1 / 45

Novembro/ 2007

Quem é você, professor ?. Novembro/ 2007. Objetivo da pesquisa. Avaliar o NEPSO, men surando o grau de conhecimento, envolvimento, pertinência e imagem do projeto, junto aos professores das escolas públicas onde o projeto é aplicado. Objetivo da pesquisa.

shiri
Download Presentation

Novembro/ 2007

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Quem é você, professor? Novembro/ 2007

  2. Objetivo da pesquisa Avaliar o NEPSO, mensurando o grau de conhecimento, envolvimento, pertinência e imagem do projeto, junto aos professores das escolas públicas onde o projeto é aplicado.

  3. Objetivo da pesquisa Para atender ao objetivo, foram investigados os seguintes grupos de professores: Conhecedores atuantes Conhecedores não atuantes Não conhecedores

  4. Metodologia • Pesquisa quantitativa. • Questionário de auto-preenchimento. • O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa forneceram listagem com 32 escolas da Grande São Paulo - foco da pesquisa – onde o projeto NEPSO acontece. • Das 32, foram sorteadas 15 escolas para compor a amostra final.

  5. Retorno dos 1.200 questionários • Amostra: (NA) (%) Conhece e atua no NEPSO 85 7 Conhece, mas não atua 143 12 Não Conhece 89 7 Total da amostra 317 26 Desenho Amostral • A partir da seleção das escolas, foram distribuídos aproximadamente 1.200 questionários. Total de professores nas escolas selecionadas • O campo teve duração total de 2 semanas: 15 a 27/Out.

  6. Resultados

  7. Perfil da amostra

  8. Tempo que leciona na escola pesquisada (%) Hámenos de 1 ano De 1 ano a 5 anos Há mais de 6 anos Perfil da amostra Tempo de profissão (%) Até 5 anos De 6 a 10 anos De 10 a 20 anos Há mais de 20 anos Base: Total Amostra (317)

  9. Leciona em outras escolas Não Sim Perfil da amostra Períodos em que leciona na escola pesquisada Diurno/Noturno Diurno Não respondeu 2% Base: Total Amostra (317)

  10. Perfil da amostra Série que leciona Matérias que leciona (%) (%) Humanas De 1° a 5° série De 6° a 8° série Exatas/ Biológicas Polivalente Ensino Médio EJA Outras Base: Total Amostra (317)

  11. Perfil da amostra (%) Já trabalhou com projetos pedagógicos em sala de aula Secretaria de Educação Não Entidades externas à escola Quais? Sim Ambas Base: Já trabalharam com projetos pedagógicos (243) Base: Total Amostra (317)

  12. Perfil dos grupos pesquisados Não conhecedores Conhecedores atuantes Conhecedores não atuantes

  13. Não conhece • Lecionam principalmente para turmas de 1° a 5° série e ensino médio • A maior parte não leciona em outras escolas • 49% apresenta tempo de profissão até 5 anos • Lecionam nas escolas pesquisadas há menos de 1 ano • 33% já aplicaram projetos pedagógicos da Secretaria de Educação • 38% nunca trabalharam com esse tipo de projeto em sala de aula. • A maioria está dividida entre: Exatas/Biológicas e Polivalentes

  14. Conhece e não atua • A maior parte leciona para as turmas da 6°a 8° série • Divididos igualmente entre: diurno e diurno/noturno • Principalmente nas áreas de Humanas e Exatas/Biológicas • Metade leciona em outras escolas • São profissionais experientes -> maior tempo de profissão • 51% nunca aplicaram projetos pedagógicos em sala de aula

  15. Conhece e atua • Lecionam principalmente para turmas de 1°a 5° série e EJA • Período diurno e diurno/noturno • Maior parte são de professores polivalentes • Metade leciona em outras escolas • São profissionais experientes -> maior tempo de profissão • E com maior tempo “de casa” na escola pesquisada • 5 em cada 10 já trabalharam com projetos pedagógicos, tanto da Secretaria de Educação, quanto em ONGs

  16. Destaques Não conhece NEPSO Conhece e não atua Conhece e atua Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão Metade nunca aplicou projetos pedagógicos em sala de aula Lecionam principalmente para turmas de 1°a 5° série e EJA Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão E com maior tempo “de casa” na escola pesquisada 5 em cada 10 já trabalharam com projetos pedagógicos, tanto da Secretaria de Educação, quanto em ONGs A maior parte não leciona em outras escolas Menor tempo de profissão Lecionam nas escolas pesquisadas há menos de 1 ano Maioria nunca trabalhou com projetos pedagógicos em sala de aula. Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  17. Relacionamentos: Professor & Alunos Professor & Escola

  18. Avaliação geral dos alunos – Top 2 Box Em geral, os que conhecem o NEPSO têm atitude mais “positiva” em relação aos alunos e os avalia como mais interessados, disciplinados e integrados. Os que não conhecem têm uma visão mais crítica e distante dos alunos. Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  19. Avaliação geral da escola – Top 2 Box No geral, os professores que conhecem o NEPSO têm uma avaliação também positiva da escola. Para todos, o relacionamento “família & escola” é um dos pontos frágeis. Porém, para os que atuam, esta visão é menos crítica. Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  20. Os grupos percebem-se atuantes e participantes. Os professores tem uma auto-estima elevada. Mas há uma tendência de “baixo orgulho” em relação aos seus alunos; situação menos desfavorável entre os que atuam. Avaliação geral dos professores – Top Two Box Os professores são competentes nesta escola Há professores para todas as matérias nesta escola Os professores sentem orgulho de seus alunos Os professores parecem desinteressados Os professores desta escola são comprometidos com o ensino Os professores têm paciência para responder as dúvidas dos alunos Os professores faltam muito Os professores punem mais do que incentivam os alunos Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  21. O professor e as dificuldades no dia-a-dia

  22. Provavelmente, o NEPSO funciona como uma alternativa viável para amenizar os problemas cotidianos. Atuantes no NEPSO apresentam uma postura mais crítica em relação aos desafios do dia-a-dia no trabalho.. Principais desafios do professor Dificuldade de aprendizagem dos alunos Excesso de alunos na sala Falta de apoio dos pais/ familiares dos alunos Jornada excessiva de trabalho do professor Falta de recursos pedagógicos Falta de apoio por parte da direção da escola Situação sócio-econômica dos alunos Nenhum Os problemas existem e são percebidos de forma uniforme entre os grupos. . Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  23. Reconhecimento da autoridade do professor Reconhecimento mais freqüente da autoridade do professor entre aqueles que conhecem o NEPSO Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  24. O tempo passa... O tempo voa... mas a autoridade continua numa “boa”: ainda é conferida pelo “poder” De onde vem a autoridade do professor Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  25. Obstáculos para o reconhecimento da autoridade A falta de reconhecimento é vista basicamente como um aspecto institucional. Para os atuantes, a falta de apoio dos alunos também é significativa. Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  26. Avaliação dos projetos pedagógicos Projetos pedagógicos: quem experimentou, aprovou!! Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  27. Aspectos positivos e negativos do NEPSO

  28. Avaliação Geral do NEPSO

  29. Avaliação Geral do NEPSO

  30. Aspectos negativos do NEPSO Alto percentual de professores que não souberam mencionar aspectos negativos do programa Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

  31. Perfil atitudinal dos professores

  32. Panorama do comportamento do professor • Avaliação de frases sobre “comportamento em geral” através de escala: Concorda totalmente Concorda em parte Nem concorda e nem discorda Discorda em parte Discorda Totalmente 5 4 3 2 1 Quanto mais próxima de 5 for a média, mais concordam com a frase. E quanto mais próxima de 1, menos concordam.

  33. Panorama do comportamento do professor As médias em destaque apresentam diferenças estatisticamente significativas

  34. Panorama do comportamento do professor Para verificar se existiam diferenças significativas entre as médias, foi aplicado um teste estatístico, assim, apenas as médias em destaque apresentam diferenças significativas

  35. Panorama do comportamento do professor Para verificar se existiam diferenças significativas entre as médias, foi aplicado um teste estatístico, assim, apenas as médias em destaque apresentam diferenças significativas

  36. Panorama do comportamento do professor Para verificar se existiam diferenças significativas entre as médias, foi aplicado um teste estatístico, assim, apenas as médias em destaque apresentam diferenças significativas

  37. Panorama do comportamento do professor Não atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais Sou a favor da diminuição da maioridade penal Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores A religião é essencial na formação do indivíduo Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares Atuam no NEPSO O professor deve comprometer-se com a democratização social e política do país O professor deve ter consciência de que seu papel é político O trabalho do professor deve estar associado a um compromisso político Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores

  38. Panorama do comportamento do professor • Concluí-se... Atuam no NEPSO Não atuam no NEPSO “Conservadores” “Engajados”

  39. Média de concordância com os atributos Atuam no NEPSO Não atuam no NEPSO “Conservadores” “Engajados” Os aspectos sociais e políticos são mobilizadores e permeiam as ações e as atitudes deste grupo

  40. Média de concordância com os atributos Atuam no NEPSO Não atuam no NEPSO “Conservadores” “Engajados” A característica conservadora parece refletir uma atitude mais avessa a mudanças e novidades. Pode ser um indicativo da dificuldade na implementação de projetos pedagógicos, como o NEPSO, em sala de aula.

  41. Considerações Gerais

  42. Professor Instituição Aluno Considerações Gerais • Aqueles que aplicam projetos pedagógicos em sala de aula, caracterizam-se por uma postura mais crítica e “engajada”. E nesse contexto, o NEPSO torna-se uma importante ferramenta de transformação do seu entorno. • Para estes, o NEPSO torna a tarefa de ensinar mais prazerosa e estreita a relação:

  43. Considerações Gerais • Oportunidades de melhoria • Incentivar - desde os cursos de formação - a aplicação de projetos pedagógicos em sala de aula, além dos indicados pela Secretaria de Educação - A falta de conhecimento, especialmente para os professores menos experientes, pode ser um obstáculo inicial à adesão desses projetos. • Desenvolver um plano de comunicação, divulgando os resultados positivos do NEPSO, para atingir maior número de professores e não somente os “engajados” – Essa atitude poderia contribuir para que os “conservadores” passassem a acreditar que “pequenas mudanças” nos processos pedagógicos podem tornar o dia-a-dia mais produtivos, envolvente, interessante, mobilizador... etc... etc • Buscar alternativas para mudar a imagem de “sobrecarga de trabalho” que o NEPSO transmite, ressaltando os benefícios que a utilização desta ferramenta pedagógica pode trazer.

  44. Considerações Gerais • Para finalizar, além da mobilização do professor, pode ser interessante a conscientização dos alunos sobre a relevância de projetos como o NEPSO. • Informar e aproximar os alunos de todo processo contribuirá para o sucesso da empreitada. • O sucesso do projeto na escola contribui para divulgar positivamente o projeto, criando uma “energia positiva” em torno do trabalho. Caso Julio

  45. Muito obrigada!

More Related