Uniceuma centro universit rio do maranh o
Sponsored Links
This presentation is the property of its rightful owner.
1 / 19

UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO PowerPoint PPT Presentation


  • 54 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO. INFORMÁTICA MÉDICA. Vinícius Coêlho. São Luís - 2004. O que é?. É um portal de acesso à principal base de dados bibliográficos em ciência da saúde,produzido pela National Library of Medicine(USA). PubMed. Medline. O que é?.

Download Presentation

UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO

INFORMÁTICA MÉDICA

Vinícius Coêlho

São Luís - 2004


O que é?

É um portal de acesso à principal base de dados bibliográficos em ciência da saúde,produzido pela National Library of Medicine(USA).

PubMed


Medline

O que é?

É uma base de dados da literatura médica e biomédica produzida pela Biblioteca Nacional de Medicina(National Library of Medicine-NLM) do congresso americano.Os dados ficam armazenados no MEDLARS(Medical Literature Analysis and Retrieval System) e são disponibilizados on line através do Medline.


Medline

A base de dados Medline é um arquivo eletrônico que cataloga cerca de 3500 revistas desde 1966.Os artigos são organizados por ano de publicação.Ex:

Med66:1966-1974

Med75:1975-1979

Med95:1995-2000


Medline

O Medline é dividido em três sessões:Index Medicus,Index Dental Literature e International Nursing Index.


Mecanismos para realizar uma busca eficiente

Ao serem catalogados,cada artigo introduzido no MEDLARS adquire um número,denominado identificador único(UI).As informações principais são também armazenadas e utilizadas como meio de identificar e encontrar os artigos.Essas informações são:autores(AU),título(TI),endereço da instituição onde o trabalho foi realizado(AD) etc.


Mesh(Cabeçalho de Assuntos Médicos)

O que é?

Nos bancos de dados eletrônicos como Yahoo, Google, Alta Vista e também no PubMed, os assuntos são organizados de forma a serem recuperados por cabeçalhos. O PubMed possui os denominados Cabeçalhos de Assuntos Médicos.


Mesh

Cada artigo,dependendo da sua abordagem e conteúdo, passa a ter atribuído a ele algumas palavras chaves (descritores), que são os termos Mesh.


Para utilizar essa organização do Mesh, o PubMed disponibiliza o Mesh Browser.Ele pesquisa todo o arquivo do Mesh, nos informa se o termo pesquisado existe no Cabeçalho de Assuntos Médicos e mostra o resultado dentro de uma hierarquia de temas médicos.


Operadores Lógicos

Os Operadores Booleanos são palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa e servem para restringir sua pesquisa.São eles:and, not e or.


Operadores de Truncagem

Asterisco(*)

O asterisco no final de uma palavra serve como substituto para qualquer letra. Ex: neuro* localiza os termos nurological,neuro etc.


Operadores de Proximidade

Aspas (“”) e Near

As Aspas são utilizadas para limitar a busca apenas aos termos que estiverem adjacentes no texto. Ex.: “Neurological Disorders” mostrará apenas os resultados que contiverem essas duas palavras juntas sem nenhuma outra palavra entre elas.

O operador Near recupera os registros onde os termos podem estar separados por até duas palavras. Ex.: Nerological near Desorders.


Resultado da Busca

Realizada a pesquisa serão mostrados os resultados. Os artigos são listados na configuração padrão “Summary”, exibindo: o nome dos autores na primeira linha sublinhado ou em azul. O título do artigo na segunda linha. A fonte na terceira linha com o nome da revista abreviado, data de publicação, volume, número da edição da revista e número de páginas do artigo.


Limits

O PubMed possui a função “Limits” que é usada para limitar sua pesquisa a determinados parâmetros. Você pode restringir sua pesquisa à determinada informação (Campo Fields), como autor, revista, termos Mesh, título do artigo, etc.


Preview/Index

A função Preview/Index é útil para prevera quantidade de artigos encontrados em cada estratégia de pesquisa efetuada. Assim, torna-se bem mais fácil a utilização de operadores e a limitação da pesquisa a determinadas informações.


History

Todas as pesquisas feitas no PubMed até um limite de cem são armazenadas no menu History. Suas buscas são exibidas enumeradas na ordem em que elas foram feitas. São mostrados o número da pesquisa, os termos e combinações utilizados e o número de citações encontradas.


Clipboard

O Clipboard é útil em situações em que, ao se fazer a pesquisa, são selecionadas diversas citações de artigos e armazenadas.


Adquirindo Artigos

Os artigos podem estar disponíveis gratuitamente ou podem ser vendidos em bibliotecas médicas digitais.


Entender o funcionamento e a organização das diversas bases de dados é uma forma muito eficaz de melhor utilizar os recursos disponíveis na internet para pesquisa bibliográfica.


  • Login