1 / 20

* Formação e Funções

O PERISPÍRITO. * Formação e Funções. * Particularidades. * Propriedades. * Formas. * Conclusão. Os Três Elementos. Na ótica do espiritismo,o ser humano é constituído por três elementos essenciais e diferenciados , com estrutura, funções e finalidades distintas. .

alaina
Download Presentation

* Formação e Funções

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PERISPÍRITO *Formação e Funções *Particularidades *Propriedades *Formas *Conclusão

  2. Os Três Elementos Na ótica do espiritismo,o ser humano é constituído por três elementos essenciais e diferenciados , com estrutura, funções e finalidades distintas. ESPÍRITO PERISPÍRITO CORPO

  3. O que é perispírito? ( ou psicossoma) Substância vaporosa que envolve o espírito; é nos encarnados o meio de união entre o corpo e o espírito, enquanto nos desencarnados é o seu corpo fluídico. Chamado por Kardec de “Corpo fluídico dos Espíritos”, é uma condensação do fluído cósmico em torno de um “foco” de inteligência. É o órgão sensitivo do espírito

  4. Importante: O Perispírito é o reservatório de todos os conhecimentos, armazena e registra toda as decisões e idéias da alma, é enfim o guardião fiel do acervo imperecível do nosso passado. Entretanto não produz o pensamento, atributo exclusivo do espírito. . É mutável e adaptável a cada orbe

  5. Formação e Função do Perispírito Do meio fluídico em que se encontra é que o espírito extrai o seu envoltório, que se modifica de acordo com o progresso moral alcançado. . Nota: Os espíritos superiores que reencarnam em missão, têm o perispírito menos grosseiro, pois extraem do mesmo ambiente fluídos mais sutis.

  6. Particularidades do Perispírito: 1.Cordão Fluídico É um laço que prende o corpo espiritual ao corpo físico, flexível e expansível, o qual mantém o Espírito ligado ao corpo. Esse cordão identifica no plano espiritual o encarnado, quando em desdobramento. .

  7. 2. Duplo Éterico Corpo energético, entre o perispírito e o corpo físico, considerado como uma extensão do perispírito. É um campo mais denso que o perispiritual, onde as energias se “condensam” em direção ao corpo, e de forma reversa direciona impulsos físicos aos arquivos perispirituais.

  8. 3. Aura Halo energético emanado do corpo que exterioriza o reflexo de nós mesmos. Apresenta coloração conforme o teor da onda mental emitida.

  9. Propriedades do Perispírito: 1. Aparição Por sua natureza , em seu estado normal, o perispírito é invisível. Pode sofrer modificações por meio de condensação e aparecer sob uma forma vaporosa.

  10. 2. Tangibilidade Conforme o grau de condensação do fluído perispiritual, pode, mesmo, chegar até, à tangibilidade real, ao ponto de o observador se enganar com relação à natureza do ser que tem diante de si.

  11. 3. Transfiguração É uma modificação dos traços fisionômicos, operável pela ação do próprio Espírito sobre o seu envoltório,ou por uma outra influência.

  12. 4. Bicorporeidade Faculdade que têm certos indivíduos de se apresentarem ao mesmo tempo em dois lugares distintos. NOTA:Na bilocação é necessário apenas o Espírito se desprender, sem contudo, ser visto pelos sentidos comuns.

  13. 5. Penetrabilidade O perispírito, independente de sua natureza etérea, pode atravessar todos os tipos de matéria densa.

  14. 6. Emancipação Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, este então não precisando da sua presença, lança-se pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.

  15. O Espírito pode trazer profundas marcas e deformações em seu perispírito, como decorrência de desvios pretéritos, regeneráveis somente pelo desenvolvimento moral de uma doutrina cristã, que lhe possibilite uma reforma intima.

  16. Formas do Perispírito: 1. Reencarnação Quando o Espírito vai encarnar num corpo, um laço fluídico o liga ao óvulo fecundado, este laço se encurta a medida que o embrião se desenvolve.

  17. 2. Desencarnação Quando cessa a influência do princípio vital no ser, o perispírito se desprende, restituindo a liberdade ao espírito. Assim não é a partida do Espírito que causa a morte do corpo, esta é que determina a partida do Espírito.

  18. O Passe: O organismo perispiritual pode absorver elementos de degradação que lhe corroem os “Centros de Força”, com reflexos sobre as células materiais, daí a necessidade do “passe”, que é uma transfusão de energias objetivando a restauração do equilíbrio orgânico do paciente.

  19. Conclusão “O Perispírito depura-se e enobrece-se com a alma; segue-a através das suas inúmeras encarnações e com ela sobe os degraus da escada hierárquica, tornando-se cada vez mais sublime, para que algum dia, resplandeça como uma luz radiante”. Leon Denis

  20. Fontes de Pesquisas: O Passe / Jacob Pinto Perispírito / Zalmino Zimmermann O Livro dos Espíritos / Allan Kardec Internet

More Related