1 / 18

Fechamento Caso 4

Fechamento Caso 4. Indicadores financeiros Caso 4 Administração financeira i. Índices Financeiros. A análise por meio de índices é usada para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com outras empresas, ou consigo mesma ao longo do tempo.

Download Presentation

Fechamento Caso 4

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fechamento Caso 4 Indicadores financeiros Caso 4 Administração financeira i

  2. Índices Financeiros • A análise por meio de índices é usada para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com outras empresas, ou consigo mesma ao longo do tempo. • Ela não fornece evidências conclusivas sobre a existência de um problema, ela simplesmente dirige o analista à potenciais áreas de preocupação. • Um único índice geralmente não fornece informações suficientes para se julgar o desempenho global da empresa • As demonstrações financeiras que estão sendo comparadas devem ter a mesma data ou mês de encerramento • É preferível usar demonstrações financeiras auditadas, para assegurar que os números reflitam a situação real

  3. Informações Contábeis para Gestão Empresarial • Trata-se de uma análise econômico-financeira baseada nas informações provenientes do Balanço Patrimonial e da DRE. • Os indicadores mais comuns são: • Liquidez: apontam a capacidade de pagamento da empresa; • Atividade: mostram a dinâmica de algumas atividades da empresa; • Endividamento: refletem o nível de endividamento da empresa; • Lucratividade: avaliam o desempenho econômico da empresa; • Rentabilidade: demonstram a estrutura de capital da empresa.

  4. Indicadores de Liquidez Liquidez Imediata (LI): mede a capacidade financeira da empresa em honrar imediatamente seus compromissos de curto prazo contando apenas com suas disponibilidades, ou seja os recursos disponíveis em caixa ou bancos. Liquidez Corrente (LC): medequanto a empresa poderá dispor em recursos a curto prazo (caixa, bancos, clientes, estoques, etc.) para pagar suas dívidas circulantes (fornecedores, empréstimos e financiamentos a curto prazo, contas a pagar, etc.). Liquidez Seca (LS): medequanto a empresa poderá dispor de recursos circulantes, sem levar em consideração seus estoques, para fazer face às suas obrigações a curto prazo. Liquidez Geral (LG): mede a capacidade da empresa em honrar todas as suas exigibilidades, contando, para isso, com os seus recursos realizáveis a curto e longo prazos.

  5. Indicadores de Liquidez

  6. Indicadores de Atividade Prazo Médio de Recebimento (PMR): retrata quanto tempo a empresa leva para receber dos clientes, indicando o tempo decorrido entre a venda e o efetivo ingresso dos recursos. Prazo Médio de Pagamento (PMP): indica quanto tempo a empresa leva para pagar aos fornecedores suas obrigações decorrentes das compras de matérias-primas ou mercadorias. Prazo Médio de Estoque (PME): indica o tempo que a empresa precisa para renovar seus estoques. É o tempo decorrido entre a compra e a venda das mercadorias.

  7. Indicadores de Atividade

  8. Indicadores de Atividade Ciclo Operacional (CO): indica otempo total das atividades operacionais. Indica o tempo entre a aquisição de matéria-prima até o recebimento relativo às vendas. Ciclo Financeiro (CF): indica o tempo entre o desembolso para a aquisição de matéria-prima até o recebimento relativo às vendas. Giro dos Ativos: indica o nível de eficiência do uso dos ativos para a geração de receitas. Giro do Patrimônio Líquido: indica o nível de eficiência do uso do capital próprio para a geração de receitas

  9. Ciclos

  10. Índices de Atividade

  11. Indicadores de Endividamento Financiamento de Terceiros: demonstra o grau de endividamento da empresa em relação ao capital de terceiros. Financiamento de Capital Próprio: demonstra o grau de endividamento da empresa em relação ao capital próprio.

  12. Índices de Endividamento

  13. Indicadores de Lucratividade Margem Bruta (MB): mede a porcentagem de cada unidade monetária de venda que restou, após a empresa ter pago seus produtos. Margem Operacional (MO): mede a porcentagem de lucro obtido em cada unidade monetária de venda, antes dos juros e do imposto de renda. Margem Líquida (ML): mede a porcentagem de lucro obtido em cada unidade monetária de venda, após a dedução de todas as despesas, incluindo o Imposto de Renda.

  14. Indicadores de Lucratividade

  15. Indicadores de Rentabilidade Return On Assets (ROA): mede a eficiência global da administração na geração de lucros com seus ativos disponíveis. Return On Equity (ROE): mede o retorno obtido sobre o investimento (ações preferenciais e ordinárias) dos proprietários da empresa. Lucro por Ação (LPA): mede o valor ganho por ação ordinária e não o montante dos lucros distribuídos. Preço/Lucro (P/L): mede o palor pago para cada ação em relação ao seu lucro. Quanto maior o índice, maior a confiança do acionista na empresa.

  16. Índices de Rentabilidade

  17. Risco e Retorno Supondo: custo de crédito cp=15% lp=20% LAJIR=10000 AP: 1.200.000 PC/AT: 20% ELP/AT: 30% PL/AT: 50% Elevando o AC e o CCL Risco menor Retorno menor

  18. Boa liquidez Mais eficiente Equilibrado Melhorou Melhorou

More Related