1 / 12

TRABALHO DE UMA FORÇA

TRABALHO DE UMA FORÇA. A trabalho é definido como sendo o produto dos módulos de duas grandezas vetoriais (força e deslocamento) com o cosseno do ângulo formado por eles, assim:. W = F.d.cos . A unidade de medida de trabalho é o Joules(J). OBSERVAÇÕES:

Download Presentation

TRABALHO DE UMA FORÇA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TRABALHO DE UMA FORÇA A trabalho é definido como sendo o produto dos módulos de duas grandezas vetoriais (força e deslocamento) com o cosseno do ângulo formado por eles, assim: W = F.d.cos  A unidade de medida de trabalho é o Joules(J)

  2. OBSERVAÇÕES: • Se a força e o deslocamento formam um ângulo de 0º, o trabalho é máximo (cos 0º = 1). • Se a força e o deslocamento forma um ângulo de 90º, o trabalho é nulo (cos 90º = 0). • Se a força e o deslocamento forma um ângulo de 180º, o trabalho é negativo (cos 180º = -1). • A equação W = Fdcos, somente é usada quando a força for constante. • Caso a força não seja constante, o módulo do trabalho é dado pela área do gráfico F x d.

  3. Exemplos 1) (UNESP-2003) Uma força atuando em uma caixa varia com a distância x de acordo com o gráfico. O trabalho realizado por essa força para mover a caixa da posição x = 0 até a posição x = 6 m vale a) 5 J. b) 15 J. c) 20 J. d) 25 J. e) 30 J. 2) (UFRRJ-1999) Uma pessoa caminha sobre um plano horizontal. O trabalho realizado pelo peso desta pessoa é: a) sempre positivo. b) sempre negativo. c) sempre igual a zero. d) positivo, se o sentido do deslocamento for da esquerda para a direita. e) negativo, se o sentido do deslocamento for da direita para a esquerda.

  4. POTÊNCIA A potência relaciona o trabalho realizado por uma força, com o tempo gasto para realizar esse trabalho. P = W/t A unidade de medida de potência é o J/s ou Watt (W)

  5. 3) (UFMG-2003) Para chegar ao segundo andar de sua escola, André pode subir por uma escada ou por uma rampa. Se subir pela escada, com velocidade constante, ele demora 10s; no entanto, se for pela rampa, com a mesma velocidade, leva 15s. Sejam W(E) o trabalho realizado e P(E) a potência média desenvolvida por André para ir ao segundo andar pela escada. Indo pela rampa, esses valores são, respectivamente, W(R) e P(R). Despreze perdas de energia por atrito. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que: a) W(E)  W(R) e P(E) < P(R). b) W(E)  W(R) e P(E) > P(R). c) W(E) = W(R) e P(E) < P(R). d) W(E) = W(R) e P(E) > P(R). 4) (CESGRANRIO-1995) A casa de Dona Maria fica no alto de uma ladeira. O desnível entre sua casa e a rua que passa no pé da ladeira é de 20 metros. Dona Maria tem 60kg e sobe a rua com velocidade constante. Quando ela sobe a ladeira trazendo sacolas de compras, sua velocidade é menor. E seu coração, quando ela chega à casa, está batendo mais rápido. Por esse motivo, quando as sacolas de compras estão pesadas, Dona Maria sobe a ladeira em ziguezague. O fato de Dona Maria subir a ladeira em ziguezague e com velocidade menor está diretamente associado à redução de: a) potência. b) aceleração. c) deslocamento. d) energia. e) trabalho.

  6. ENERGIA E SUA CONSERVAÇÃO 1) ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL: É a energia que o corpo adquire quando é elevado em relação a um determinado nível, ou seja, a uma altura h. Ep = m.g.h Ep = energia potencial (J) m = massa (kg) h = altura (m) g = aceleração da gravidade (m/s2)

  7. 2) ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA: É a energia que o corpo adquire quando está preso em uma das extremidades de um elástico ou mola deformados. Ep = K.X2 2 Ep = energia potencial (J) K = constante elástica da mola X = deformação sofrida pela mola F = K.X F = força usada na deformação da mola

  8. 3) ENERGIA CINÉTICA: É a energia que o corpo adquire devido a sua velocidade. Ec = m.v2 2 Ec = energia cinética (J) m = massa (kg) v = velocidade (m/s)

  9. 4) ENERGIA MECÂNICA: É a soma das energias potencial e cinética do corpo. Dizemos que houve conservação da energia mecânica (o sistema é conservativo) quando não ocorre dissipação de energia na forma de calor, barulho, etc. Em = Ep + Ec

  10. 5) (UFF-2005) O salto com vara é, sem dúvida, uma das disciplinas mais exigentes do atletismo. Em um único salto, o atleta executa cerca de 23 movimentos em menos de 2 segundos. Na última Olimpíada de Atenas a atleta russa, Svetlana Feofanova, bateu o recorde feminino, saltando 4,88 m. A figura a seguir representa um atleta durante um salto com vara, em três instantes distintos. Assinale a opção que melhor identifica os tipos de energia envolvidos em cada uma das situações I, II, e III, respectivamente. a) - cinética - cinética e gravitacional - cinética e gravitacional b) - cinética e elástica - cinética, gravitacional e elástica - cinética e gravitacional c) - cinética - cinética, gravitacional e elástica - cinética e gravitacional d) - cinética e elástica - cinética e elástica - gravitacional e) - cinética e elástica - cinética e gravitacional - gravitacional

  11. 6) (UFG-2005) O bloco A da figura desliza sobre uma superfície horizontal sem atrito puxado pelo bloco B. O fio e a polia são ideais. O gráfico que representa qualitativamente a energia cinética do sistema em função do tempo a partir do instante em que o bloco A atinge o ponto P é:

  12. 7) (PUCMG-1997) A figura mostra o gráfico posição (x) em função do tempo (t) para o movimento de um corpo. Em relação às energias cinéticas nos pontos A, B e C, é CORRETO afirmar: a) EA = EB e EC = 0 b) EA < EB e EC = 0 c) EA > EB e EC = 0 d) EA = EB = EC e) EA< EB < C

More Related