220 likes | 519 Views
O PERISPÍRITO. * Formação e Funções. * Particularidades. * Propriedades. * Formas. * Conclusão. Os Três Elementos. Na ótica do espiritismo,o ser humano é constituído por três elementos essenciais e diferenciados , com estrutura, funções e finalidades distintas. .
E N D
O PERISPÍRITO *Formação e Funções *Particularidades *Propriedades *Formas *Conclusão
Os Três Elementos Na ótica do espiritismo,o ser humano é constituído por três elementos essenciais e diferenciados , com estrutura, funções e finalidades distintas. ESPÍRITO PERISPÍRITO CORPO
O que é perispírito? ( ou psicossoma) Substância vaporosa que envolve o espírito; é nos encarnados o meio de união entre o corpo e o espírito, enquanto nos desencarnados é o seu corpo fluídico. Chamado por Kardec de “Corpo fluídico dos Espíritos”, é uma condensação do fluído cósmico em torno de um “foco” de inteligência. É o órgão sensitivo do espírito
Importante: O Perispírito é o reservatório de todos os conhecimentos, armazena e registra toda as decisões e idéias da alma, é enfim o guardião fiel do acervo imperecível do nosso passado. Entretanto não produz o pensamento, atributo exclusivo do espírito. . É mutável e adaptável a cada orbe
Formação e Função do Perispírito Do meio fluídico em que se encontra é que o espírito extrai o seu envoltório, que se modifica de acordo com o progresso moral alcançado. . Nota: Os espíritos superiores que reencarnam em missão, têm o perispírito menos grosseiro, pois extraem do mesmo ambiente fluídos mais sutis.
Particularidades do Perispírito: 1.Cordão Fluídico É um laço que prende o corpo espiritual ao corpo físico, flexível e expansível, o qual mantém o Espírito ligado ao corpo. Esse cordão identifica no plano espiritual o encarnado, quando em desdobramento. .
2. Duplo Éterico Corpo energético, entre o perispírito e o corpo físico, considerado como uma extensão do perispírito. É um campo mais denso que o perispiritual, onde as energias se “condensam” em direção ao corpo, e de forma reversa direciona impulsos físicos aos arquivos perispirituais.
3. Aura Halo energético emanado do corpo que exterioriza o reflexo de nós mesmos. Apresenta coloração conforme o teor da onda mental emitida.
Propriedades do Perispírito: 1. Aparição Por sua natureza , em seu estado normal, o perispírito é invisível. Pode sofrer modificações por meio de condensação e aparecer sob uma forma vaporosa.
2. Tangibilidade Conforme o grau de condensação do fluído perispiritual, pode, mesmo, chegar até, à tangibilidade real, ao ponto de o observador se enganar com relação à natureza do ser que tem diante de si.
3. Transfiguração É uma modificação dos traços fisionômicos, operável pela ação do próprio Espírito sobre o seu envoltório,ou por uma outra influência.
4. Bicorporeidade Faculdade que têm certos indivíduos de se apresentarem ao mesmo tempo em dois lugares distintos. NOTA:Na bilocação é necessário apenas o Espírito se desprender, sem contudo, ser visto pelos sentidos comuns.
5. Penetrabilidade O perispírito, independente de sua natureza etérea, pode atravessar todos os tipos de matéria densa.
6. Emancipação Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, este então não precisando da sua presença, lança-se pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.
O Espírito pode trazer profundas marcas e deformações em seu perispírito, como decorrência de desvios pretéritos, regeneráveis somente pelo desenvolvimento moral de uma doutrina cristã, que lhe possibilite uma reforma intima.
Formas do Perispírito: 1. Reencarnação Quando o Espírito vai encarnar num corpo, um laço fluídico o liga ao óvulo fecundado, este laço se encurta a medida que o embrião se desenvolve.
2. Desencarnação Quando cessa a influência do princípio vital no ser, o perispírito se desprende, restituindo a liberdade ao espírito. Assim não é a partida do Espírito que causa a morte do corpo, esta é que determina a partida do Espírito.
O Passe: O organismo perispiritual pode absorver elementos de degradação que lhe corroem os “Centros de Força”, com reflexos sobre as células materiais, daí a necessidade do “passe”, que é uma transfusão de energias objetivando a restauração do equilíbrio orgânico do paciente.
Conclusão “O Perispírito depura-se e enobrece-se com a alma; segue-a através das suas inúmeras encarnações e com ela sobe os degraus da escada hierárquica, tornando-se cada vez mais sublime, para que algum dia, resplandeça como uma luz radiante”. Leon Denis
Fontes de Pesquisas: O Passe / Jacob Pinto Perispírito / Zalmino Zimmermann O Livro dos Espíritos / Allan Kardec Internet