1 / 21

Ciberdependência é uma doença

Ciberdependência é uma doença. Os Ciberdependência são vítimas de uma doença já classificada como "Internet Addiction disorder ", de acordo com o psiquiatra Luís Patrício. A ciberdependência pode aparentar-se à perturbação obsessiva compulsiva e à perturbação do controlo dos impulsos.

iorwen
Download Presentation

Ciberdependência é uma doença

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ciberdependência é uma doença • Os Ciberdependência são vítimas de uma doença já classificada como "Internet Addictiondisorder", de acordo com o psiquiatra Luís Patrício. • A ciberdependência pode aparentar-se à perturbação obsessiva compulsiva e à perturbação do controlo dos impulsos.

  2. Para não interromper as maratonas no computador, alguns recorrem a doses excessivas de cafés e outros estimulantes. • Não tomam as refeições em família • Evitam conviver com os amigos e, nos casos mais extremos, faltam ao emprego ou às aulas.

  3. Na impossibilidade de ter acesso ao computador, ao telemóvel ou à consola de jogos, o dependente dá sinais de irritabilidade. • Por vezes, apercebe-se do seu descontrolo e faz tentativas falhadas para parar.

  4. As consequências vão desde: • A desvalorização pessoal • perturbações • Mudança personalidade. • Oinsucesso escolar • Desleixo profissional • Perdas financeiras. • Graves crises familiares • Rupturas conjugais.

  5. "A dependência do computador, da Internet, de jogos vídeo ou da televisão é uma perturbação em que o utilizador, consumindo, tenta obter bem-estar ou prazer, ou o alívio do mal-estar ….

  6. Um dependente da internet pode apresentar os mesmos síndromas de abstinência que um consumidor de estupefacientes. Na impossibilidade de se ligar à internet, pode apresentar mal-estar, ansiedade, angústia, e quando a está a utilizar pode não ter controlo para interromper.

  7. Afinal, como pode alguém saber se é um Ciberdependência ou se está a seguir esse caminho?

  8. Na internet encontram-se já algumas formas de o avaliar. A melhor delas - garante pelo menos o seu autor - é o Teste de Dependência da Internet, (desenvolvido pelo Dr. Kimberly) constituído por 20 perguntas que mede o grau de viciação em fraco, moderado e grave.

  9. Sinais de alerta para os pais • O seu filho passa horas na Internet?

  10. Não larga o telemóvel, nem quando vai para a cama? Prefere os chats a sair com os amigos ou os jogos solitários de computador a brincar com os colegas? As notas desceram e anda triste ou ausente?

  11. Se o seu filho apresenta esses sintomas, pode sofrer de uma dependência cada vez mais frequente entre crianças, jovens e adultos. Conhecida por ciberpatologia é muito mais do que o uso doentio da Internet ou do telemóvel. É uma perturbação que indicia outros problemas psicológicos e sociais.

  12. "Um jovem sempre sozinho com o seu computador é um sinal de alerta.O que não quer dizer que usar a Internet seja, em si, um perigo. Bem pelo contrário. O que está em causa quando se fala de ciberdependência, em qualquer idade, é o consumo excessivo, descontrolado, prejudicando a vida pessoal, conjugal, social, escolar ou profissional.

  13. No caso dos jovens, é especialmente sintomática a falta de amizades com pares e a descida da média das notas na escola. Normalmente, assiste-se também a uma degradação das relações familiares.

  14. O "isolamento obstinado e permanente" em torno do computador é um sinal de que algo não está bem, sublinha o especialista do Hospital de Crianças Maria Pia (Porto). "Cabe aos pais estarem atentos e não deixarem que os filhos sejam educados pela televisão ou pela Internet".

  15. A utilização excessiva do computador, Internet, televisão e videojogos associada a isolamento no quarto, desinteresse escolar e retracção em actividades desportivas ou lúdicas antes realizadas são sinais de alarme para os pais.

  16. Sentir irritação por não ter acesso ao computador ou telemóvel e fazer tentativas frustradas para reduzir o consumo, são sintomas de dependência.

  17. Quando estes sinais de alerta se somam a quadros depressivos, está na hora de procurar ajuda. Em Portugal, ainda não há consultas especializadas no tratamento da dependência patológica das novas tecnologias.

  18. Mas, noutros países como França e Espanha, já existem serviços vocacionados para o problema. Na Galiza, os hospitais públicos já estão a receber pessoas que procuram tratamento.

  19. Mundo dos Viciados filme

More Related