BETÂNIA E ÉRICA

  2. O homem primitivo tinha sobretudo duas preocupações : 1 – atacar ; 2 – defender. Portanto realizava toda sorte de exercícios naturais praticando uma verdadeira educação física espontânea e ocasional.

  3. QUALIDADE DE VIDA O CONCEITO

  4. “Qualidade de vida é a soma do meio ambiente físico; social; espiritual e econômico, onde o indivíduo esta inserido, dos estilos de vida que este adota, das suas ações e sua reflexão sobre si, sobre os outros e sobre o ambiente que o rodeia e suas expectativas sobre o futuro.” (LEAL, 2008) Na tentativa de clarificar o conceito de qualidade de vida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que é a “percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (THE WHOQOL GROUP, 1995).

  5. OMS – Percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores em que vive e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

  6. QUALIDADE DE VIDA

  7. FATORES ASSOCIADOS A QUALIDADE DE VIDA • ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO •  HABITAÇÃO E SANEAMENTO  •  BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO  •  OPORTUNIDADES DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA • ESTILO DE VIDA RESPONSÁVEL • CUIDADOS COM A SAÚDE

  8. FA TORES QUE INFLUENCIAM NA SAÚDE

  9. MAIOR CAUSA DE ÓBITOS NO MUNDO OCIDENTAL. • Estimativas de 1994 – 57.490.000 americanos possuem pelo menos um tipo de DC.  • Em 1994, as DC foram resp. por 954.720 vidas ou 41,8% dos óbitos. (American Heart Association, 1998)

  10. 1 Morte a cada 2 minutos XIII World Congress of Cardiology, Brazil - 1998

  11. O QUE É SEDENTARISMO ? (CASPERSEN, 1989)

  12. SECRETÁRIA ESTADUAL DE SAÚDE (REGO et al., 1990)

  13. Atividade Física: Qualquer movimento voluntário que resulte em gasto energético. (Caspersen, 1989) • Aptidão Física: Capacidade de desempenhar as funções quotidianas necessárias, sem que haja desequilíbrio de sua integridade bio-sicossocial (Matsudo, 1992) • Exercício Físico:Tipo de atividade física que deve necessariamente envolver regularidade e planejamento, tendo assim freqüência, duração e intensidade definidas, objetivando a melhora da aptidão física.

  14.   Estudo pioneiro sobre prevalência de atividade física em município de pequeno porte no Brasil foi realizado por Baretta et al. (2007). As autoras avaliaram 575 pessoas através do IPAQ. 57,4% dos avaliados foram classificados como insuficientemente ativos e 37,7% como suficientemente ativos. As autoras afirmam que os resultados podem ser utilizados nas políticas públicas de saúde do município, e no início do trabalho apontam que a inatividade física se manifesta negativamente em doenças e se reflete em maior gasto com tratamento médico pelo governo. Isso concorda com Galloway (2006) e Minayo et al. (2000) sobre as agendas e medidas governamentais sobre qualidade de vida (novamente relacionada à saúde).