1 / 18

Vincent Willelm Van Gogh

Vincent Willelm Van Gogh. Pintura 1. Van Gogh Pintor holandês 1853 - 1890. Clique.

Anita
Download Presentation

Vincent Willelm Van Gogh

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Vincent Willelm Van Gogh Pintura 1

  2. Van Gogh Pintor holandês 1853 - 1890 Clique

  3. Vincent Willem Van Gogh  (Março 30, 1853, Zundert - Julho 29, 1890, Auvers-sur-Oise) foi um pintor holandês, classificado como um Pós-Impressionista. A sua arte inclui algumas das mais conhecidas, mais amadas e mais caras peças do mundo. É também amplamente recordado como um artista solitário, torturado, louco, boémio. Quando, já não muito novo, chega a Paris em 1886, Van Gogh deixa atrás de si as erradas vocações místico-sociais que o haviam atormentado na pátria, bem como entre os mineiros de Borinage; deixa também uma pintura de inspiração realista – populista, pesada, sufocada, escura. Todavia, não o seduzem, na tumultuosa e decantada Paris, nem as manifestações artísticas nem as discussões; e note-se que, destas discussões, participam Gauguin e Toulouse-Lautrec, que serão seus amigos. As oscilações entre o impressionismo e o neo-impressionismo servirão a todos eles somente para clarear a paleta. A vocação artística investe, em Van Gogh, quando, no começo de 1888, ele se muda, sozinho e pobre, para Arles. Ali se lhe revela, ensolarado e violento, o Meio-dia.

  4. 1882, A Oficina dos Carpenter Vista do Estúdio do Artista -  Kroller-Muller Museum, Holanda

  5. 1882,  Costa marítima em Scheveningen  -  Colecção Particular

  6. O artista é arrastado, então, até e além dos limites das possibilidades humanas por aquela fúria criadora, tensa e obsessiva, que, em pouco mais de dois anos, queimou a mais fulgurante das experiências pictóricas do oitocentismo. Em face dos seus absolutos, os dramáticos incidentes que acossam Van Gogh são apenas vagos episódios de ordem biográfica. Entre estes incidentes figuram: a zanga com Gauguin, sanguinolentamente concluída com a automutilação de uma orelha de Van Gogh; o internamento do artista no manicómio de St. Remy; o regresso ao Norte, graças à hospitalidade que lhe foi oferecida, em Auvers, pelo Dr. Gachet, amigo de Pissarro e Cézanne; o solitário tiro de pistola, que o aleija no meio dos trigais. Estes incidentes não impedem o suceder-se de obras-primas. Estas são calmas, no período de Arles – como o sonoro nocturno do Café, àNoite;o equilibrado corte da Ponte dos Ingleses ; o humilde primitivismo do Quarto do Artista ou, ainda, os incisivos retratos de habitantes do lugar, feitos no decurso da sua convalescença em St. Remy e que se apresentam como obsessivamente perturbados. Estão neste caso o ouro avassalador da Colheita e também a flama escura dos ciprestes que se erguem como para procurar os astros rutilantes de A Estrada com Ciprestes.

  7. 1882, Uma Rapariga de Branco nos Bosques - Kroller-Muller Museum, Holanda

  8. 1882, Mineiras a Transportar Carvão - Kroller-Muller Museum, Holanda

  9. 1885,  Paisagem Outonal - Fitzwilliam Museum, Cambridge

  10. São trabalhos perpassados por um sobressalto quase barroco, no período de Auvers (incluído o Retrato do Dr. Gachet, que está em Paris, no Museu dos Impressionistas) e vão até ao lúgubre pressentimento do Trigal com os Corvos ( Amesterdão, Stedelijk Museum ). A pintura de Van Gogh é, agora, contraposição ao impressionismo. Carrega-se da vontade de exprimir o drama humano ou as suas angústias essenciais. A cor canta, grita e explode, para narrar sentimentos e paixões; a pincelada, mais do que estender a tinta colorida, escava sulcos na sua substância pastosa, formando uma linguagem impulsiva, também ela saturada de angústia humana. Ao observar receptivo e ao poetar lírico do impressionismo, Van Gogh opõe outra directriz: um expressionismo tenso, apodítico, encalçante. Antes que – para levar avante esta orientação – sobrevenham no novo século os expressionistas alemães, o expressionismo reecoará sobretudo nos países nórdicos; são estes os mais sugestionados por aquele drama de interior angústia que atormenta pensadores e literatos, desde Kirkegaard até Strindberg, desde Ibsen até Maeterlinck. Van Gogh é, pois, um pioneiro do que veio a chamar-se de Expressionismo.

  11. 1886, No Jardim do Luxemburgo Sterling and Francine Clark Art Institute, Williamstown, MA, USA

  12. 1886, Três Pares de Sapatos - Fogg Art Museum, Universidade de Harvard, Cambridge, Massachussetts, USA

  13. Van Gogh teve uma enorme influência na arte do século XX, especialmente nos Fauvese nos Expressionistas alemães. A figura central na sua vida foi o irmão, Theo, que era negociante de arte e o sustentou quase toda a vida. Van Gogh teve várias relações, mas nunca casou nem teve filhos. No seu funeral estiveram presentes, além do irmão e do Dr. Gachet, alguns amigos de Paris entre os quais Bernard e “Pai” Tanguy. 1887, O Moinho da Gallette - Carnegie Museum of Art, Pittsburgh, Pensilvânia, EUA

  14. 1887,  À Pesca na Primavera, Ponte de Clichy   Art Institute of Chicago, Chicago, IL, USA

  15. 1887, Auto- Retrato -  Rijksmuseum, Amesterdão, Holland

  16. 1888,  O Zouave,- Solomon R. Guggenheim Museum, Nova Iorque, Colecção Thannhauser

  17. Fundo musical:Concerto Nº 1 para Piano e Orquestra Tchaikovsky ( 1840 – 1893) Pesquisa e produção de Anabela de Araújo e Mario Capelluto Formatação: Anabela de Araújo mario.capelluto@terra.com.br http://www.sabercultural.com.

  18. Fim Reiniciar Sair

More Related