1 / 64

POR QUE A CRIA ÇÃO DO MINISTÉRIO DO ADOLESCENTE?

POR QUE A CRIA ÇÃO DO MINISTÉRIO DO ADOLESCENTE?. Radiografia da Adolescência. Pr. Jorge Mário de Oliveira. “Nem rãs , nem girinos ...”. Não mais crianças, nem tão pouco adultos. Adolescente vem do latim que significa: crescer, desenvolver-se, tornar-se jovem.

marah-weiss
Download Presentation

POR QUE A CRIA ÇÃO DO MINISTÉRIO DO ADOLESCENTE?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. POR QUE A CRIAÇÃO DOMINISTÉRIO DO ADOLESCENTE?

  2. Radiografia da Adolescência Pr. Jorge Mário de Oliveira

  3. “Nem rãs, nem girinos...”

  4. Não mais crianças, nem tão pouco adultos.

  5. Adolescente vem do latim que significa: crescer, desenvolver-se, tornar-se jovem.

  6. É o período da vida entre a puberdade e a virilidade.

  7. Estende-se dos 10-12 anos até os 20-21 anos, aproximadamente.

  8. Divide-se em três sub períodos: Pré-adolescência:Dos 10 aos 12 anos.

  9. Divide-se em três sub períodos: Adolescência Inicial:Dos 13 aos 16 anos.

  10. Divide-se em três sub períodos: Adolescência Final:Dos 17 aos 21 anos.

  11. É um período marcado por uma série de mudanças físicas e psicológicas.

  12. A sociedade deixa de encarar o indivíduo como criança, mas não lhe confere status, papéis e funções de adultos.

  13. É uma fase de autoconhecimento e autoafirmação.

  14. É um período colorido da vida, cheio de atrativos, de perspectivas brilhantes e de aventuras.

  15. É a idade na qual se realiza a independência progressiva, com a ajuda dos pais e outros educadores.

  16. A adolescência é uma excelente oportunidade para preencher alguma lacuna, que porventura, a educação infantil tenha deixado.

  17. 2011-085         MINISTÉRIO DA CRIANÇA E MINISTÉRIO DO ADOLESCENTE – ESTRUTURA DO DEPARTAMENTO – APROVAR CONSIDERANDO, o votonúmero 2010-238 do ConcílioQuinquenal 2010 da DSA, quesolicitou um estudo da estrutura do Ministério da Criança e Ministério do Adolescente, VOTADO, aprovaruma nova estruturapara o Departamento do Ministério da Criança e Ministério do Adolescente de acordo com as seguintesmedidas e ações: A.       Que o Ministério do Adolescente continue sendoatendidopeloMinistério da Criança no campo, união e divisão, mas com umaproposta de trabalhoespecíficaparaessafaixaetária. B.       Que se realizematividadesparaosadolescentes, desvinculados do Ministério da Criança, tendoemcontaquenãoaceitamsertratadoscomocriançasnemseratendidosjuntamente com elas. C.       Que a faixa de idadeatendidapeloMinistério do Adolescenteenglobeadolescentes entre 13 e 16 anos. D.       Que a Comissão de Nomeação de cadaigrejaescolha um diretor(a) do Ministério do Adolescente, quesejaresponsávelpelaEscolaSabatina e queatendaaosadolescenteemtodas as suasnecessidades e demaisatividades de acordo com osprogramaspropostospelo novo departamento. E.        Quesejaproduzido um logotipoespecíficopara o Ministério do Adolescente, com o objetivo de criarumaidentidadeprópriapara o departamento. F.        Quesejaelaborado um programa de atividadespara o trabalho com adolescentes. G.       Que se agregueaocurso de leituraparajuvenis e jovens, jáexistentena CPB e ACES, um livrodirigidoaosadolescentes. H.       Que se desenvolvaumarevista especial, quepossaserentregueaosadolescentes no momento de seubatismo. I.          Que o diretor(a) do Ministério do Adolescentesejamembro da Comissão da Igreja local.

  18. Simbologia : A logomarca apresenta três bonecos representando três adolescentes que formam um grupo de amigos, como gostam de estar os adolescentes. A cruz está entre eles, simbolizando a presença de Cristo no grupo, o que será o mais perene objetivo desse Ministério. Dois adolescentes tomam a cruz, simbolizando sua ligação a Cristo e um deles também alcança mais um amigo que está sendo trazido para perto de Cristo. Assim, eles trilham o caminho da Palavra de Deus: o caminho forma um livro aberto. As cores vivas simbolizam o dinamismo e a alegria contagiante deste Ministério, ou seja, dos adolescentes em ação. O contorno preto simboliza o mundo escuro, onde ainda vivemos, mas que é iluminado com o brilho e as cores dos adolescentes com Cristo.

  19. FILOSOFIA Deus dá à igreja a ordem de alimentar os cordeiros do rebanho (João 21:5) e levar os adolescentes a Cristo (Mc 10:13,14). Comissiona a igreja a evangelizar os adolescentes, fortalecendo-lhes em seu crescimento espiritual, com vistas a uma relação de vida com Deus e com a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

  20. É importante recordar: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”. (Ec 12:1)

  21. Todos os membros da igreja têm o privilégio e a responsabilidade de mostrar o amor de Cristo, cuidar e ajudar os adolescentes a construírem um sólido fundamento que lhes permita ter e manter a ótica adventista do sétimo dia, através de toda a sua vida.

  22. A instrução de Cristo em Mateus 18:5, 6 e 10 torna a igreja responsável pelas ações, influência e atitudes com relação aos adolescentes. Deus não quer perder nenhum deles. Uma igreja que reflete a atitude de Deus para os adolescentes compreenderá a importância da interação adulto-adolescente e da participação dos adolescentes na igreja. Uma forte conexão com a igreja irá protegê-los durante a transição à idade adulta, preparando-os para futuras funções de liderança.

  23. O Departamento do Ministério do Adolescente foi criado para facilitar o aprofundamento da experiência espiritual dos adolescentes, com o fim de atraí-los a uma amizade redentora com Cristo e a um compromisso com a Igreja Adventista do Sétimo Dia que dure toda a vida.

  24. Os adolescentes precisam e gostam de estar em grupos de amigos e ter encontros sociais. Por isso, a igreja deverá oferecer-lhes atividades recreativas e sociais, em um ambiente cristão e saudável, onde possam ser desenvolvidas atividades equilibradas e boas amizades compartilhadas.

  25. A adolescência é uma etapa de grandes mudanças que podem gerar conflitos, crises existenciais, dúvidas e até rebeldia. Por isso, a igreja tem que oferecer orientação equilibrada com relação à família, princípios bíblicos, normas da igreja, tempo de noivado e sexualidade, entre outros. A responsabilidade da igreja é orientá-los com a visão bíblica e adventista. Do contrário, serão influenciados pela sociedade enferma que os rodeia.

  26. Objetivo Geral Facilitar o aprofundamento da experiência espiritual dos adolescentes, com o fim de atraí-los para uma amizade redentora com Cristo e a um compromisso com a Igreja Adventista do Sétimo Dia para esta vida, até o regresso de Jesus.

  27. Objetivos Específicos: 1.  Ensinar a teologia com uma metodologia que permita ao adolescente aproximar-se de Cristo. 2.  Ajudar os líderes e os membros da igreja a reconhecerem a importância dessa idade e o momento adequado para atrair os adolescentes a Cristo e à Sua Igreja.

  28. 3. Estimular a inclusão dos adolescentes nos programas e atividades da igreja.4.  Preparar materiais que ajudem os pais, professores e pastores a orientarem os adolescentes ao estudo significativo da Bíblia, com o fim de prepará-los para que possam tomar decisões conscientes, dirigidas pelo Espírito Santo, agora e nos anos futuros.

  29. 5.  Fazer com que a mensagem bíblica sustentada pela igreja, valores e estilo de vida sejam atraentes para os adolescentes.6.  Criar espaços para que os adolescentes sintam que têm lugar na missão da igreja.

  30. 7.  Promover a leitura da Bíblia.8. Preparar líderes que estejam capacitados para trabalhar com os adolescentes.9. Trabalhar em estreita relação com outros Departamentos da Igreja, especialmente Escola Sabatina, Família e Ministério Jovem.

  31. 10. Oferecer atividades recreativas e sociais em um ambiente cristão e saudável.11. Desenvolver atividades que orientem os adolescentes no que se refere à família, princípios bíblicos, normas da igreja, tempo do noivado e sexualidade, entre outros temas. O objetivo é dar-lhes uma visão bíblica adventista sobre esses assuntos.12. Orar pelos adolescentes e seus líderes, amando-os e fazendo-os sentirem-se valorizados.

  32. Visão Preparar cada adolescente para que seja um discípulo de Jesus, tendo uma vida plena e produtiva na terra, tornando-se um cidadão do reino dos céus.

  33. Visão do Discipulado no Ministério do Adolescente 1.  Comunhão:Incentivar cada adolescente a dedicar a primeira hora de cada dia para estar na presença de Deus.

  34. 2.  Relacionamento:Promover a participação dos adolescentes em um ambiente de comunidade dentro de um Pequeno Grupo.

  35. 3. Missão:Ajudá-los a comprometer-se a testemunhar de Cristo, usando seus dons espirituais.

  36. Missão: Envolver os adolescentes no serviço missionário e comunitário, com o fim de acentuar seu crescimento espiritual, que os ajudará a estabelecer um modelo de serviço para toda a vida.

  37. Ênfase Participação: Os adolescentes envolvidos nas atividades da igreja se sentirão parte da mesma e decidirão permanecer nela.

  38. 1.Ministrar os Adolescentes Adventistas: dando-lhes a oportunidade de participar não somente da Escola Sabatina, mas de outras atividades da igreja, com o fim de que se sintam úteis, fortalecendo assim sua vida espiritual.

  39. 2. Ministrar Outros Adolescentes: Lembrando que os adolescentes são suscetíveis ao evangelho, deve-se trabalhar por aqueles que ainda não são adventistas.

  40. 3. Adolescentes Adventistas Alcançando Outras Pessoas: Sendo que trabalhar em favor de outros, ajuda e promove o crescimento espiritual próprio, todo o esforço necessário será feito para envolver os adolescentes no serviço missionário e comunitário. Isto fará com que se estabeleça um modelo de serviço para toda a vida.

  41. Equipe do Ministério do Adolescente • Pastor • Diretor • Ancião Conselheiro do Departamento • Professores da ES • Diretor Desbravadores ( Em ocasiões especiais)

  42. Diretor dos Adolescentes Perfil do diretor: Carismático Simpático Atencioso Disponível Criativo Amigo e companheiro Dedicado Alegre Bem humorado Ame a Jesus

  43. Importância do Trabalho de Diretor • Deve ser desempenhado da melhor forma possível. • Alguém que tenha experiência e vivo interesse nos adolescentes. • Alguém de quem os adolescentes gostem e admirem, não importando a idade. • Que sirva de modelo e referência. • Que seja um verdadeiro mentor cristão.

  44. O Diretor Precisa Ser Um Mentor O que é um mentor? • É uma experiência relacional, onde uma pessoa capacita, anima e compartilha experiências e recursos com outra pessoa. • Busca estabelecer os relacionamentos de curto ou a longo prazo. • É um relacionamento, no qual o mentor ajuda alguém a alcançar seu potencial dado por Deus.

  45. É um relacionamento, onde o mentor ajuda alguém a alcançar seu potencial dado por Deus. • A maior parte desse trabalho é informal. O relacionamento envolve companheirismo, camaradagem, admoestação e amizade.

  46. O Diretor Precisa Dar o Toque de Alta Tecnologia • Alto contato humano • Organizador on-line • Planejador da atividade social • Relacionamentos afetuosos

  47. Características do Diretor dos Adolescentes • Ter uma vida de comunhão com Deus • Estudar a Bíblia • Dedicar tempo aos seus alunos

  48. Ter o coração e os ouvidos abertos para sentir e ouvir. • Saber aconselhar, usando as inspiradas orientações como base do aconselhamento.

More Related