1 / 95

Ilustração: ASSENTOS FORRADOS DE PRETO

Ilustração: ASSENTOS FORRADOS DE PRETO Um pastor estava se preparando para pregar aos presidiários de um instituto penal. Uma tarde, antes de falar, ele visitou o local. O diretor do presídio mostrou-lhe todas as instalações e terminou a visita na capela – Um grande auditório com 1.500 lugares.

elan
Download Presentation

Ilustração: ASSENTOS FORRADOS DE PRETO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ilustração: ASSENTOS FORRADOS DE PRETO • Um pastor estava se preparando para pregar aos presidiários de um instituto penal. Uma tarde, antes de falar, ele visitou o local. O diretor do presídio mostrou-lhe todas as instalações e terminou a visita na capela – Um grande auditório com 1.500 lugares.

  2. - “Estará cheio amanhã cedo,” o diretor disse. - Dois assentos na frente estavam forrados de negro. Quando o pregador perguntou sobre eles, o diretor disse: “ São dois homens que ocuparão esses lugares amanhã, estão sob pena de morte. Na segunda-feira eles irão para a cadeira elétrica.”

  3. “Sob pena de morte”, repetiu o ministro. Então ele disse: “Pelo que entendo, este será o último culto a que eles assistirão.”

  4. “Sim, Senhor”, foi a resposta. “Seu sermão será o último que eles irão ouvir”.

  5. - O pregador tinha visto tudo o que queria. Agora, ele devia encontrar um lugar para ficar a sós e meditar. Quando chegou em casa, foi ao escritório, pegou o sermão que havia preparado, revisou-o e o rasgou. “Isto é inútil”, disse “Não atende as necessidades”.

  6. Então caindo de joelhos, orou: “Ó Senhor, dê-me uma mensagem para os dois homens que estarão nas cadeiras forradas de preto”.

  7. Irmão, irmã, há cadeiras forradas de negro em cada auditório. A cada vez que pregamos, estamos olhando nos olhos de homens e mulheres que estão sob pena de morte.

  8. DEFINIÇÃO DE PREGAÇÃO • “...Pregação é a bendita arte de persuadir, fazer com que as pessoas sintam o desejo de tomar decisões.”

  9. DEFINIÇÃO DE APELO • “Uma chamada concreta à decisão por Cristo, depois de uma exposição clara do Evangelho”. Exemplificado e exigido pela Bíblia – Mat. 3:5-6 /10:32-33

  10. “Esta é a hora mais séria do culto. Todos os ouvintes devem estar em oração durante o apelo.” • Apelar = tirar frutos numa árvore: Balançando normal, caem também os verdes.

  11. OS OUVINTES -TIPOS:(Evangelismo - Pág. 279-280) - Alma indecisas em Cada Reunião.

  12. - Existem em toda a congregação almas hesitantes, quase persuadidas a se dedicarem inteiramente à Deus.

  13. A decisão está sendo feita para o presente e para a eternidade; mas muito amiúde acontece que o ministro não possui no próprio coração o espírito e o poder da mensagem da verdade, pelo que não faz apelos diretos à almas que tremem na balança.

  14. O resultado é que as impressões não se aprofundam no coração dos convictos; e saem da reunião sentindo-se menos a aceitar o serviço de Cristo, do que quando chegaram. Decidem esperar oportunidades mais favorável; que, porem, nunca chega.

  15. Alguns Escutam o seu Último Sermão . – Talvez alguns estejam escutando o último sermão que lhes é dado ouvir, e outros não terão nunca mais o ensejo de ouvir uma exposição da cadeia da verdade, com uma aplicação prática da mesma a seu próprio coração.

  16. Perdida essa oportunidade, fica perdida para sempre. Houvesse Cristo, com Seu amor redentor, sido exaltado em ligação com a teoria da verdade, e isso os poderia haver feito pender para o lado dEle.

  17. Os que nunca deram o coração a Jesus por falta de conhecimento. b) Afastados da igreja.

  18. Os que conhecem a verdade e querem se aproximar mais. d) Os indiferentes.

  19. É TEMPO DE PESCAR • “Muitos há que estão lendo as escrituras sem compreender-lhes o verdadeiro significado. É todo o mundo homens e mulheres olham atentamente para o céu.

  20. De almas anelantes de luz, de graça, do Espírito Santo sobem orações , lágrimas e indignações. Muitos estão no limiar do reino, esperando somente serem recolhidos.”S.C 57

  21. MAS, O INIMIGO ESTÁ ALERTA: A VISÃO DE E. WHITE DE UMA REUNIÃO INFERNAL:

  22. “...Odiamos a seita dos observadores do sábado; eles estão continuamente trabalhando contra nós, e tirando-nos os súbitos, para guardar a odiada lei de Deus(...)quando celebram reuniões em vários lugares estamos em perigo.”

  23. DEUS NÃO QUER QUE DESANIMEMOS:

  24. “SE EM CADA CEM ESFORÇOS FRACASSARMOS EM NOVENTA E NOVE, MAS CONSEGUIRMOS SALVAR UMA ALMA DA RUINA, TEMOS CUMPRIDO UMA NOBRE TAREFA EM FAVOR DA CAUSA DO MESTRE.”

  25. COMO OCORRE UMA DECISÃO: • O Missionário: Ensina e Apela

  26. O Espírito Santo: Convence e Converte • O Interessado:Aceita, Decide e Pede ou Aceita o Batismo. Mas, lembre-se que o Espírito Santo pode passar antes do instrumento humano.

  27. PODE UM PREGADOR ENDURECER CORAÇÕES? • Quando não apela para a decisão.

  28. “As pessoas saem das reuniões menos inclinadas a aceitar a mensagem de Cristo do que quando entraram”. White “A expressão aprofunda a impressão, mas a impressão sem expressão pode levar a depressão”.

  29. “Do ponto de vista religioso, nada mais cruel e danoso para distrair as pessoas do que prepará-las para uma decisão e não convidá-las para registrar sua decisão”.

  30. HÁ UM SEGREDO PARA PERDER O MEDO DE FAZER APELOS. NA VERDADE SÃO TRÊS: - Fazer Apelos - Fazer Apelos. - Fazer Apelos.

  31. UM APELO PODE SER A DIFERENÇA ENTRE A SALVAÇÃO E A PERDIÇÃO DE ALGUÉM: Prov. 11:30 / Dan. 12:3.

  32. “Alguns talvez estejam escutando o último sermão que lhes será dado ouvir; e, perdida a oportunidade áurea está perdida para sempre”. Evang. 193

  33. “Em cada sermão devem ser feitos apelos ferventes para que o povo abjure seus pecados e retorne à Cristo”. T.I. 396 • Ilustração: O ÚLTIMO CHAMADO

  34. ONDE PODEMOS OBTER DECISÕES? • “ Cinco minutos gastos em fervoroso apelo no lar dos interessados pode ser mais proveitoso do que trinta minutos no púlpito...”

  35. - “Nenhuma visitação, nenhuma decisão; muita visitação, muitas decisões”.

  36. DECISÕES NO EVANGELISMO PESSOAL: • Cuidados com os interessados. • Um estudo bíblico tem dois objetivos: Informação e Transformação.

  37. Então, solicite uma decisão a cada estudo, mesmo os mais simples. • Quem não aprende a decidir não decide. • Registre cada decisão com uma fervorosa prece.

  38. Sete Principais Decisões • Decidir-se em relação a Jesus. • Decidir preparar-se para a volta de Jesus, deixando hábitos e atitudes que o impeçam.

  39. Decidir obedecer a Jesus. • Decidir guardar o sábado. • Decidir pela verdade acerca da morte.

  40. Decidir-se pelo estilo de vida saudável. • Decidir-se pelo batismo.

  41. PRESTE ATENÇÃO NOS SINAIS DE CONVERSÃO E OS EXPLORE: • Atenção aos sinais

  42. A mensagem das lágrimas • O interesse prático em certas doutrinas: sábado, dízimo, batismo, Santa Ceia, modéstia, saúde.

  43. “Se não há resoluta aplicação da verdade para o seu coração, se não são proferidas as palavras no momento oportuno, convidando-os para a decisão ante o peso da evidência já apresentada, os convictos prosseguem sem identificar-se com Cristo...”.Evang. 283

  44. Sinais de Conversão • “Como ou quando é o batismo na Igreja Adventista?”. 2. “É preciso dar 10% à igreja?”.

  45. 3. “Eu teria que deixar o cinema?”. 4. “E se eu não conseguir folga aos sábados?”. 5. “E se meu marido não aceitar?”.

  46. - O Momento Oportuno • “Muitos estão convencidos do pecado, e sentem sua necessidade de um Salvador que perdoa o pecado;(..) E “Se não há uma aplicação resoluta da verdade para o seu coração, se não são proferidas as palavras no momento oportuno,convidando-os para a decisão ante o peso da evidência já apresentada, os convictos prosseguem sem identificar-se com Cristo, passa a oportunidade áurea, e não se entregam, e apartam-se mais e mais da verdade, mais distantes de Jesus e nunca fazem sua decisão em prol do Senhor.”.Evang. 283

  47. COMO E QUANDO FAZER APELOS? • Em casa em cada estudo 2. Em particular 3. De forma natural, como parte do estudo

  48. Fazendo perguntas simples: 5. “Está claro?”; “Alguma dúvida?”, “Você aceita isso?”; “Crê de coração? Então o que lhe falta?

  49. 6. Dando opções 7. Apele aos endurecidos

More Related