slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
AVANÇO AUTOMÁTICO PowerPoint Presentation
Download Presentation
AVANÇO AUTOMÁTICO

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 22

AVANÇO AUTOMÁTICO - PowerPoint PPT Presentation


  • 106 Views
  • Uploaded on

AVANÇO AUTOMÁTICO. Música: André Rieu - Bolero (At The Movies). A povoação de Castro Marim, estrategicamente implantada numa colina sobranceira ao Rio Guadiana e perto da foz deste grande rio do sul, o seu curso inferior separa o Algarve da Andaluzia. CASTELO. FORTE DE SÃO SEBASTIÃO.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'AVANÇO AUTOMÁTICO' - allistair-emerson


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

AVANÇO AUTOMÁTICO

Música: André Rieu - Bolero (At The Movies)

A povoação de Castro Marim, estrategicamente implantada numa colina sobranceira ao Rio Guadiana e perto da foz deste grande rio do sul, o seu curso inferior separa o Algarve da Andaluzia .

slide2

CASTELO

FORTE DE SÃO SEBASTIÃO

slide4

Desde cedo foi o grande baluarte defensivo da província algarvia. Três momentos fundamentais contribuíram para a preservação da integridade territorial e da independência de Portugal.

slide5

- o período que se seguiu à conquista, quando em 1319 se tornou sede da Ordem de Cristo; o da Guerra da Restauração, entre 1640 e 1668; e o de inícios do Séc. XIX, após as invasões francesas.

slide6

Testemunham essa vocação militar e defensiva monumentos como o Castelo aqui representado, a Cerca Seiscentista, o Forte de São Sebastião, a Bateria do Registo e o Revelim de Santo António.

slide7

São eles a imagem de marca da Vila de Castro Marim, envolvida por uma paisagem natural que inclui os esteiros, os sapais , as tapadas dos viveiros de piscicultura e as salinas.

slide8

No interior do Castelo para além da existência de vários vestígios da época Romana, poderemos visitar a Igreja e o Núcleo Museológico alusivo aos achados arqueológicos.

slide9

Na última semana do mês de Agosto (este ano de 2012 decorreu entre 23 a 26) Castro Marim vive dias medievais, as ruas e o castelo vestem-se com todo o rigor e recriam a sua história.

slide12

Nas suas profundezas, existem alguns buncares e um túnel que foi construído como elo de ligação ao Castelo Medieval para complementar as defesas da povoação e vigiar o Rio Guadiana.

O forte de São Sebastião foi construído durante o reinado de D. João IV. Aqui existia uma Ermida sob a invocação de São Sebastião, demolida quando das obras da fortificação nos meados do Séc. XVII.

slide13

O conjunto defensivo é complementado pelo Revelim de Santo António situado a leste da povoação, a sul do Castelo e a nascente do Forte de São Sebastião, donde se desfruta de extraordinária panorâmica.

slide14

O Revelim de Santo António é uma pequena fortificação dominante sobre o curso do Guadiana e erguida precisamente para controlar o estuário do grande rio do Sul.

slide15

No interior deste Revelim, edificou-se a Ermida de Santo António, uma construção barroca de boa qualidade arquitectónica, com capela-mor quadrangular delimitada por fortes pilares-cunhais.

slide16

Durante o ano, principalmente no Verão, esta colina do Revelim, visitada por milhares de turistas, privilegia-nos com vários eventos, como por exemplo, a festa do caracol e vários concertos.

A recuperação e requalificação desta colina, concluída em 2009, teve como objectivos a reabilitação da estrutura militar do Revelim, da Capela de Santo António, do Moinho e da Praça de Santo António.

slide17

Mas, Castro Marim não fica por aqui, em termos de gastronomia, para além de alguns bons restaurantes, o MANUEL D´ÁGUA tem sempre à nossa disposição os melhores grelhados da região.

slide18

E pelo seu interior verificamos que esta aldeia salineira, com cerca de 3.200 habitantes, de gente humilde, repleta de história, justificou plenamente a sua geminação com Guérande (França).

slide19

A extracção de sal desenvolvida desde o reinado de D. João I, permaneceu como parte integrante do modo de vida da população mais antiga. É daqui que sai o melhor sal do mundo com impacto na economia local.

slide20

Como em qualquer aldeia, vêm-se poucos aldeões nas ruas, que se encontram convenientemente limpas, e o casario, formado por casas térreas ,espelham a luz do sol algarvio.

slide21

Muitas das casas mais antigas têm as ombreiras pintadas de cores vivas, amarelo, verde, rosa e azul, que caracterizam esta região urbana, muito próximo do litoral mas enraizada num passado histórico.

slide22

CANTIGA DA NOSSA SENHORA DE CASTRO MARIM

Esta cantiga que acabais de ler refere-se ao surgimento da devoção a Nossa Senhora de Castro Marim (Algarve, século XII), especial protectora dos portugueses cativos dos mouros.

Negro pão e água turva Só lhe davam por medida De manhã até à tarde A um moinho moia; E à noite o perro infiel, Com medo que lhe fugisse, N’um caixão grande o fechava, Muito forte em demasia.

Depois, em cima deitado, Em tom de mofa dizia, Como quem Deus não conhece, Esta horrível heresia: - Livre-se d’aqui agora

Captivo de um pêrro moiro Em terras de moiraria Debaixo de duros ferros, Um pobre cristão vivia.

NÃO CLIQUE